Mateus 3: 13 – 17 – 4: 1 – 11
Este texto nos mostra algo terrível: Uma guerra espiritual sendo travada no coração e na mente.
Na verdade ninguém está livre de provações e tribulações. Ninguém consegue viver uma vida de sucesso, alegria e benção o tempo todo. Sempre existirão oposições.
Isto inclusive mesmo após ser batizado e confessado Jesus como Senhor de suas vidas. Vejamos os textos:
No capitulo três Jesus é batizado e naquele momento ouve-se uma voz afirmando que Jesus é o Filho amado de Deus em quem me agrado.
Esta é uma declaração poderosa da parte de Deus para com seu filho. Jesus é amado, afirmado como filho e capacitado pelo poder do Espírito Santo.
No capítulo 4 surge a palavra “então” interligando o texto… Ou seja, logo após Jesus ser batizado ele é conduzido ao deserto onde ele é tentado pelo diabo.
Na verdade estas provas costumam acontecer com aqueles a quem Deus ama muito… Quando tudo parece perfeito em nossas vidas, surge uma armadilha de satanás.
Talvez você fique chocado com o que vou dizer: Existe uma força maligna tentando contra sua vida.
Em um mundo secularizado perdemos a capacidade e crer nas forças espirituais do mal. Quem sabe por que já sabemos que o diabo não é aquele bicho vermelho com um tridente.
Mas o diabo não é uma ideia subjetiva ou uma energia negativa.
A bíblia nos afirma que ele é um anjo caído, um ser perverso, maligno, assassino, ladrão e mentiroso.
Ele é o deus desde século que atua nos filhos da desobediência. Ele é o tentador que investiu todas as suas armas contra Jesus e contra os filhos de Deus.
A maior tragédia que pode acontecer com um cristão é tentar negar a existência do mal. Isto é exatamente o que satanás deseja.
Jesus é batizado, chamado de filho amado e agora está jejuando, em oração e eis que surge satanás com seus ardis.
Aprendendo na prática: O fato de sermos filhos de Deus, cheios do Espírito Santo e estarmos na prática da oração e jejum não nos isentam da tentação do diabo.
Notemos algo importante: Jesus não é somente tentado nas coisas que o diabo lhe oferece, mas o principal ataque é na identidade de Jesus.
Observe que por várias vezes o diabo repete: “Se és filho de Deus…”.
Este é o principal ataque contra Jesus e contra nós também. No assegurar quem nós verdadeiramente somos em Deus.
O Espírito Santo acaba de testificar claramente quem é Jesus: “Este é meu filho amado em quem me agrado”.
E satanás investe contra Jesus exatamente neste ponto. Ele pede para que Jesus “prove” que verdadeiramente ele é o filho de Deus.
Satanás quer impedir que você creia que Jesus é de fato filho de Deus, o Salvador do mundo que não ocupou um trono mas uma cruz.
Satanás tenta a todo custo impedir que você creia que você é amado, adotado pela graça na família de Deus e que Ele se agradou de ti.
Você foi justificado pela fé, alcançado pela graça e agora Deus deu-lhe o poder de ser chamado filho de Deus.
Não creia nas armadilhas de satanás. Creia no que Deus diz a teu respeito em sua palavra: Você é meu filho amado em quem me agrado.
Qual é a melhor arma de defesa que possuímos?
Vejamos que Jesus usa as escrituras para destruir todo o intento de satanás.
Você vai me dizer que satanás também usou a bíblia…
Sim, isto mesmo, mas ele as usou para lhe impregnar mentiras no coração, colocando em dúvida a palavra de Deus.
Este é o mesmo relato que vemos no Jardim do Édem quando satanás de aproxima de Adão e Eva. Ele não chega usando fogos de artifícios, luzes e efeitos especiais.
Ele surge com ideias lançadas no coração que contradizem a Palavra de Deus e que contestam o caráter de Deus… Quem Ele é e quem você é Nele.
Hoje satanás também faz uso da palavra de Deus para destruir nossa compreensão da verdade.
Ele coloca em dúvidas versões da bíblia para que sigamos os próprios desejos do coração.
De acordo com a bíblia, o coração não é apenas a base das emoções, mas também a fonte de nossos compromissos, esperanças e confiança fundamentais.
É do coração que flui nosso modo de pensar, nossos sentimento e ações.
Aquilo em que o coração confia, a mente justifica as emoções desejam e a vontade as coloca em prática.
Satanás teve a intenção de insinuar algo para Jesus para que Ele negasse quem verdadeiramente ele era.
Ele tentou fazer uso das escrituras, mas Jesus conhecendo e fazendo uso das escrituras diz: “Também está escrito”.
Precisamos aprender a fazer uso das escrituras, pois ela é que testifica a respeito de quem é Jesus e quem eu sou Nele.
Como Jesus, estamos em guerra contra satanás e seus demônios. Jesus foi batizado e comissionado, enfrentou as tentações e logo após foi exercer seu ministério de cura e libertação das pessoas que estavam em escravidão espiritual.
Jesus também comissionou você. Quando procuramos ajudar alguém a encontrar fé em Jesus, quando amamos e sentimos compaixão das pessoas, destruímos os laços de satanás.
Lembre-se sempre: Você é filho amado de Deus. “Sabemos que aquele que é nascido de Deus não está no pecado, aquele que nasceu de Deus, o protege, e o maligno não o atinge”. I João 5: 18.