RECONHECENDO JESUS POR QUEM ELE É

cruz3

1) PESSOAS QUE IMPRESSIONARAM JESUS: CENTURIÃO ROMANO E A MULHER PECADORA

Existem algumas passagens da Bíblia que relatam algumas pessoas que impressionaram Jesus e eu gostaria de ler com vocês duas destas passagens.

  1. a) O centurião romano

Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.

Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito. Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo.

Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: “Este homem merece que lhe faças isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga”.

Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”.

Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé”. (Lucas 7:1-9)

Logo após o sermão do monte, temos a história do centurião romano não se achou digno de ver Jesus e enviou pessoas para pedirem para Jesus curar o seu servo a distância pela sua palavra, pois ele reconhecia a autoridade de Jesus.

  1. b) A mulher que se prostrou aos pés de Jesus.

Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa.

Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.

Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.

Respondeu-lhe Jesus: “Simão, tenho algo a lhe dizer”. “Dize, Mestre”, disse ele.

“Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? ”

Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior”. “Você julgou bem”, disse Jesus.

Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”.

Os outros convidados começaram a perguntar: “Quem é este que até perdoa pecados? “ (Lucas 7:36-49)

2) TODOS PERGUNTAM, QUEM É JESUS ?

Entre a história do centurião romano e esta, temos mais 2 passagens e ambas abordam, dentre outras coisas um tema similar. Primeiro, Jesus ressuscita o filho de uma viúva e o povo começou a louvar a Deus porque tinham enviado um profeta no meio deles.

Depois, tivemos os discípulos de João que foram perguntar para Jesus quem ele era. E aí chegamos na história da mulher, cujo fechamento do texto que lemos é a indagação dos convidados sobre quem era Jesus.

3) PESSOAS QUE IMPRESSIONARAM JESUS: OS 2 QUE RECONHECERAM JESUS

Mas então, voltamos ao começo da mensagem quando eu falei sobre as 2 pessoas que impressionaram Jesus. Eles impressionaram Jesus porque reconheceram Jesus.

Temos aqui 2 narrativas, diferentes, mas iguais.

Em uma temos um homem, na outra uma mulher.

Em uma temos alguém que é reconhecido pelos lideres religiosos, em outro temos uma mulher repudiada pelos religiosos.

4) JESUS É SENHOR SOBRE TODOS: HOMENS E MULHERES

Não interessa, se você é autoridade ou não, se você é home ou mulher, Jesus é Senhor sobre todos.

5) JESUS COMO FILHO DE DEUS: NÃO TEM COMO SER INDIFERENTE

Estas 2 pessoas que encontraram com Jesus sabiam quem Ele era, e eles sabiam quem eles eram.

Mas não era um saber como um conhecimento que se adquire, mas o saber como verdade para suas vidas.

E quando a gente reconhece que Jesus é o filho de Deus e que, portanto, ele é Santo e a fonte da vida, não tem como a gente se comportar de modo diferente.

Não tem como a gente estar na presença de Deus e não se reconhecer indigno, não tem como a gente estar na presença de Deus e permanecer igual, não tem como a gente estar na presença de Deus e ficar indiferente.

 

6) MUITOS RECONHECIAM JESUS COMO UMA BOA PESSOA

Muitas pessoas ali conheciam Jesus. Jesus foi convidado para comer na casa do Fariseu não porque ele era um qualquer, mas porque eles o consideravam digno de entrar nas suas casas. No entanto, eles não o reconheceram como filho de Deus.

 

7) PARA ESTES, JESUS É UMA VISITA: INTERESSANTE OU NÃO

Eles seguem suas vidas como se Jesus fosse qualquer outro. Jesus se torna uma simples visita e é sobre isso que eu queria falar com vocês hoje.

Eu sinto que para muito de nós, cristãos, Jesus se tornou uma visita. Algumas vezes uma visita interessante, mas outras vezes tem sido até uma obrigação estar na presença dessa visita.

 

7A) VISITA INTERESSANTE: GANHO ALGO x CULTO

Jesus tinha bastante conhecimento e falava com autoridade. Além disso, havia inúmeros relatos de cura por Jesus.

A visita é interessante quando eu quero sentir um arrepio pelo corpo, quando eu quero sair daqui me sentindo melhor, quando eu tenho pedidos à fazer. E então, tratamos Deus como um entregador de pizza que de tempos em tempos a gente procura e só fica escolhendo o melhor sabor para hj. As vezes queremos culto/pizza mais avivado, as vezes queremos culto/pizza com palavra densa, as vezes com mais profecia.

Aqui é culto, não é show gospel ou apresentação do filho na escola, não precisa gravar ou tirar foto.

Aqui não é não é uma palestra de palavras de sabedoria, não precisa gravar ou ficar tomando nota.

O culto se chama assim pq aqui nós cultuamos (adoramos) a Deus. Diferente das outras religiões onde você vai para se sentir bem e sair melhor, aqui a gente se reúne para cultuar a Deus em comunidade.

Aqui não tem encontro dos empresários num dia, cura no outro, libertação no outro. Não, nosso encontro de domingo se chama culto em comunidade e a gente só se reúne para adorar à Deus.

Aqui também não é um clube do livro, não é uma reunião de amigos, não é um compromisso qualquer. É culto a Deus, o criador de todas as coisas !

7B) VISITA NÃO INTERESSANTE: OBRIGAÇÃO FAMILIAR

Outras vezes a visita não é desejada e a gente recebe por obrigação. Alguém que você ignorou a semana toda, mas tem o compromisso moral de ver no domingo.

Infelizmente a gente se acostumou com a indiferença e trouxemos a indiferença dos lares para o culto a Deus. São lares onde pais e filhos vivem juntos e ninguém sabe da vida do outro. Cada um faz aquilo que quer e ninguém se importa. É como se a gente falasse, que eu não incomodo Deus e ele não me incomoda.

 8) RELATOS DE ADORAÇÃO NA BIBLIA

Estamos sentados na presença de Deus, mas não o adoramos por quem Ele é.

  • A mulher que se prostrou aos pés de Jesus. Ela não se achava digna de sentar ao lado de Jesus. Ela não foi lá buscar alguma benção para a sua vida, Ela foi lá adorar e saiu salva.
  • Pedro, ao reconhecer Jesus, prostrou-se aos pés de Jesus e disse para Ele se afastar, pois não era digno dEle (Lucas 5:8).
  • Quando Deus fala com Moises pela primeira vez, Moises cobre o rosto (Exodo 3:4-6)
  • Quando Isaias tem o encontro com Deus, ele pensa, “aí de mim, estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros” (Isaias 6:5)

9) PERDEMOS A REVERÊNCIA POR DEUS

A gente não tem mais reverência por Deus. Acha que Deus é qualquer um.

10) DEUS HOMEM É DEUS CONOSCO, MAS NÃO É “SER QUALQUER UM”

Deus se fez homem, não para que possamos tratá-lo como um qualquer, mas para reconhecermos o seu amor para conosco. Ele é nosso amigo, mas ainda assim é nosso criador e devemos tratá-lo com respeito e com toda reverência que Ele merece.

Jesus também esteve 33 anos entre os seus, mas estes não o reconheceram. A Bíblia diz que a “palavra veio aos que eram seus, mas estes não o reconheceram” (João 1:10-12)

11) ÚLTIMO RELATO

Quem é Jesus para você ? Você entende a diferença entre conhecer histórias sobre Jesus e reconhecer que Ele é o filho de Deus ? Você entende a diferença entre trata-lo como qualquer um e trata-lo como filho de Deus ?

E, para concluir, vou ler mais um relato de outra pessoa que, inspirada pelo Espírito Santo, reconheceu Jesus:

Chegando Jesus à região de Cessaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é?

Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.

“E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? ”

Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”. (Mateus 16:13-19)

Que o Espírito Santo possa nos inspirar esta noite para reconhecermos Jesus por quem Ele é.

 

 

 

 

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s