“Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, então virá o fim”
Mateus 24: 13, 14.
Birb Box retrata uma visão apocalíptica com a presença de criaturas que, ao serem vistas, levam as pessoas a uma morte súbita e violenta por suicídio.
Existem, porém uma maneira de ser salvo e não cometer suicídio: É não olhar para essas criaturas. E para isso algumas pessoas entram em casas e colocam panos escuros nas janelas e quando saem para foram usam uma venda nos olhos.
A personagem principal do filme é Malorie, interpretada por Sandra Bullock a qual tenta chegar a um “destino desconhecido” no qual as pessoas estão livres destas criaturas.
Ela interage com uma pessoa através de um rádio comunicador o qual dá a direção qual é o caminho a seguir para se chegar a este local seguro.
Para isto ela pega duas crianças, uma é seu filho e a outra é a filha de uma amiga a qual morreu. Ela venda os olhos das crianças, venda seus olhos e todos têm que descer em um barco as correntezas de um rio sem saber o que vem pela frente. E o pior… Com os olhos vendados.
O filme então corta as cenas entre a descida do rio e o passado de cerca de uns cinco anos desta catástrofe mundial.
Bird Box em sua tradução significa caixa de pássaros.
Estes pássaros adquiridos por adoção por Malorie são colocados em uma caixa de papelão e eles dão os avisos (de debatem) quando existem sinais de perigo por perto.
Creio que todo o enredo do filme vem trazer uma mensagem de perseverança e esperança, pois mesmo em meio a todos os desafios que eles precisam enfrentar, acabaram superando-os e encontrando um lugar seguro para sua família.
Todo a capítulo 24 de Mateus fala a respeito dos sinais dos fins dos tempos e Jesus vai dizer aos seus discípulos como eles poderão viver e sobreviver mesmo em meio ao caos.
Amados, vivemos um período preapocaliptico no qual precisamos agir com os olhos da fé.
No caso do filme os olhos da fé era uma venda colocada nos olhos para que eles pudessem andar e viver por algo que não viam, apenas seguia uma voz.
Hebreus 11: 1 vai nos dizer o que é fé: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.
Abraão foi chamado de pai da fé. Ele seguiu cegamente o chamado através de uma voz que dizia para ele sair do meio do seu povo e seguir para uma terra que Deus iria mostrar.
Abraão ouviu a voz e resolveu no seu coração apenas seguir uma direção. Por muitas vezes passou por provas e lutas, porém nunca desistiu, pois ele cria na promessa de Deus sobre sua vida: “Farei de você um grande povo e o abençoarei”.
Jesus nos chama para trilhar um caminho, navegar por um rio caudaloso e a andar por fé, pois ele sempre iria nos ajudar a chegar ao nosso destino.
Suas promessas nunca falham e ele diz: “Eis que estou com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos”.
Talvez isto que vou dizer lhe choque um pouco, mas andar com Jesus é ter uma fé cega. É crer, acreditar que mesmo em meio a caminhos tentadores precisamos fechar os olhos e continuar a jornada.
Nas cenas do filme, quando as pessoas olhavam para um ser espiritual, invisível, pois apenas enxergavam ventos e barulhos, as pessoas eram atacadas por aquilo que enxergavam e suas mentes eram atacadas.
“Os olhos viam, mas eram atacados na mente para cometerem suicídio”.
Em nossa jornada de fé, às vezes somos tentados a abrir os olhos e enxergar as coisas que estão acontecendo a nossa volta, então nos perdemos do caminho da fé.
“Aquilo que os nossos olhos desejam nos levam a morte” – pois somos tentados e seduzidos por nossos maus desejos. (Tiago1: 14, 15).
E isto nos leva a morte. É um verdadeiro suicídio espiritual.
“A cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. I João 2: 16, 17.
Nas cenas do filme, as casas tinham que manter suas portas e janela trancadas e cortinas fechadas para que eles não pudessem enxergar o lado de fora. Eles enxergariam os seres espirituais e seriam atacados na mente.
Isto acontece muito em nossos dias. Pessoas sendo atacadas na mente, sendo possuídas pelo espírito desta época e cometendo um verdadeiro suicídio espiritual por se desviarem do caminho da salvação.
Precisamos fechar os nossos olhos para o mundo, desviar nossos olhos daquilo que nos fazem pecar e perdermos a fé e vivermos separados de Deus.
O Espírito Santo age em nossas vidas, como aqueles pássaros que se debatem dentro de uma caixa, o Espírito Santo nos incomoda a respeito do perigo que estamos enfrentando.
O Espírito Santo está nos avisando dos perigos e precisamos olhar com fé para a palavra da salvação e fixarmos nossos olhos em Jesus.
Andar por fé e não por aquilo que vemos. (II Cor. 5:7).
Andar por fé é andar segundo diz a palavra revelada de Deus e não segundo os nossos achismos e conceitos.
Devemos resistir à tentação de tirar a venda.
Quando entramos no barco devemos ter a certeza que Jesus está com a gente.
Creio que no filme quando Malorie juntamente com as duas crianças entram no barco, aquilo tipifica a ARCA DE NOÉ.
Lá fora existem tempestade, vendaval e inundações, mas dentro da arca nos encontramos seguros, pois estamos seguindo o caminho de uma voz que nos diz que encontraremos segurança.
Sabemos que estamos vivendo em um mundo sendo destruídos pelo pecado e certamente muitos podem ser sua vitima.
Não existe nenhuma garantia que pelo fato de pertencermos a Jesus sairíamos ilesos e não seríamos atingidos das maldades deste mundo corrompido.
Mas Jesus nos dá três regras para básicas para nos mantermos firmes na esperança da fé.
- Persevere até o fim. Em perseverar está à garantia da nossa vitória.
Permaneça firme na fé até o fim, percorra o caminho, não se desvie, ande nos passos de Jesus.
Seja uma pessoa determinada, não desista por nada, tenha garra, seja uma pessoa corajosa, enfrente as correntezas.
Em perseverar está à certeza da salvação. Coloque toda a sua esperança em Jesus.
Enfrente todas as suas batalhas, siga a voz que você ouviu desde o inicio de tudo… Seu lugar seguro estará logo à frente.
- Continue pregando o evangelho do Reino de Deus.
Mesmo sabendo de toda a calamidade, destruição do templo e fins do tempo, Jesus afirma que o evangelho deve continuar sendo anunciado.
Viriam falsos mestres, seríamos enganados, o sol iria escurecer e a lua não daria mais a sua luz, as estrelas cairiam dos céus e tudo seria abalado.
Porém, Jesus disse aos seus discípulos: Fiquem em Jerusalém porque do alto vocês serão revestidos com poder e serão minhas testemunhas.
O Espírito Santo é quem daria forças para continuar a jornada mesmo em meio às tempestades.
Pedro anuncia o evangelho e as nações se rendem a Cristo. 3000 novas testemunhas de Jesus se levantam.
A junção de uma fé cega com o evangelho sendo proclamado tiras as pessoas da escuridão da vida para a verdadeira luz que é Cristo.
Na verdade Jesus está dizendo: Continue crendo neste evangelho que salva.
- Um dia tudo isto terá fim. “Então virá o fim”.
Um dia Jesus descerá dos céus ao encontro de uma igreja que perseverou na fé.
Um dia terá fim à depressão, a dor, a doença.
Um dia terá fim a solidão.
Um dia terá fim à tristeza, a angústia.
Um dia toda lágrima será enxugada e o pranto será transformado em riso.
Jesus não enganou ninguém. Ele disse: “No mundo tereis aflições”.
Se entrarmos no barco e as correntezas quiserem nos afogar, precisamos segurar nas mãos de Deus.
Malorie finalmente chega a seu lugar seguro e para sua surpresa todos os que estão ali vivos é por causa de uma escola para deficientes visuais.
Sim, uma escola para cegos!
A fraqueza nos faz forte.
Finalmente ali ela dá nome às crianças que até então eram chamados apenas de garoto e garota, agora eles possuem um nome. Olímpia e Tom.
Ela retira a venda dos seus olhos e quando questionada a respeito de quem eram crianças, ela diz: EU SOU A MÃE DELES.
Finalmente ela assume o seu papel na história e solta os pássaros.
Lança fora os seus medos.
Ela encontrou esperança em um lugar de refugio.
Jesus é a nossa esperança. Jesus é o nosso lugar de refugio.
Persevere até o fim. Vai valer à pena.