A BOLSA DE UM CRISTÃO – Ministrado por Flávio Camargo

Objetivo: levar aos irmãos conhecerem e repensarem as características de um cristão e refletirem se sua vida possui estas características.
Toda boa bolsa carrega o que é indispensável, ou seja, o que não se pode faltar de jeito nenhum, nesse texto veremos o que de jeito nenhum pode faltar na bolsa de um cristão.
Deus deseja que aprendemos o que devemos carregar conosco e refletirmos se há alguns itens que estejam faltando em nossas bolsas. E para aqueles que ainda não são cristãos, caso resolva servir a Cristo aprenderá o que deverá carregar consigo.
Palavra
A bíblia possui muitas passagens que nos mostra como devemos proceder para andarmos retos e agradar o coração de Deus e eu extrai muitas dessas características que irá compor nossa bolsa.
1. Fé – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6
Tudo começa com a fé. Só somos capazes de fazermos algo por muito tempo, com grande determinação e comprometimento se acreditarmos naquilo. Quando começamos um novo emprego ficamos empolgados porque acreditamos que aquilo dará certo. Quando iniciamos uma vida com Cristo acreditamos em algo que não vemos então temos fé. Sem fé não podemos ser cristãos de jeito nenhum, pois precisamos crer em Cristo, na bíblia como palavra de Deus, na volta de Cristo, salvação e tantas outras coisas. A fé não pode ser passageira, ela tem que sempre andar ao nosso lado e não só quando passamos dificuldades.

2. Amor – Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12:29-31
Um cristão deve ser uma pessoa pronta para amar e isso é muito sério, pois vejo pouco irmãos que amam o próximo e somente a si mesmo, não quero dar um de moralista aqui e todos aqui creio que são capazes de entender sobre amar, mas hoje o sistema em que estamos inseridos nos ensina que devemos nos amar e se preocuparmos em nosso bem estar que acaba nos tornando em pessoas mesquinhas e egoístas.

Sobre o amor deixo estes versículos para refletirem a importância de amar o próximo:

Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.
1 João 4:20-21

3. Servidão – Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Mateus 20:26-28

Ainda falando sobre amor, no amor tem que haver Servidão. A lógica de Deus é inversa a dos homens. Ser servo é estar disponível para trabalhar para Deus. Ser servo é estar pronto para ajudar pessoas independentemente de ter afinidade com elas ou não. É estar pronto a abrir mão de determinadas coisas mesmo que isto pareça uma perda, pois, na obra de Deus se ganha quando se “perde”. Torna-se o maior tornando-se, em primeiro lugar, o menor.

Hoje em dia as pessoas vêm a Deus porque querem ficar curadas de uma enfermidade; porque querem que o marido deixe de beber; porque querem que o filho deixe de se drogar etc. Mas não vêm a Deus porque querem servi-Lo. Falta-lhes o desejo essencial: o serviço a Deus de todo o coração.
4. Justiça – Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. (1 João 2:29). – A prática da justiça não é simplesmente pelo esforço humano e sim pela ação do Espirito Santo através da operação do novo nascimento. A justiça não é um sentimento, devemos praticar a justiça no nosso dia dia, agindo corretamente, em grandes e pequenas coisas. Aquele que imita a Cristo é justo como Ele.

5. Temor a Deus – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!
Salmos 111:10

Ao contrário do que muitos pensam temor a Deus é um sentimento de respeito ou reverência a Deus. É procurar fazer a Sua vontade para que Ele se sinta glorificado com as atitudes dos seus servos. Temer a Deus é fazer com que as atitudes e pensamentos estejam enquadradas nos ensinos de Cristo.

6. Evangelho – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
Salmos 119:11

Assim como nós precisamos diariamente do alimento material para sustentar os nossos corpos, também precisamos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus para alimentar a nossa vida espiritual. Ela nos orienta, nos capacita, nos direciona para uma vida abençoada em Cristo Jesus.
Através da Palavra de Deus nós abençoamos outras vidas, pois sua palavra diz: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.”
1 Pedro 3:15

7. Oração – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12
Quem ora é quem tem intimidade com Deus, é quem gosta de estar na presença de Deus. Oração nos coloca em contato com Deus.
Quer Deus queira nos dar ou negar o que pedimos. Qualquer que seja a resposta das nossas orações, o Deus a quem oramos é a fonte de todo o poder. Ele pode e vai nos responder de acordo com a Sua perfeita vontade e no momento que Ele julgar correto.
O poder da oração não vem de nós – não são palavras especiais que dizemos ou um jeitinho especial que oramos ou até mesmo quão frequentemente repetimos nossas orações. O poder da oração é baseado em Quem escuta nossa oração e a ela responde.

Conclusão
De tudo que foi escrito se resume a sermos imitadores de Cristo (1ª Cor. 11:1) – “Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”.
Ser cristão é ser imitador de Cristo; é seguir o exemplo de Cristo; é agir como Cristo agiria se Ele estivesse no nosso lugar. É se portar com a consciência de que os pensamentos, palavras e atitudes precisam ser semelhantes aos pensamentos, palavras e atitudes de Cristo.
(1ª João 2:6) – “Aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou”.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s