O IMPROVÁVEL

20170905150204-biblia

  1. Leitura do texto

Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia.
Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio.
Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia.
E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.

Atos 11:27-30

Hoje quero falar com vocês sobre o improvável.

Improvável: Pouca possibilidade de acontecer, incerto, duvidoso e difícil.

  1. Contexto Histórico.

Houve dispersão de muitos membros dessa igreja pioneira em seguida ao apedrejamento do diácono Estêvão pelo sinédrio dos judeus, e alguns foram até bem longe levando o Evangelho aos judeus dispersos por lá. Assim, alguns chegaram a Antioquia, capital da Síria, e da província romana da Ásia. Esta cidade era a mais importante do império romano depois de Roma e Alexandria.

Nós paramos por tão pouco, e eles estavam sendo o perseguidos, jurados de morte e não pararam de caminhar.

Lugar que eles estavam:

Antioquia era a terceira cidade mais importante do império romano na época (depois de Roma e Alexandria). Na Antioquia surgiu a primeira igreja constituída, em sua maioria, por gentios convertidos.

Ágabo: Incerto e improvável

Origem: Grega

Ágabo foi um profeta da igreja de Deus que se congregava em Jerusalém, e é mencionado no livro dos Atos apenas duas vezes.

Ágabo era um destes profetas, e transmitiu uma mensagem de Deus revelando um acontecimento próximo: uma grande fome ia assolar “todo o mundo”, informa que a fome aconteceu no tempo de Cláudio (imperador romano de 41 a 44 AD).

Imperador Cláudio:

Imperador Romano da dinastia JULIO-CLAUDIANA

Essa dinastia é a primeira dos imperadores romanos.Surgiu uma instabilidade dentro da sua família imperial. Tibério tornou-se paranoico com possíveis conspirações e tentativas de golpe de estado.

Governou em 41 a 54 d.C

Seu reinado oferece um balanço positivo, apesar de sua reputação de fraqueza de espirito.

Ágabo o improvável não se limitou, tudo meio incerto por aqui, perseguições, vários conhecidos por aqui, e Deus me mandando falar.

Não limite a vontade de Deus, olhando para suas limitações, se Deus mandou faça!

Improvável: Continuar a caminhada.

ERRADO:

  • Como vamos chegar lá
  • Olhar para circunstância
  • Olhar para nós

CERTO:

  • Onde ele quer eu vou
  • Olhar para Deus

Ilustração:

Dietrich Bonhoeffer(Alemão, Livro conhecido Discipulado) foi um cristão que viveu na Alemanha durante o regime nazista. Enquanto a maioria da Igreja apoiou o nazismo, Bonhoeffer fez parte da resistência ao regime de Hitler. Correndo sério risco de vida, ele foi convidado para viver nos Estados Unidos e desenvolver uma frutífera vida acadêmica junto as melhores universidades de lá. Afinal, Bonhoeffer era um excelente professor e teólogo; um dos melhores do seu tempo. Mas, Bonhoeffer sentia que Deus o havia chamado para estar ao lado do povo alemão, lutando como um verdadeiro cristão pela justiça e pela verdade. Essa foi a sua opção e dessa forma respondeu com obediência ao chamado de Cristo. Já de volta a Alemanha, acusado de esconder judeus e conspirar contra o terceiro Reich, Bonhoeffer foi preso e condenado a morte.Foi enforcado em 8 de abril de 1945. Ao despedir-se de seus companheiros de cela disse: “Este é o fim: para mim, o começo da vida.”

  1. Conclusão

Improvável é a realidade que não quero encarar, mas, o provável é a ilusão que eu quero viver.

Improvável é a missão, e o provável é o afastamento.

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

Mateus 5:14,15

O que precisamos entender urgentemente é que temos algo precioso em nós, uma joia rara, uma especiaria, a graça de Deus que escorre por entre as nossas rachaduras exalando o seu perfume pelo mundo a minha volta e todos precisam enxergar Cristo em nós!

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Provérbios 3:5-6

Chega de viver uma vida provável, que você pode provar isso pode provar aquilo, nós vivemos pela fé, não podemos provar aquilo que não estamos vendo, mas cremos que Deus pode fazer todas as coisas e viver o improvável de Deus !

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s