MULHER, TEU NOME É CORAGEM.

ADORAÇÃO-1

Lucas 1: 26 – 45

    No dia 08 de Março foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. Nesta data se faz uma jornada de manifestações pela igualdade de direitos civis.

    Comemorado em mais de 100 países, este movimento lembrou o nome de muitas mulheres que fizeram uma grande diferença em nossa sociedade.

    A bíblia relata a história de muitas mulheres que também fizeram diferença, na sociedade, na família e por que não no mundo. Cada uma em seu tempo, cada uma com uma história de transformação de vida.

    Vemos também Jesus sendo inclusivo, colocando sempre a mulher em destaque e dando a elas a oportunidade de se aproximarem, de O tocarem, de serem curadas e transformadas e serem suas discípulas.

    Diante da palavra de Deus todos são colocados no mesmo pé de igualdade. Paulo mesmo afirmou: “Não há judeu, nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher: pois todos são um em Cristo Jesus”. (Gl. 3: 28).

    Precisamos ainda lembrar que Deus usou a vida de uma mulher para fazer a maior diferença de todas que este mundo já viu. Sim, a maior de todas as mulheres, uma mulher de coragem. Seu nome? Maria.

    Maria é um exemplo de mulher e de mãe. A bíblia nunca afirma que Maria foi uma mulher divina ou alguém com poderes especiais, porém ela afirma que Maria era a mais bem-aventurada de todas as mulheres que já existiram.

   O diálogo que Maria tem com o anjo Gabriel quando este veio visitá-la mostra que Maria era uma mulher honesta, sincera e que sabia expor seus medos e suas dúvidas.

    Mostra também a coragem e a ousadia de uma mulher que devido à visita do anjo não tem mais receios do que está por vir.

    A anunciação foi um choque para Maria. Na época, ela devia ter uns quatorze anos e era muito pobre. Recebe agora a noticia que ficará grávida. Sim, mãe solteira.

    Precisamos lembrar que naquele tempo eram muito comuns as mulheres na faixa de idade de 14 anos se casarem e terem filhos… Desde cedo encaravam a vida de verdade.

    Mas vejam a força a coragem e determinação desta mulher que ainda é tão jovem como ela enfrenta a situação.  O modo como ela reagiu à mensagem do anjo.

 

  • Raciocínio lógico.

 

    Maria ficou perturbada com a saudação do anjo e começou a pensar no significado daquela saudação. (29).

    Maria tentava descobrir como tudo isso poderia ser verdade. Maria estava lutando para compreender e crer no que estava ouvindo.

    Em nossos dias já é quase impossível crermos que anjos nos visitam, somos pessoas céticas demais.

    Mas o anjo diz que Maria é agraciada. Que Deus está com ela.

    Imaginem agora receber a notícia: “Deus, o criador do universo está entrando no útero de uma moça para nascer como ser humano através dela”.

    Um Deus humano nascer através de uma mulher, soa muito estranho, mas é desta forma que Deus resolveu salvar o mundo que jaz no maligno.

    Precisamos repensar a nossa fé. Cremos em um Deus vivo e verdadeiro que se fez homem e habitou entre nós e vimos a sua glória como a do Pai.

    Ele está entre nós, somos agraciados por Deus e podemos nos alegrar com esta notícia.

  1. Maria expressou suas dúvidas sem fazer rodeios.

    Maria questiona o anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem?”. (34).

    Como posso ter um filho se ainda não fiz sexo?

    Maria era uma mulher sincera. Ela possuía suas incertezas e questionamentos e não deixa de expressar algo que a incomoda.

    A dúvida nunca pode ser uma barreira para nos afastar ou crer naquilo que Deus tem para nós.

    Dúvidas sinceras podem nos levar a ouvir argumentos honestos a respeito da nossa fé.

    Percebam algo interessante: Se Maria nunca tivesse expressado uma dúvida que fosse o anjo jamais teria pronunciado uma das maiores declarações da bíblia: “Pois nada é impossível para Deus”. (37).

    Creio que esta declaração tem nos confortado dia após dia. Cremos no Deus do impossível. No Deus de milagres. Cremos no Deus que está em nós e entre nós.

    Podemos em alguns instantes duvidar, mas nunca endurecer o coração para aquilo que Deus pode fazer.

    Se ele diz que pode mudar uma vida, eu vou crer. Se ele diz que pode trazer cura, eu vou crer. Se ele diz que vai fazer um milagre, eu vou crer.

    Mas, como? De que forma? Se a dúvida ainda persistir lembre-se: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. (35).

    Deus gosta dos impossíveis. Quando tudo parece perdido, quando todos já perderam a esperança e na noite mais escura, Deus faz brilhar a sua luz e muda o rumo da história.

 

  • Maria agora não tem mais medo, entrega-se por inteira.

 

    As coisas agora parecem fazer mais sentido para Maria, suas dúvidas foram sanadas então ela diz: “Sou serva do Senhor, que aconteça comigo conforme a tua palavra”. (38).

    Entrega, sem restrições, sem medo do vai acontecer ou como será o amanhã.

    Infelizmente muitas pessoas ainda insistem nesta questão da entrega e se perguntam… Tem que ser tudo mesmo?

    Serei obrigado a abrir mão de tudo? Dos meus anseios? Dos meus ideais? Terei que desistir de ser quem eu sou?

    Jesus diz que precisamos calcular o custo se queremos segui-lo. Mas preferimos “negociar” os custos em vez de calculá-los.

    Quando se trata se seguir a Jesus, o mais difícil é a entrega. Jesus entregou-se a si mesmo e homem se fez, precisamos também se entregar por inteiro.

   Abraão abraçou a fé sem restrições e caminhou por caminhos dos quais ainda não conhecia, apenas caminhou por fé e não pelo que via.

    Precisamos agir como Maria. Desconhecemos os caminhos de Deus para nós e tudo o que ele está nos pedindo, mas como somos servos do Senhor… “Aconteça comigo conforme a tua palavra”.

    Maria abriu mão da sua própria vida, saiu do assento do motorista e abriu mão do seu direito de escolha.

    Podemos afirmar como Maria: Cumpra em mim a tua vontade Senhor.

    Maria verdadeiramente era uma mulher de coragem. Precisamos ter coragem para abrir mão dos nossos sonhos e desejos para vivermos a vontade de Deus. ´

  1. Maria aprende algo imprescindível: Precisamos adorar ao Senhor em comunhão com outras pessoas.

    Maria foi procurar Isabel. Precisamos ter amigos confidentes, amigos de verdade os quais nos levam a adorar a Deus juntos.

    Percebam que a conversa das duas mulheres giram em torno do Poder do Espírito Santo de Deus.

    Uma simples visita de comunhão gera poder do Espírito Santo. “Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. (41).

    Amigos verdadeiros te levam a ter comunhão com outras pessoas, somente então podemos compreender toda a vontade de Deus para nós.

    Maria precisava compreender melhor o que está se passando em sua vida e por isto elas são visitas pelo Espírito Santo e ainda adoram juntas.

    A alegria de saber que Maria é a mulher usada por Deus para gerar Jesus o Deus homem, humano é tamanha que elas celebram juntas o chamado “Magnificat”.

    Percebam que a adoração nasce de um coração grato e que se entrega totalmente a Deus.

    Precisamos reaprender a pensar a nossa fé, ter dúvidas sinceras sim, entrega total sem restrições, mas também precisamos de comunhão.

    Lembre-se que o Espírito Santo veio sobre 120 pessoas quando elas estavam em comunhão, adorando, orando e isto os fortaleceu a viver uma vida com Deus.

    Maria era ninguém e se tornou a maior de todas as mulheres do mundo. Maria, teu nome é coragem! Coragem para mudar e ser usada por Deus segundo a sua vontade.

    O mundo precisa das mulheres, mas de mulheres que amem mais a Deus do que a si mesmas.

    Quem sabe você mulher está pensando muito na vida, racionalizando muito, tem suas dúvidas, seus anseios e necessita uma mudança.

    Hoje é dia de entrega e de um novo recomeço. Hoje é dia do poder do Altíssimo nos cobrir com suas asas.

 

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s