Gênesis 50. 24 ao 26
José um dos filhos de Jacó, era o filho mais querido por seu pai, o filho que ele mais amava. José foi um grande homem de Deus e muito usado por Deus;
Deus falava com ele através de sonhos, dando a ele o dom de interpretar sonhos; Foi vendido como escravo, mais mesmo assim não se voltou contra Deus!
José fugiu da tentação, quando foi tentado pela mulher de Potifar
Mesmo sendo injustiçado pelos irmãos os perdoou
José amava seu pai mesmo à distância.
José foi um homem muito sábio e se tornou Governador do Egito.
A vida de José é uma grande inspiração para nós. Pois mesmo enfrentando as dificuldades da vida ele permaneceu firme e fiel a Deus.
A Palavra do Senhor nos fala: que José estando bem idoso, reuniu sua família, irmão, filhos e netos e dá uma grande notícia. Uma notícia que ninguém quer receber! José fala: Estou à beira da morte!
Mais José também deixa uma mensagem de esperança: Mas Deus certamente virá em auxilio de vocês e os tirará desta terra, levando-os par a terra que prometeu com juramento a Abrão, Isaque e Jacó.
José estava dizendo: Um dia Deus vai tirar vocês daqui. “O Egito não é a nossa terra natal, a uma promessa e aquele que prometeu Ele é fiel para cumprir”…
E quando esse dia chegar eu quero que vocês levem os meus ossos do Egito…
O tempo passou José morreu, surge um novo faraó, e ele vê aquele povo israelita se multiplicando muito mais do que os egípcios, e aquele povo que antes tinha paz, fartura e trabalho agora viram escravos! Trabalho forçado, apanhavam, a comida era escassa, não tinham paz, muitos perderam seus filhos, porque o Faraó mandou jogar todos os recém-nascidos no Rio Nilo. Viviam um verdadeiro caos…
Mas sabe o que trazia esperança a aqueles Israelitas, de terem dias melhores?
Os Ossos de José!
Mas como pode os ossos de um morto trazer esperança para um povo?
É que toda vez que um Israelita olhasse ou pensasse nos ossos de José, ele se lembraria do que José falou: Que Deus certamente virá em auxilio de vocês e os tirará desta terra, os levando a terra que jurou a Abrão, Isaque e Jacó. E quando esse dia chegasse eles deveriam levar seus ossos.
Olhar para os ossos de José é olhar para as promessas de Deus.
Aquele povo passava por momentos difíceis no Egito, mas os olhos deles estavam firmados nas promessas de Deus (Ossos de José) (430 anos no egito)
Vivemos dias difíceis! Dias de Egito!
Dias em que nosso governo a cada dia aumenta mais impostos
Doenças que atingem amigos e familiares com câncer depressão etc.
Violência, Drogas, leis que destroem as famílias.
Tirem seus olhos do Egito; Egito é aquilo que te escraviza, que te causa dor, que tira sua Paz, aquilo que te faz sentir medo!
E volte os teus olhos para os ossos de José (para as Promessas de Deus).
Salmo 119;50 – “Este é o meu consolo no meu sofrimento: a tua promessa dá me-vida”.
Deuteronômio: 31;6 – “Esforçai-vos, e animais-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor teu Deus é o vai contigo; Não te deixará nem te desamparará”.
Havia uma promessa para aquele povo, que Deus os levaria a terra prometida. Uma promessa para a igreja de Cristo que em breve se cumprirá.
João 14:1 ao 3 – “ não se perturbe o coração de vocês, creiam em Deus creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
É tempo de tirarmos os nossos olhos daquilo que é transitório e fixarmos naquilo que é eterno, que é Cristo.
Porque José pediu que seus ossos fossem tirados do Egito?
Porque José era um cidadão de Canaã, ele morava no Egito, mais não era do Egito!
E quando aquele povo israelita olhasse para aqueles ossos de José, eles iam se lembrar, nós não somos do Egito!
José estava querendo dizer: Eu não faço parte dessa cultura, desse povo, desse paganismo, dessa idolatria, eu não quero que os meus ossos fiquem nessa terra.
Nós Cristãos não pertencemos a esse mundo! A Bíblia fala em três tipos de mundo:
Salmo 24: 1 – “ Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”. (Deus fala da natureza, terra, arvores e animais etc.)
João: 3;16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer, não pereça mais tenha a vida eterna” (Aqui o Senhor fala de pessoa, Homem e mulher);
E o mundo que Deus rejeita e abomina.
1 João 2:15 – “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nEle. Pois tudo o que está no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens, não provem do Pai, mais do mundo.
Este é o mundo que Deus rejeita, o mundo da cobiça, orgulho e vaidade, ostentação, pornografia e idolatria.
É este o mundo que nós cristãos não podemos amar.
Que possamos fazer igual a José tirem os meus ossos daqui.
Se arrependa abandone essas práticas esses pecados.
Não deixe que as lutas dificuldades, façam você para de enxergar as promessas de Deus.
Aquele povo quando olhava os ossos de José se lembravam de uma promessa! Hoje nós olhamos para Cristo!
Hebreus 10:23 – “ Apeguemo-nos com firmeza a esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.