BANQUETE DE BELSAZAR

7877

Texto Base: Daniel 5:1-31

BELSAZAR ERA FILHO DE NABONIDO, GENRO DE NABUCODONOSOR. FOI NO REINADO DE NABUCODONOSOR QUE ELE INVADIU JERUSALÉM, DESTRUIU O TEMPLO, LEVOU TODOS OS UTENSÍLIOS DO TEMPLO PARA BABILÔNIA, LEVANDO TAMBÉM VÁRIOS PRISIONEIROS, ENTRE ELES DANIEL.

A BABILÔNIA ERA A MAIOR POTÊNCIA MILITAR E ECONÔMICA DE SUA ÉPOCA. SEUS JARDINS SUSPENSOS, SUA LUXÚRIA, FARIAM A CASA BRANCA E O CASTELO DE WINDSOR PARECER UMA CASINHA DO “MINHA CASA MINHA DÍVIDA”.

NO PALÁCIO REAL SE PROMOVIA CONSTANTEMENTE BANQUETES EM HOMENAGEM AOS DEUSES E DIZ O TEXTO QUE BELSAZAR RESOLVEU DAR UMA FESTA EM HOMENAGEM AOS SEUS DEUSES, DE PAU, DE PEDRA, DE FERRO, ENFIM… UMA FESTA REGADA A MUITA BEBIDA, SEXO, OSTENTAÇÃO, MÚSICA TIPO PANCADÃO, SEMELHANTE ÀS FESTAS ATUAIS. E FOI NO ALGE DA FESTA QUE O REI MANDOU TRAZER OS UTENSÍLIOS DO TEMPLO DE JERUSALÉM, SEUS VASOS, SUAS TAÇAS, PARA BEBEREM EM HOMENAGEM AOS SEUS DEUSES, MOSTRANDO ASSIM O SEU DESPREZO PELAS COISAS DE DEUS.

BELSAZAR ERA UM REI ARROGANTE, PROFANO, DEVASSO. NA VERDADE ELE ESTAVA FAZENDO UMA FESTA DE PROFANAÇÃO AO NOME DE DEUS. NO DIA MAIS FATÍDICO DE SUA VIDA ELE ESTAVA À BEIRA DO ABISMO MAS NÃO SE APERCEBEU DISSO.

MUITAS PESSOAS HOJE ESTÃO VIVENDO UMA VIDA TOTALMENTE DISREGRADA NOS PANCADÕES, NAS BALADAS E NÃO SE APERCEBEM OS RISCOS QUE ESTÃO CORRENDO, SUAS MENTES ESTÃO ANESTESIADAS PELA BEBIDA, PELAS DROGAS, PELO PECADO, NÃO HÁ MAIS TEMOR DE DEUS DIANTE DOS SEUS OLHOS, NÃO EXISTEM LIMITES PARA PECAR. AS PESSOAS SE TORNARAM MAIS AMANTES DOS PRAZERES DO QUE AMANTES DE DEUS.

MAS, DEREPENTE A EUFORIA DA FESTA É SILENCIADA, A MÚSICA PÁRA, A ALEGRIA ACABA, A ORGIA ACABA E TODOS FICAM ASSUSTADOS, PASMADOS, UM PAVOR TOTAL TOMA CONTA DOS CONVIDADOS, ALGO JAMAIS VISTO NA HISTÓRIA. APARECE UMA MÃO COMO DE UM HOMEM ESCREVENDO NA PAREDE DO PALÁCIO. ERA A PRÓPRIA MÃO DE DEUS ESCREVENDO AO REI SOBERBO SUA SENTENÇA DE MORTE.

AQUELA MÃO ESCREVEU: “MENE MENE TEQUEL PARSIM”. O REI FICOU PÁLIDO, OS SEUS JOELHOS COMEÇARAM A BATER, SEM SABER O QUE FAZER ELE RESOLVE CHAMAR OS FEITICEIROS, OS SÁBIOS, PARA INTERPRETAR AQUELA ESCRITA. ELE BAIXA UM DECRETO: “QUEM CONSEGUIR INTERPRETAR SERÁ O TERCEIRO NO MEU REINO, TERÁ VESTIMENTAS DE PÚRPURA E CORRENTES DE OURO AO PESCOÇO”.

INÚTIL TENTATIVA, POIS NINGUÉM CONSEGUIA INTERPRETAR AQUELAS PALAVRAS. A MÃE DO REI VENDO O SEU DESESPERO LEMBROU: “HÁ NO TEU REINO UM HOMEM, SEU NOME É DANIEL”. RAPIDAMENTE CHAMARAM A DANIEL E O REI NOVAMENTE LEU O DECRETO A DANIEL SOBRE O QUE FARIA A QUEM INTERPRETASSE AQUELAS PALAVRAS. PORÉM, DANIEL DISSE AO REI: “OS TEUS PRESENTES PODE DAR A OUTROS OU FICAR PARA VOCÊ, PORÉM, EU VOU INTERPRETAR ESTAS PALAVRAS”.

DANIEL FOI CONTUNDENTE, SEM RODEIOS, FOI DIRETO, REPREENDEU O REI POR SUA SOBERBA, E DISSE-LHE: “MENE MENE… CONTOU DEUS O TEU REINO E O ACABOU”. “TEQUEL… PESADO FOSTE NA BALANÇA E FOSTE ACHADO EM FALTA”. “PARSIM OU PERES… DIVIDIDO FOI O TEU REINO E DADO AOS MEDOS E PERSAS”.

E NAQUELA MESMA NOITE, ENQUANTO BANQUETEAVAM, O REI DARIO DESVIA O CURSO DO RIO EUFRATES, CONSEGUINDO ASSIM INVADIR A CIDADE QUE ERA UMA FORTALEZA, TOMANDO O REINO E MATANDO O REI BELSAZAR.

O QUE SIGNIFICA ESTA MENSAGEM PARA NÓS HOJE? ESTAMOS VIVENDO O  MAIOR DECLÍNIO MORAL E ESPIRITUAL DE TODOS OS TEMPOS, ESTAMOS NUMA EMINÊNCIA DE UMA TRAGÉDIA COMO NO TEMPO DE BELSAZAR. QUEM DE NÓS SABERÁ FAZER A LEITURA DOS TEMPOS ATUAIS? QUANDO OLHAMOS PARA A NOSSA NAÇÃO, O QUE VEMOS? ESTE PAÍS ESTÁ ALCOOLIZADO, TUDO O QUE SE COMETE AQUI EXTRAPOLOU O LIMITE DA RAZÃO. NÃO BASTA APENAS PECAR, AINDA QUEREM ZOMBAR DE DEUS!

BASTA OLHARMOS PARA O NOSSO CARNAVAL, O MAIOR DO MUNDO. NOSSA PARADA GAY, A MAIOR DO MUNDO. QUEREM MANCHAR O NOME DE JESUS. ZOMBAR DA CRUSCIFICAÇÃO, OU QUALQUER COISA QUE REMETA A DEUS OU AO SAGRADO.

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Gálatas 6:7

NÃO HÁ MAIS TEMOR PELAS COISAS DE DEUS. A HUMANIDADE CONTINUA IGNORANDO A ESCRITA NA PAREDE. ENQUANTO ISSO, A IGREJA ESTÁ ADORMECIDA, ALHEIA A TUDO ISSO. MULTIDÕES DENTRO DA IGREJA HOJE ESTÃO SE AMOLDANDO AO MUNDO. PRECISAMOS ANDAR NA CONTRA-MÃO DO MUNDO.

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. Romanos 12:2

PRECISAMOS SER COMO DANIEL. QUEM ERA DANIEL? DANIEL PROPÔS EM SEU CORAÇÃO NÃO SE CONTAMINAR COM OS MANJARES DO REI. ELE ESTAVA NA BABILÔNIA, PORÉM A BABILÔNIA NÃO ESTAVA EM SEU CORAÇÃO. DANIEL NÃO SE MISTURAVA COM O LIXO DA BABILÔNIA, ELE ERA UM HOMEM DE ORAÇÃO, NÃO TROCARIA A PRESENÇA DE DEUS POR UM PACADÃO PROMOVIDO PELO REI. DANIEL NÃO NEGOCIAVA SEUS VALORES, O LUXO E O PODER NÃO CONSEGUIRAM COMPRAR DANIEL.

MUITA GENTE HOJE VENDERIA A ALMA POR UM CARGO COMO AO DE DANIEL E POR MUITO MENOS TROCAMOS A GLÓRIA DE DEUS PELO LIXO QUE O MUNDO OFERECE. NÃO SEI ONDE VOCÊ TEM ANDADO, QUE PROPOSTA O MUNDO COLOCOU A VOCÊ E EM QUAIS MESAS E BANQUETES VOCÊ TEM SE ASSENTADO. O MUNDO SEMPRE COLOCARÁ UM PADRÃO MUITO ALTO PARA SER ATINGIDO. NA ANSIEDADE DE SERMOS OS MELHORES, DE SERMOS OS PRIMEIROS, NA BUSCA PELO MELHOR EMPREGO, DINHEIRO, FAMA, CORREMOS O RISCO DE PERDERMOS A PRESENÇA DO SENHOR. DANIEL NUNCA BUSCOU ISSO, FOI DEUS QUE O COLOCOU NESSA POSIÇÃO.

NOS MOMENTOS DE CRISE DEUS SEMPRE PRESERVARÁ UM REMANESCENTE FIEL. NO MEIO DA FESTA DIANTE DO PAVOR DO REI, A MÃE DE BELSAZAR LEMBROU: “HÁ NO TEU REINO UM HOMEM”. SERÁ QUE O SENHOR PODE OLHAR PARA NÓS E DIZER: “HÁ NESTA IGREJA UM HOMEM?” – “HÁ NESTA IGREJA UMA MULHER?” – “HÁ NESTA IGREJA UM JOVEM?” O QUE PODEMOS APRENDER COM ESTA MENSAGEM?

O SENHOR NÃO SÓ ESCREVEU A ESCRITA NA PAREDE, MAS TODA A PALAVRA DE DEUS. ENVIOU O SEU PRÓPRIO FILHO JESUS E ESTE TAMBÉM FOI REJEITADO, NÃO SOMENTE NOS SEUS DIAS MAS TAMBÉM NOS DIAS ATUAIS.

Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. Lucas 5:32

E O QUE FAREMOS? ARREPENDEI-VOS E CREDES NO EVANGELHO! É TEMPO DE ARREPENDIMENTO, DE BUSCAR AO SENHOR, PRECISAMOS SER QUEBRANTADOS POR DEUS. HOJE É DIA DE FAZERMOS UMA AUTO ANÁLISE DE NOSSAS VIDAS. NÃO ESPERE SER JULGADO POR DEUS, SUBA VOCÊ MESMO NA BALANÇA DE DEUS E DIGA:  “SENHOR O QUE É QUE ESTÁ FALTANDO?” TEMOR, COMPROMISSO, ARREPENDIMENTO? FAÇA COMO DAVI, SENHOR TU ME SONDAS E ME CONHECES…

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Salmos 51:10 e 11

Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Salmos 23:5

CEIA – TEMOS AQUI HOJE A MESA DO SENHOR. A MESA DE BELSAZAR FOI EXPOSTA AQUI COM TODOS OS SEUS MANJARES, PRAZERES E GLÓRIAS QUE O MUNDO OFERECE, MAS O SEU FIM FOI A MORTE. A CEIA DO SENHOR É O LUGAR DE TRAZER A MEMÓRIA O SACRIFÍCIO LÁ NA CRUZ, DE SABER QUE MESMO SENDO PECADORES INDIGNOS, ELE NOS ACEITOU.

“e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” Colossenses 2:14,15

EU NÃO SEI SOBRE QUAL ESCRITA, QUAL SENTENÇA ESTÁ SOBRE TUA VIDA HOJE. EU CREIO QUE O SENHOR PODE POR HOJE UM PONTO FINAL E REESCREVER A HISTÓRIA DA TUA VIDA.

É LUGAR DE COMUNHÃO, PARTIR O PÃO, DE RENDIÇÃO.

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:9

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s