MANDAMENTOS PARA UMA VIDA PLENA (PARTE 1)

vencer-a-si-mesmoÊXODO 20: 1 – 17

 

Nos dias de hoje falar a respeito dos dez mandamentos da bíblia parece algo antigo conservador e ultrapassado.

 

Mas esta é a ideia equivocada que muitos têm a respeito das leis de Deus, pois elas continuam nos ajudando a dar saúde física, emocional e espiritual.

 

Davi reconhecia à importância de se observar as leis de Deus e escreveu o salmo 19 dizendo a respeito disto:

 

“A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecê-las”.

 

Os mandamentos não foram dados com uma finalidade opressora, mas de liberdade e vida plena. (slide).

 

Os mandamentos também não são regras de proibições de um deus tirano, estraga prazeres e mandão, mas são demonstrações de um Deus amoroso e cuidadoso que zela por seu povo e deseja que este povo viva da melhor forma possível em um mundo corrompido.

 

Aliás, este povo já havido sido subjugado demais. Viveram como escravos, foram oprimidos durante mais de quatrocentos anos, passaram pelo deserto e tiveram que atravessar um mar para ser um povo livre.

O fato é que todos precisamos passar por um “deserto”, ou um “mar” para deixar que qualquer forma de escravidão nos assole.

 

Então os mandamentos de Deus são um pacto, uma aliança de Deus com o seu povo para tornar este povo um “tesouro pessoal”, “um reino de sacerdotes” e uma “nação santa”. (Êxodo 19: 5, 6).

 

Na verdade eles constituem o passaporte para uma vida equilibrada, harmoniosa e, consequentemente, feliz. Uma vida plena.

 

Jesus mesmo disse que não veio abolir a lei ou os profetas, mas veio para cumprir. Jesus valida e ratifica os mandamentos de Deus.

 

Jesus renovou a força da lei, reafirmando que ela continua “em vigor”. E ainda diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama”. (Jo. 14: 21)

 

(Existiam as leis morais e as leis cerimoniais).

 

Feito agora este chão, vamos meditar no primeiro mandamento para uma vida plena.

 

“Não terás outros deuses além de mim”.

 

Em outras palavras: Não ponha nada no lugar de Deus.

 

Eles receberam a cultura do Egito e conviveram com vários deuses daquele país: Deus da fertilidade, da prosperidade, do prazer, da imortalidade, deus da guerra, da sensualidade, dos animais e etc.

 

 

Qual é a essência da Idolatria?  Quando fazemos de algo a razão de nossa existência, nossa fonte primária de felicidade, a base de nossa identidade e a força que nos orienta.

 

Idolatria é qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus. É amor fora de ordem.

 

Hoje existem muitas formas sutis de idolatria. Exemplo: Bens materiais, sucesso profissional, beleza física e prazer.

 

Outros candidatos são o poder, a fama, um time de futebol, um filho, a esposa (o). Ou seja, tudo aquilo que passa a nos dominar e tirar nossa atenção de um relacionamento íntegro com Deus.

 

O trabalho pode se tornar um deus na sua vida: Se você transferir para o seu trabalho a sensação de segurança… Você tem outro deus.

 

Sua conta bancária pode ser outro deus na sua vida: Tanto para quem quer ter muito como para aquele que está no vermelho. (As preocupações são as mesmas).

 

Mamom continua sendo o seu deus.

 

O que pode nos dá tranquilidade e paz interior não é o nosso saldo bancário, mas sim Jeovah-Jireh (O Senhor proverá).

 

Com isto não estou dizendo que é errado poupar e fazer investimentos, mas seu coração não deve estar firmado no que você possui.

 

A fama a qualquer custo pode ser outro deus: “estes são os nossos novos bezerros de ouro”.

 

Alguns querem participar de reality shows, outros querem emplacar na internet, instagram e outras redes sociais, serem os mais vistos, os mais curtidos, os mais comentados.

 

Estão esquecendo-se de viver o dia de hoje. Pessoas ainda estão à procura do par perfeito (O deus grego) que só existem na imaginação delas e não dão oportunidades para o amor.

 

O prazer, a beleza e o sexo pode ser um deus na sua vida.

 

APOLO: Deus da beleza e da força masculina. Os homens querem um corpo sarado e para isto tomam até mesmo anabolizantes para ter o corpo perfeito.

 

AFRODITE: Deusa da sensualidade. Quantas mulheres hoje não querem apenas chamar a atenção por seu corpo escultural.

 

Mulheres se submentem a cirurgias (lipoaspiração, lipoescultura). Tomam qualquer medicação para ter o corpo que almejam.

 

Cuidar da saúde é bom, mas o que vemos hoje é uma verdadeira idolatria ao corpo perfeito.

 

Adore o seu próprio corpo e beleza, seu poder de sedução e você sempre se sentirá feio e quando o tempo e a idade começam a aparecer, você experimentará a morte, milhares de vezes, antes que você finalmente seja enterrado. (Richard F. Wallace – um ateu).

 

Estes são apenas alguns exemplos de idolatria e que estão substituindo Deus em nossas vidas.

 

Após examinar alguns exemplos é possível compreender o valor terapêutico de cada mandamento que o Senhor nos dá.

 

Como cristão, precisamos reaprender a colocar em ordem o valor das coisas e saber dar valor ao que merece valor.

 

Deus mesmo nos pede para meditar em suas palavras dizendo: “Eu sou o Senhor, o teu Deus que te tirou do Egito, da terra da escravidão”. Ex. 20. 2.

 

Se Ele nos libertou destas coisas, é por que Ele nos ama e deseja que tenhamos uma vida saudável, uma vida plena e longe dos deuses do Egito.

 

Agora, parem um pouco e vamos refletir:

 

  • O que o escraviza? Quem é o seu Faraó?

 

  • Deixe-se libertar por Deus! Pois é justamente isto que Ele deseja, que seu povo viva liberto destas coisas.

 

  • Adore ao único verdadeiro Deus, Criador e Libertador de sua vida!

 

Lembre-se sempre: “Não terás outros deuses além de mim”.

 

Mensagem baseada no livro “O poder dos 10 mandamentos” William Douglas. Editora Mundo Cristão.

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s