NATAL = HISTÓRIAS TRANSFORMADORAS

transformacao-do-destino

Mateus 1: 1 – 17

Quando lemos um relato de genealogias fica parecendo que estamos lendo a lista telefônica de pessoas das quais não conhecemos.

Mas estas genealogias têm relatos de histórias interessantes para chegarmos até o nascimento de Jesus.

Normalmente nos tempos antigos apenas se destacavam os homens da família e Mateus vem destacar o nome de cinco mulheres que fizeram parte do histórico de vida de Jesus.

São estas as mulheres: Tamar, Raabe, Rute, Bate-seba e Maria.

A vida de Jesus começa com a valorização da mulher. Em um mundo onde vemos o movimento feminista crescente, há vinte séculos, Jesus já valorizada as mulheres.

Mas Jesus dá um destaque da principal missão da mulher: Ser mãe. Essas mulheres assumem seu papel na história com a missão de gerar um filho que muda não somente as suas vidas, mas muda a vida de outras pessoas.

Outra coisa interessante nesta genealogia é que a maioria destas mulheres, Tamar, Raabe e Rute não eram do povo Israelita.

E se juntarmos ainda a elas Bate-seba, podemos perceber que eram mulheres com históricos de vida comprometedores.

Vejamos um pouco destes históricos:

amar – A história de Tamar se dá em torno do seu sogro chamado Judá que era um dos filhos de Jacó.

Judá casa-se com uma mulher de Adulão e gera três filhos e um dos seus filhos chama-se Er que se casa com Tamar. Porém ele vem a falecer e a lei mandava que outro dos filhos poderia tomar a cunhada em casamento.

Judá, porém nega-se a dar outros filhos em casamento com uma mulher pagã. Tamar, porém se disfarça de prostitua e Judá vai procurar uma aventura e acaba se prostituindo com Tamar que é sua nora. (Gn 38).

Ela engravida e depois conta de quem era o filho (o dono de um cajado dado em penhora).  Na genealogia de Jesus temos uma relação incestuosa.

Perceba o quanto nós precisamos de um salvador.

  • Raabe – Raabe era uma prostituta na cidade de Jericó. Porém ela dá esconderijo aos espias de Israel.

Certamente ninguém gostaria de ser filho de uma mãe a qual é prostituta. Porém Raabe entra na história por gerar um filho chamado Boaz.

Percebemos que não podemos explicar os nossos erros por causa dos erros dos nossos pais. Deus tem poder de transformar todas as histórias.

Boaz não precisou reproduzir os erros de sua mãe, mas se tornou um filho com moral ilibada.

Na genealogia de Jesus temos a marca de um incesto e agora uma marca de prostituição.

  • Rute – Uma mulher moabita. Casa-se com Malom, um dos filhos de Elimeleque.

Rute se torna viúva e tem que voltar para a cidade de Belém com sua sogra.

Rute se torna uma imigrante, viúva em terra estrangeira. Ela é a encarnação de toda falta de esperança e desgraça. Tem que viver de colher do que restou das espigas.

Mas, vejam bem: um dia ela está colhendo espigas e por coincidência Boaz o dono da plantação chegou e se interessou por ela. Eles se casam e ela se torna a bisavó do rei Davi.

Aqueles que perderam toda a esperança estão sendo representados na genealogia de Jesus Cristo.

Quando perdemos toda a esperança precisamos olhar a história de Rute e saber que Jesus se compadece daqueles que estão querendo desistir.

  • Bate-seba – O rei Davi comete adultério com Bate-seba e depois manda matar Urias, o esposo dela.

Depois eles se casam e ela se torna mãe de Salomão, um dos homens mais sábios da bíblia.

Bate-seba é a marca de adultério e assassinato na genealogia de Jesus.

Esta é a família genealógica do nosso salvador Jesus. Família marcada pelo incesto, prostituição e falta de esperança, adultério e assassinato.

Como vemos, nem toda família é perfeita. Muitas estão marcadas por histórias terríveis, outras nem tanto, mas toda família precisa de um redentor, de um salvador.

Qual é a sua história? Ou seu histórico familiar? Qual é a dificuldade que você está enfrentando hoje?

Famílias às vezes são marcadas pela dor. Vivemos histórias de altos e baixos.

Mas vejam Deus agindo através da história. Ao mesmo tempo em que famílias são marcadas pela dor e de coisas que às vezes abominamos, vemos a graça de Deus agindo e trazendo restauração na história.

Sim, até mesmo nas famílias menos prováveis de darem certo, Deus escreve novas histórias.

Precisamos reaprender a olharmos para nossa família e ver que Deus enviou Jesus para redimir não somente a família da história, mas também a nossa família.

Em nossa família, sempre vai haver alguém passível de erros, alguns mais graves, outros nem tanto, mas essas histórias genealógicas são histórias carregadas de perdão, reconciliação, surpresas de Deus, e principalmente graça que nos ajude nos momentos da dificuldade.

Não existe história que Deus não possa restaurar.

Mateus 1: 22 “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel que significa “Deus conosco”.

Precisamos relembrar histórias como estas para saber que mesmo em meio os piores históricos familiares, Deus sempre esteve presente.

Nossa história ainda está sendo escrita e creio que certamente ficaremos surpreendidos pela graça de Deus em nossas vidas.

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s