Esperança

esperanc3a7a1

Chegamos em mais um final de ano e geralmente a nossa esperança é de um ano novo melhor, logo começamos a montar aquela famosa lista de desejo para o próximo ano, se voltarmos a um ano atrás consegue pensar na lista de desejos para esse ano? Será que conseguimos concluir?

  • Esse ano serei mais saudável;
  • Esse ano terei mais relacionamento com minha família e amigos;
  • Vou me dedicar aos estudos;
  • Vou fazer uma viagem;
  • Trocar de carro, guardar dinheiro;
  • Arrumar um namorado ou namorada;
  • E talvez você coloque na sua lista, servir para o Reino.

E natural desejarmos que tudo seja melhor, tentarmos olhar para frente com esperança de que as coisas serão melhores.

ONDE ESTAMOS COLOCANDO A NOSSA ESPERANÇA? No nosso potencial de crescimento financeiro? No nosso trabalho? Na nossa força de vontade?

Será que a nossa esperança é somente um emprego melhor? Uma viagem dos sonhos? E quando conquistarmos isso? E depois? Voltaremos a desejar novas coisas e podemos entrar em um looping sem fim.

Podemos passar uma vida sem sentido e ficarmos sem paz por estarmos colocando nossa esperança nas coisas desse mundo e não na nossa vida com Cristo.

 A nossa esperança e o nosso desejo para hoje e para amanhã tem que estar em Cristo Jesus. Devemos colocar a nossa esperança na ressureição de Cristo, para pensarmos sobre a nossa vida no “Céu”, a ressureição é uma das bases do Cristianismo.

Vamos ler: 1 Tessalonicenses 4:13-18

A Igreja da Tessalonica era uma igreja de influência grega, o local dessa igreja hj é justamente na Grécia, devido a essa influência ela acreditava como os Gregos, na imortalidade da alma, mas os gregos não acreditavam na ressureição do Corpo.

Os gregos criam no chamado dualismo que a matéria era essencialmente má e o Espirito era essencialmente bom, por isso os Gregos não criam na doutrina, da criação, na doutrina da encarnação e não acreditavam na ressurreição. A morte libertava a alma de uma prisão, o corpo era uma prisão.

Essa influencia grega começou a influenciar o pensamento dos Crentes, quando nessa comunidade algum crente morria, era um desespero.

Paulo escreve para mostrar que a ressureição de Cristo é a base da nossa esperança, da minha esperança e da sua esperança.

A nossa esperança esta na ressureição e na sua volta, Jesus vai voltar.

COMO ELE VAI VOLTAR?A BIBLIA MOSTRA:

  1. Ele vai voltar pessoalmente
    1. que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.
      Atos 1:11
  2. Ele voltara fisicamente
    1. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
      Apocalipse 1:7
    2. Transpassaram” – Aqueles que cuspiram em Jesus, aqueles que espancaram Jesus, aqueles que cravaram o espinho de sangue em sua cabeça, vão ressuscitar e verão a sua glória, todos vão velo.
  3. Audível
    1. com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus
      1 Tessalonicenses 4:16
  4. Repentinamente
    1. pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
      1 Tessalonicenses 5:2

Voltando para a ressureição e para o texto.

Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.
1 Tessalonicenses 4:14

O que significa a palavra os que “dormiram”?

Uma palavra que descreve a morte.  A questão é “Quem dorme? É o corpo ou a Alma?”

Acreditamos que quando você morre, a Alma imediatamente desfrutara da Vida eterna (Assim como grande parte da igreja Cristã) EXEMPLO Claro: Jesus disse ao ladrão da Cruz “Hoje estará comigo no paraíso”

Essa passagem descreve justamente o corpo daquele que estão dormindo mas a alma esta com Cristo, plenamente consciente, virão com Jesus .

Vamos seguir no texto:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
1 Tessalonicenses 4:16,17

As Almas dos que morreram voltaram com Jesus e os seus corpos serão ressuscitados e serão transformados, na sequencia os que estiverem Vivos serão transformados (Já falaremos sobre).

O que garante a nossa ressureição, é que Cristo ressuscitou, Cristo venceu a morte, Cristo foi o primeiro.

Mas como Cristo foi o primeiro se ocorreram outras ressureições, Lazaro, por exemplo, é que essas pessoas que Jesus ressuscitou voltaram a morrer, Jesus foi o primeiro que saiu da morte e nunca mais voltou para55 ele.

  1. Paulo argumenta na carta aos coríntios:
  2. Se Cristo ressuscitou então os mortos vão ressuscitar, Se os mortos não vão ressuscitar, então Cristo não ressuscitou,
  3. Se os mortos não vão ressuscitar é va a nossa fé,
  4. se Cristo não ressuscitou de nada vale essa mensagem,
  5. Se Cristo não ressuscitou de nada vale esse nosso encontro, então comamos e bebamos por que amanhã morreremos,
  6. Mas de fato Cristo ressuscitou, Cristo venceu a morte, a Cruz esta vazia, ele esta a direita de Deus Pai. Cristo venceu.

É por isso que nós temos esperança, por que Jesus venceu a morte.

O QUE É RESSUCITAR E SER TRANSFORMADO?

Vamos ler: 1 Coríntios 15:51-54

Nosso atual corpo, cansa, sofre, fica velho, doente (Corpo Corruptível)

Seremos transformados em corpo incorruptíveis, não ficaremos doentes, não ficaremos cansados, não teremos defeitos, será um corpo plenamente perfeito e incorruptível.

Em Filipenses fala que esse corpo incorruptível será semelhante ao corpo de Cristo e habitaremos novos céus e uma nova terra.

Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.
Filipenses 3:21

Jesus Cristo é nossa esperança, a ressureição é à base da nossa fé e da nossa esperança. Viveremos um novo céu e uma nova terra com o corpo transformado, sem choro e sem dor por que Jesus venceu e nós venceremos com ele.

Você que perdeu a sua esperança e quer desistir, você não consegue mais fazer planos para a sua vida, você perdeu a fé?

Muitas vezes, vamos nos sentir dessa forma, sem esperança, sem direção, sem alguém para nos consolar e colocaremos tudo o que cremos em dúvida.

Assim foi com os discípulos após a morte de Cristo, estavam sem esperança, o mestre se foi, ele morreu, ele não virou um rei poderoso em israel, acabou a fé e a esperança.

Maria Madalena e as outras mulheres, foram ao sepulcro tristes e sem esperança, chegaram la e tomaram um susto, a pedra foi removida, e elas ouviram “Por que estão procurando entre os mortos aquele que vive”, ele ressuscitou, elas voltaram e contaram tudo isso aos discípulos, mas com um coração cheio de magoa, por que colocaram toda a sua esperança em Cristo e ele tinha sido morto com uma morte de Cruz não acreditavam nas palavras delas.

Vamos ler a continuação dessa história em: Lucas 24:13-27

Imagina esses 2 discípulos, totalmente sem esperança, caminhando e conversando “acabou a nossa esperança”, “não temos mais o que fazer”, “vamos desistir” e Jesus em sua misericórdia começa a caminhar com eles e explicar que tudo aquilo era necessário. Até que em determinado momento os olhos deles foram abertos, a esperança voltou, os planos voltaram e o desanimo saiu.

Assim também é com a nossa vida, quando pensamos que tudo acabou, não acabou, por que em todo esse tempo Jesus esta caminhando conosco, nos consolando e nos ajudando, ele não nos abandonou, por isso Jesus Cristo é a nossa esperança.

Ele ressuscitou, e esta do nosso lado e seremos transformados e ressuscitaremos como ele ou aguardaremos a sua volta e seremos transformados para viver em um novo céu e uma nova terra. Essa e a nossa esperança.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s