OUSADIA E CONVICÇÃO! A REFORMA AINDA NÃO ACABOU.

Coragem-e-Ousadia

Daniel 2: 1 – 44

No dia 31 de outubro foi comemorado 500 anos da reforma protestante. Martinho Lutero fixa 95 teses na porta da igreja de Wittenberg rompendo desta forma com o poder abusivo praticada na igreja católica.

Isto causou uma imensa transformação moral e religiosa em toda a Europa… A igreja nunca mais foi à mesma, ele precisava passar por esta reforma.

Martinho Lutero tinha 35 anos de idade quando começou a trilhar a reforma mais importante de sua vida. (Ler a bíblia e aplicá-la para si mesmo e ensiná-la de forma veemente na faculdade de teologia).

Ele foi convicto naquilo que cria e teve que ter ousadia para mudar todo um império religioso corroído pelos desvios doutrinários da igreja.

Nos dias de hoje precisamos de homens e mulheres com a mesma ousadia, a mesma convicção para podermos nos levantar e lutarmos contra um grande império que se estabelece em nossa sociedade.

Para isto gostaria de trazer algumas reflexões neste texto e despertar a igreja para a urgência que temos em nosso chamado cristão.

Daniel também era bastante jovem quando inicia sua jornada em um grande império: O babilônico. Ele não teve medo perante os desafios de sua época.

Nabucodonosor rei da Babilônia havia tido um sonho que o deixou inquietante e pediu para que os astrólogos, videntes e sábios adivinhassem e interpretasse seu sonho.

Como ninguém conseguia fazê-lo, ameaçou matar a todos, então Daniel pediu ao rei um prazo e lhe daria a interpretação do sonho.

1) Daniel teve iniciativa e ousadia.

Ele não foge de suas responsabilidades, não se esconde e nem ao menos tenta enrolar o rei. Ele encara os desafios.

Precisamos em nossa época de pessoas com iniciativa, ousadia e convicção e que não tenham medo do encarar o futuro ou monopólios intransponíveis.

2) Daniel sabe que a oração é a arma mais poderosa do universo.

Daniel reparte com seus amigos Hananias, Misael e Azarias o que tinha acontecido e todos se põem em oração pedindo a Deus discernimento e sabedoria. (17).

Quando não possuímos mais recursos e todas as nossas armas tiverem sido vencidas, ainda nos resta o recurso da oração.

Mais do que nunca a igreja precisa voltar à prática da oração comunitária. Quando crentes se unem em oração, isto agrada a Deus e a vitória é certa.

3) Daniel louva a Deus.

Deus revela a Daniel o sonho e ele louva a Deus. Ele sabe que Deus revela, dá sabedoria e entendimento de todas as coisas.
Em tempos que precisamos tomar decisões acertadas, precisamos louvar ao Deus dos mistérios, de toda a ciência sabedoria e poder.

Precisamos orar pedindo sabedoria a Deus para tomarmos decisões.

4) Daniel sempre coloca Deus em primeiro lugar.

Daniel é ousado diante do rei Nabucodonosor e não esconde dele quem é Deus e o que Ele faz. (27).

“Existe um Deus nos céus que revela os mistérios”.

Daniel mostra que o rei confiava em encantador, astrólogos, magos ou adivinhos, e em seu potencial, mas que somente Deus tem todo o poder para revelar todas as coisas até mesmo os últimos dias.

A interpretação do sonho:

O rei sonhou com uma estátua enorme, terrível com uma cabeça feita de ouro, o peito e o braço eram de prata, o ventre e os quadris eram de bronze e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro.

Uma pedra insignificante soltou-se não se sabe de onde e atingiu os pés desta estátua a qual virou pó e foi levada pelo vento.

A pequena pedra virou uma montanha e encheu toda a terra.

Daniel então revela o sonho: A cabeça de ouro era o próprio rei, o peito e os braços eram o império medo-persa com o rei Ciro, o quadril de bronze representa o império grego (Alexandre, o grande) e por último o império romano representado pelo ferro e pelo barro.

Daniel revelou a Nabucodonosor a que iria acontecer nos últimos dias, e entendam-se agora como últimos dias deste o nascimento de Jesus até a sua volta.

A grande estátua representava todos os poderes mundiais desde Nabucodonosor até Roma.

Outras grandes lições para hoje:

5) Creia que a palavra de Deus continua sendo verdadeira.

Podem surgir grande impérios e virem um após outro com suas conquistas, filosofias e modo de atuar; todos eles virão ao chão, mas palavra de Deus permanece para sempre.

A babilônia desapareceu, foram conquistados pelos medos-persas que por sua vez foram conquistados pela Grécia e que foram conquistados por Roma.

Justamente em meio ao império romano surge uma pequena pedra… Jesus o filho do Deus vivo nasce em Belém da Judéia para estabelecer um império que permanece até os dias de hoje.

6) Nações podem se levantarem, reinos podem se levantarem, ideologias podem se levantar e todas desaparecerão como um pó.

Vivemos nestes últimos dias cuja grande estátua é as ideologias. Estamos sendo cada dia mais acuado pelos grandes poderes deste mundo.

Sabemos que muitas pessoas estão se dobrando diante desta estátua chamada modernidade e quem não se curva vai sofrer perseguições e serão discriminados.
Mas notem algo importante: precisamos nos lembrar de que os pés desta estátua são formados por ferro e barro, cujos materiais não se fundem.

Não adianta fazerem casamentos e alianças políticas, pois o ferro e o barro não se fundem e não se misturam.

Um sopro apenas da boca do Senhor os destruirá e isto deve renovar nossa esperança e confiança na Palavra de Deus.

Camille Paglia no programa Roda Viva de TV Cultura nos relembra que a história é cíclica, se repete de tempos em tempos.

A única história que permanece para sempre é a história de um Deus vivo e verdadeiro que zela por seu povo e que sempre tem um remanescente fiel que dá continuidade em fazer a sua vontade.

Daniel nos lembra de que Deus muda as épocas e as estações, destrona reis e os estabelece. É Deus que tem o poder da história em suas mãos.

7) Não existe razão para você desanimar e ficar desencorajado.

Cristo é a pedra que estabeleceu um reino onde Ele mesmo governa.

Não é um reino político, pois o reino de Jesus não é deste mundo.

O reino de Deus está dentro de nós… É um reino espiritual e nada pode evitar o crescimento deste reino.

“As armas com as quais lutamos não são humanas, ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas, Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus”. II Cor. 10: 4,5.

Conclusão:

Nestes últimos dias existe uma necessidade que a igreja do Senhor Jesus seja reformada e transformada pelo poder de Deus.

Precisamos passar por uma grande reforma e Jesus está chamando homens, mulheres, jovens e crianças para serem cheias do Espírito Santo e que não temam nada, nem impérios, nem fortalezas e nem mesmo ideologias.

Estas são apenas estátuas que se veem em sonhos e que desaparecem perante a palavra da verdade.

Cristãos que deem um novo rumo à história como fizeram Lutero, Daniel e seus amigos que não se envergonharam do Nome de Deus em suas vidas e nem mesmo confrontá-los com a palavra da verdade.

Cristãos que não se dobram perante novas estátuas levantadas nesta era.

Finalmente Daniel viu um reino que será semelhante a uma montanha que enche toda a terra.

Eu particularmente estou extasiado com um numero cada vez mais crescente de jovens se decidindo por Cristo e que não se envergonham do seu Nome.

Jovens que não estão se dobrando diante de qualquer estátua ideológica, mas que estão se prostrando diante de Jesus e de sua palavra que permanece para sempre.

A igreja precisa se levantar com ousadia e convicção, crendo do poder do evangelho, “pois o meu justo viverá pela fé”. Este sempre será o lema para nossa reforma.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s