A CURA GAY E A CURA DA RELIGIÃO

procure-ter-um-bom-corac3a7c3a3o-blog-jornalistando

João 3: 1 – 12

Existe algo muito errado no mundo de hoje. Nossa sociedade caminha em uma linha tênue entre os conceitos/preconceitos da religião ou do ativismo moderno.

Como cristãos, precisamos sempre estar atentos para não cair ou deslizar entre uma situação e outra e nos perdermos diante do que Jesus diz.

No cenário atual temos a volta da tão falada cura gay. Existe cura gay? Você acredita em cura gay? O que Jesus falaria para uma pessoa com problemas homoafetivos?

Por outro lado temos visto muitos religiosos se manifestando a favor da cura gay, querendo defender posições apenas e tão somente no quesito religioso sem se importar com o coração de uma pessoa homoafetiva.

Isto tem causado muita indignação ao movimento LGBTS e ao mesmo tempo uma tensão entre pensamentos diferentes.

Será que os religiosos também precisam de cura? Existe cura para os homofóbicos? De que forma curaríamos? Com psicólogos?

O texto acima pode nos trazer luz e entendimento a estas questões.

Temos aqui um encontro marcante entre um homem da religião e que passou a vida toda adorando a Deus de acordo com a religião judaica.

Mesmo sendo um mestre da religião, ele ainda possuía dúvidas em seu coração com relação a Jesus e sua obra.
Nicodemos faz uma observação inquietante para Jesus: “Ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

Depois desta observação importante o diálogo gira em torno de algo ainda mais perturbador para Nicodemos. A necessidade do novo nascimento.

O novo nascimento é a coisa mais importante e urgente que todos precisamos ter.

Sem o novo nascimento nossa fé é vã, nossa esperança se resume a nada, nossa religião não vale nada e estamos perdidos e longe da presença de Deus.

Jesus dá uma palavra muito clara e objetiva para Nicodemos: “É necessário que vocês nasçam de novo”. (7).

Notem que existe apenas uma pessoa falando com Jesus, mas ele fala no plural da necessidade de um novo nascimento.

Isto significa que todos precisamos nascer de novo. O que Jesus disse ao religioso? “necessário é nascer de novo”. E o mesmo ele diria ao hetero… Ao gay… A lésbica… Ao transexual… E a todos os homens, independente de sua orientação ou religião.

Muitas pessoas vivem anos e anos na igreja sem experimentarem o poder do novo nascimento.

Nicodemos parece não ter entendido nada a respeito do que Jesus estava falando… Então solta mais uma pergunta: “Como alguém pode nascer, sendo velho?”.

Vamos analisar isto de forma biológica: O que você precisou fazer para nascer? O que você precisou conquistar para ter o privilégio da vida?
Na verdade, você não fez nada e nem ao menos contribui em nada para nascer. Isto foi um dom da vida, um dom gratuito de Deus.

Não dá para voltar ao ventre da mãe uma segunda vez e renascer.

O mesmo acontece com o novo nascimento… A salvação é pela graça; não há esforços humanos, religiosos, psicológicos ou morais que te façam nascer de novo.

Não é uma “cartase” (purificação espiritual ou libertação psíquica) da mente humana.

Sem o novo nascimento todos nós estamos perdidos.

Tanto o religioso, quanto o gay ou o homofóbico. “pois todos pecaram e estão destituídos (afastado ou retirado) da glória de Deus”. Rm. 3: 23.

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Rm 6: 23.

Não existe cura gay, cura religiosa ou homofóbica. Existe novo nascimento, uma nova vida sendo gerada em nós através do poder de Deus.

Isto não acontece de forma humana, psicológica, é dom de Deus… Não de obras para que ninguém se glorie.

O grande problema da pós-modernidade é tentar buscar soluções para os conflitos da vida em outra coisa que não seja Deus.

O homem tem tentado buscar soluções psicológicas, biológicas, cientifica e ou filosófica para buscar o sentido da vida.

Porém pouco se atenta para a palavra de Deus. (Ainda que digam que creem em Deus).

Por que precisamos nascer de novo?

Porque a inclinação do nosso coração é contra Deus. Porque estamos mortos em nossos pecados.

Jesus afirmou que “ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”.

Podemos ir à igreja, realizarmos boas obras, louvarmos a Deus, orarmos a Deus, dar o dízimo e mesmo assim ainda não termos nascido de novo.

Assim agia Nicodemos… Um homem religioso que precisava nascer de novo.

Um homem nascido da carne gera coisas da carne.

O que nasce da carne é carne. O homem está tentando encontrar cura para suas feridas emocionais através da carne… Obras humanas, pensamento humanos, psíquicos.

De que forma podemos curar um estuprador? Um viciado em jogos? Um mentiroso contumaz? Um dependente químico?

Apoio psicológico ajuda… Mas não cura. Isto é fazer uma reforma externa de algum problema interno.

Jesus fala algo muito claro a respeito do novo nascimento: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito”. (5).
O novo nascimento depende excluvisamente da vontade de Deus. Soberania de Deus… Graça de Deus.

Somente o Espírito Santo de Deus pode soprar sobre uma pessoa e trazer nova viva… Novo nascimento.

O novo nascimento é algo que vem do alto, do céu. É uma transformação interior. Precisamos ser lavados interiormente com a água da purificação.

Ezequiel 36: 25 – 27 ilustra isto: “Aspergirei água pura sobre você e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”.

Ezequiel 37 ainda fala a respeito dos “ossos secos”. Pessoas mortas das qual Deus fez soprar sobre eles o Poder do Espírito Santo e então começa a ser reconstruída uma nova vida.

Então veio o vento do Espírito sobre eles e se colocaram em pé como um grande exército de Deus.

Jesus afirma categoricamente para Nicodemos: “O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito”. (6).

O nascimento do Espírito é uma obra soberana de Deus, é uma obra da graça de Deus… É uma obra misteriosa de Deus gerada em nossas vidas.

É como um vento… Sopra onde quer… Não dá para deter ou segurar o vento.

Não sabemos de onde ele vem, para onde vai… Mas podemos sentir o vento… Ouvir seu barulho… Sua voz.
O vento pode soprar sobre um religioso, sobre um homem, uma mulher, um homossexual. Pode soprar na igreja, em uma boate, em um campo… O vento é livre.

O que fez um homem que perseguia a igreja e mandava matar os cristãos ser um dos maiores pregadores do evangelho? O Espírito que soprou sobre ele e lhe deu uma nova vida.

O apóstolo Paulo de perseguidor passou a ser o maior pregador do evangelho da nova vida. Suas escamas caíram, seus conceitos ruíram ao chão… Uma voz foi ouvida, a voz que fala ao coração.

Ainda veremos muitos defensores da causa LGBTS pregando o evangelho… Quando o vento soprar sobre eles… Suas escamas irão cair e eles lerão a palavra de Deus e ela será clara e evidente aos seus olhos.

Qual é a palavra que precisamos ouvir hoje: “É necessário que vocês nasçam de novo”.

Que o mesmo Espírito que ressuscitou a Nicodemos, Lázaro, Paulo e tantos outros, sopre sobre nós hoje, trazendo vida.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s