MESMO EM MEIO AS ADVERSIDADES A IGREJA PRECISA CAMINHAR.

images (4)

I Coríntios 16: 9

“Porque há uma ampla porta aberta para eu pregar e ensinar aqui, Isso está acontecendo, mas há muito inimigos”.  Bíblia viva.

Edificar uma igreja não é uma tarefa fácil. Nunca foi.

A igreja sempre sofreu oposições de todos os lados, mas precisamos aproveitar as oportunidades e entrar pelas portas que Deus abre.

Oportunidade e dificuldade: Aparentemente essas coisas não combinam, mas Paulo vê as oportunidades como uma porta aberta e vê a dificuldade como muitos adversários.

Paulo estava pregando na cidade de Éfeso, mas gostaria de estar visitando a igreja em Corinto e não poderia naquele momento, pois as adversidades em Éfeso eram enormes.

Quais eram os adversários que Paulo estava enfrentando?  

  1. Oposição das forças espirituais do ocultismo e feitiçaria, mas quando as pessoas se convertiam, elas queimavam em público seus livros de magia e de ocultismos.
  2. Paulo teve que enfrentar a oposição da associação de ourives liderada por Demétrio. A evangelização acabou com o mercado de imagens da deusa Diana e houve um grande reboliço na cidade.
  3. Fora que Paulo também enfrentou a oposição dos judaizantes que se opuseram a mensagem da cruz de Cristo.

Percebemos que desde o início da igreja ela teve que caminhar mesmo em meio às adversidades e ao próprio inimigo.

Deus Ele abre portas, mas isso não significa que não vamos ter dificuldades, lutas e inimigos, tristezas, angustia e afrontas.

Paulo, porém em vez de ficar reclamando, angustiado, prostrado diante dificuldades que ele tinha pela frente.

Paulo ele olha para as oportunidades e confia no Senhor.

Quais são os inimigos da igreja nos nossos dias?

Satanás continua sendo nosso adversário e ele continua atuando tentando paralisar a obra de Deus e principalmente paralisar eu e você.

Porém temos uma promessa da parte de Jesus: “As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor”.

Que somos nós!

Portanto a igreja tem uma arma poderosa em suas mãos, oração para repreender os poderes das trevas e desta forma avançar e caminhar mesmo em meio às investidas de satanás.

Se eu fosse pedir para alguém de vocês darem hoje aqui um testemunho de quantas investidas de satanás você teve esta semana. Com certeza não seria uma única pessoa.

 No filme “Tropa de elite dois” o tema é: O inimigo agora é outro.

– No primeiro filme: O inimigo eram os de fora os traficantes.

– No segundo filme: Era a própria corporação da policia.

Era uma disputa interna.

Meus irmãos no nosso caso eu não quero pensar que lutamos internamente, mas sim lutamos com nós mesmo nossas fraquezas, nossos medos, com nossos desafios.

Pois não é fácil esta luta.

Quando achamos que vencemos uma batalha aqui, satanás já esta articulando outros ataques, e eles vem de onde nós menos esperamos.

– Ele tira nossa paz, com coisas pequenas.

– Ele tenta nos mostrar que não somos nada, e que Deus não esta preocupado com nossas vidas.

– Ele põe diante de nós obstáculos que achamos que   não vamos conseguir vencer.

Deixe eu te perguntar uma coisa hoje?

– Quantos quiseram desistir de tudo esta semana.

– Quantos sofreram afrontas injustas.

– Quantos aqui não choraram com medo, do que ainda estar por vir.

– Quantas mentiras satanás sussurrou nos seus ouvidos esta semana.

E a igreja quantos ataques tem sofrido.

Temos um desvio teológico intenso, os cristãos judaizantes, e muitas heresias plantadas no seio da igreja do Senhor Jesus e precisamos estar atentos ligados ao Pai, conectado com Ele o tempo todo.

Porém creio que um dos maiores inimigos da igreja somos nós mesmos. Sim a igreja não avança como deveria por nossa própria causa.  

Permita-me explicar isto melhor:

Toda vez que saímos ou pensamos em fazer algo novo, imediatamente enfrentaremos oposição, isto tanto na igreja como na vida secular.

Sempre haverá criticas, e sempre virão ataques para nos convencer que somos incapazes.

E o inimigo usa essas palavras e estes pensamentos para nos desanimar, esperando com fervor que nunca realizaremos o que nos propusemos a fazer.

Em Apocalipse 12:4 – Nos dá uma percepção de como satanás tenta plantar medo em nós antes mesmo de começarmos.

Ele diz: “O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse”.

A mulher mencionada neste versículo estava para dar à luz, mas o dragão (que representa satanás) havia se posicionado diante dela para devorar o filho recém- nascido.

Esta cena representa uma dinâmica que costuma acontecer em nossa vida como cristão.

Veja toda vez que Deus coloca uma ideia nova em nosso coração ou nos dá um sonho, uma visão, ou um novo desafio para nossas vidas, o inimigo estará lá para se opor a nós.

Não estou me referindo simplesmente aos momentos que queremos fazer coisas “grandes” para Deus; o inimigo não é seletivo.

Seja qual for o caso, quando achamos que chegamos a um nível de resistência, temos que enfrentar um novo nível de oposição de nosso inimigo.

Vamos aprender algo com isto:

A Bíblia nos diz que a oposição vem com a oportunidade, vamos ler novamente nosso Versículo chave para hoje.

“Porque há uma ampla porta bem aberta para eu pregar e ensinar aqui. Isso esta acontecendo, mas há muitos inimigos.”

Vamos juntos nesta luta, e entendermos de uma vez por todas:

“Deus está sempre conosco e não precisamos temer.”

“Algumas situações podem nos parecer grandes demais para nós, mas nada é impossível para Deus. Ele não fica surpreso ou assustado com nada.”

Agora vamos olhar para nós

Posso te garantir que o medo que nos é colocado pode não ir embora, não é algo que nos livramos facilmente, mas precisamos aprender a vencê-lo.

Isto é como academia:

Quando começamos, ficamos doloridos, mas a medida que seguimos em frente em meio a dor, criamos músculos e ganhamos forças.

O que diferencia a igreja de hoje com a igreja dos dias de Paulo era a capacidade de enfrentar novos desafios e oposições.

Precisamos ser ousados e determinados naquilo que Deus colocou em nossas mãos para fazê-lo… Precisamos ter coragem e seguir em frente mesmo em meio às adversidades.

Em vez de orarmos para Deus nos tirar o medo, deveríamos orar para Deus nos dar Espírito de ousadia e coragem, somente assim enfrentaremos novos inimigos.

Quais são os inimigos que você está enfrentando?

Seja qual for só não se esqueça de uma coisa: Nós não estamos lutando contra gente feita de carne e sangue. Efésios 6:12

Eu quero te convidar a usar uma arma poderoso contra o inimigo a ORAÇÃO, vamos nos colocar de pé e orar com ousadia para derrotar o que nos tem amedronta e nos afrontado.

Quando Deus convocou Josué para uma missão, ele sabia que Josué estava com medo, por isso Ele lhe disse: “Seja forte e corajoso”. Eu O estou enviando.

Em outras palavras ele estava dizendo para Josué: Faça, mesmo com medo… Siga em frente, não pare, não desanime não abaixe sua cabeça não se de por vencido.

Precisamos nos lembrar das promessas de Deus em Isaias: Não tema, pois eu estou contigo… Eu o fortalecerei… Eu o ajudarei.

Por tanto, usem cada peça da armadura de Deus para resistir ao inimigo sempre que ele atacar, e quando todo ataque tiver acabado ou pelo menos dado uma trégua vocês ainda estejam de pé.

Não adie mais um dia para edificar a igreja de Jesus. Envolva-se, se aliste neste exército de Deus. Nós somos um povo guerreiro que não se curva meus irmãos. Mas que se posiciona na grande guerra contra tudo que nos assombra.

Precisamos também aprender a valorizar pessoas e encorajá-las.

O maior patrimônio de uma igreja não é o prédio, o orçamento financeiro ou os ministérios. O maior patrimônio que uma igreja tem são pessoas.

A matéria prima da igreja é gente. Gente igual a mim e você. Pecadoras e falhas nas quais o Espírito Santo está moldando e transformando conforme o seu querer.

Paulo ainda os adverte: “Estejam vigilantes, mantenham-se firme na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes e façam tudo com amor”. (13,14).

Existe uma porta aberta, ampla, promissora para nós… E sabemos que há muitos adversários.

A Igreja em Atos prevalecia, pois a evidencia de uma igreja cheia do Espírito Santo é a comunhão e união dos irmãos.

Desta forma a igreja tinha a simpatia do povo e O Senhor acrescentava os que iam sendo salvos.

O que vamos fazer? Vamos nos unir e assumir nosso papel no reino, enfrentando assim as adversidades, ou vamos parar, desistir e deixar de lutar?

A palavra de hoje é para te encorajar a continuar na luta, mesmo diante das dificuldades… Mesmo diante dos adversários… Mesmo diante das crises.

Pois sabemos que maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo.

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s