OS DIAS CONTINUAM ASSIM!

errt

Miquéias 7: 1 – 7

A série “Os dias eram assim” transmitida pela rede globo retrada a período da ditadura militar e a luta pela democracia.

O povo saiu às ruas para exigir mudanças e o direito ao voto, desta forma poder escolher os seus próprios governantes.

Chegamos aos dias de hoje e eu fico me perguntando… Lutamos tanto para eleger quem? O que nossos políticos estão fazendo com o Brasil? Corrupção generalizada.

Não estou dizendo isto em apoio à volta da ditadura, mas sim em sabermos escolher melhor aqueles que vão governar esta nação.

Não sei quais são os seus sentimentos ao assistirem aos telejornais e ver tanto roubo, tanta corrupção, mas eu sinceramente estou cansado, angustiado… Cansei.

Já não estou suportando mais ver o jogo político para todos se safarem e ficarem impunes. E tudo isto em nome da governabilidade…

Quando vi um vídeo falando o quão atual é a bíblia, fiquei meditando neste capítulo de Miquéias e isto me trouxe um enorme alívio na alma.

 A dor e os sentimentos de Miquéias eram os mesmos.

Os dias eram assim… E continuam assim!

Em seu grito de gemido ele fala que vive um período de desgraça, pois se compara a alguém que sai para colher frutos e não acha nenhum.

Não existia mais fruto na videira… Israel estava sendo comparada a uma videira seca.

Ele procura algo para saciar a sua fome e já não tem o que comer.

Então ele sai novamente, agora para procurar um homem justo.

E para seu desespero não encontra nenhum… Corrupção generalizada de um povo. Não há um justo sequer.

Não havia um homem reto… O apostolo Paulo toma as mesmas palavras de Miquéias e diz: “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se inúteis; não há ninguém que faça o bem, nenhum sequer.” Rm. 3: 10.

Miquéias vai ainda mais longe e diz: “O governante exige presentes, e o juiz aceita suborno. Os poderosos (empresários) impõem o que querem”.

A corrupção atingiu a todos, o governo, os juízes, os sacerdotes, e os profetas.

Creio que a maior de todas as corrupções está no meio do povo evangélico: Todos estão tentando subornar Deus com seus dízimos, ofertas e campanhas para tentar comprar benefícios próprios.

Cada homem tem o seu preço… O melhor deles é como um espinheiro e o pior como uma cerca de espinhos… Não mexa com nenhum deles que você saíra ferido.

Diante disto reinará apenas confusão entre o povo. O povo ficará perdido em relação a quem é quem.

Diante de um quadro destes, alguns tendem a agir e fazer justiça com as próprias mãos. (tatuador e o ladrão vacilao).

 O que mais afligiu a alma do profeta Miquéias?

 A deslealdade entre os próprios irmãos. Não dava mais para confiar em ninguém. Nem nos amigos e quanto menos no vizinho.

Acabamos nos tornando feras selvagens… Olhamos para nossos irmãos e amigos não mais como alguém para desfrutar da amizade, mas sim como alguém para ganhar alguma coisa.

Lealdade e amizade foram valores perdidos… Acabou a confiança e a sinceridade nos relacionamentos… O amor ao dinheiro fala mais alto.

Ex: Pecado capital. Mas é preciso viver, E viver, Não é brincadeira não Quando o jeito é se virar Cada um trata de si Irmão desconhece irmão E aí! Dinheiro na mão é vendaval Dinheiro na mão é solução E solidão!

A igreja deve ser um local onde se deve resgatar o valor de vivermos entre irmãos sem interesse algum, apenas desfrutar uma verdadeira amizade e comunhão.

O que mais abateu a alma do profeta Miquéias?

Foi quando percebeu o colapso das instituições familiares.

Até então a família é a célula mater da sociedade. Mas o que ele vê?

O filho desprezando o pai, a filha se rebela contra a mãe, a nora contra a sogra e os inimigos do homem são os seus próprios familiares.

A violência não está apenas no governo, nos magistrados, nas ruas e dentro das igrejas… Ela está dentro de casa… Na família… O ultimo refúgio de esperança está sendo reduzido a nada.

Nossa família deveria ser um lugar seguro, um abrigo dos valores morais e onde a verdadeira amizade e amor devem reinar.

Em síntese, Miquéias se vê perdido e angustiado por olhar as circunstancias.

Ele vê o poder judiciário corrompido perverter a justiça. Juízes se tornaram mercenários e se tornaram transgressores da lei.

Políticos foram blindados pela certeza da impunidade e estão comprando suas sentenças.

A igreja e a família entraram em completa degradação moral… Era o fim da linha… Sentimentos de angustia, tristeza e desgraça.

Diante de um quadro assustador destes, como não se perder? Como não se corromper?

Como guardar o coração e a alma para não se perderem?

Miqueias não somente dá o diagnostico do sistema de corrupção endêmica instalado como o remédio, o antídoto para não se corromper. (guardar o coração e a alma).

“Quanto a mim, ficarei atendo ao Senhor, esperando em Deus, o meu salvador, pois o meu Deus me ouvirá”.

Miquéias sabe a quem ele serve… Ele não vai ficar apenas olhando as circunstancias… Ele ficará atendo, com os olhos fixos em Deus.

Precisamos voltar os nossos olhos para Deus… Ele é o autor e consumador da nossa fé.

Olhar para Deus, é um ato de fé… Deus tem o controle de tudo e tudo está em suas mãos.

Esperando em Deus, o meu salvador… Precisamos de paciência.

Esperar em Deus é um ato de paciência que precisamos aprender e desfrutar ao mesmo tempo em que todos que esperaram em Deus nunca foram decepcionados.

Pois o meu Deus me ouvirá… Esta é uma palavra de esperança.

Certamente Deus me ouvirá. Ele está atento ao meu gemido, a minha dor, a angustia da minha alma… Ele me ouvirá.

Salmo 40: 1 – 3 = Coloquei toda a minha esperança no Senhor, ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição. De um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão e confiarão no Senhor.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s