SENHOR, RESTAURA-NOS.

Salmo 126

 

Chega um momento em nossas vidas que precisamos de restauração. Um reinício, um recomeço.

 

Às vezes estamos desgastados em nossos relacionamentos familiares e precisamos buscar alternativas, buscar novas soluções para nossos conflitos familiares.

 

E para que isto aconteça, precisamos abrir mão de muita coisa e lançar fora aquilo que está gerando tensão na família ou trazendo estrago e obviamente desintegrando a família.

 

Em nossas relações, precisamos aprender a “zerar” situações em que os desencontros, as ofensas e os males entendidos tornam-se infindáveis.

 

Muitas vezes, a melhor alternativa é optarmos, no coração por novos desafios e novos sonhos para a família.

 

Precisamos aprender a “zerar” o dano causado pela amargura de coração.

 

Muitas pessoas em seus relacionamentos estão com o coração travado por causa desta amargura, ressentimentos e estão com seu estado emocional alterados.

 

Neste caso, perdão é a base de um novo recomeço. Perdão é dar uma nova chance para ser feliz.

 

Este salmo que acabamos de ler é um salmo de romagem. Ele começa com um estilo formidável de restauração, mas a partir do versículo 4 parece que muda o clima.

 

Parece que existe um pedido de socorro! SENHOR, RESTAURA-NOS.

 

Ou seja, a alegria vivida no passado acabou não existe hoje, ela foi embora. Foi embora os sonhos do “feliz para sempre”.

 

E quando isto acontece, é sinal de que precisamos ser renovados na alegria do convívio familiar.

 

SENHOR, RESTAURA-NOS! Existe um problema e ele é maior do que as nossas possibilidades e nossas forças.

 

Quando olhamos a situação familiar, precisamos clamar. SENHOR, RESTAURA-NOS.

 

Trás de volta a harmonia em minha casa, em meu relacionamento familiar.

 

E de que forma eles pedem restauração?

 

     “Assim como enches o leito dos ribeiros no deserto”.

 

Existe promessa de restauração para quem semeia a reconciliação.

 

 

Este salmo parece que está dividido em 2 momentos: O passado e o presente.

 

     No passado = O dia do casamento… Ficamos como quem sonha.

 

No nascimento dos filhos… Ficamos como quem sonha.

 

Tudo isto era a plena alegria, os sonhos, esperança, construir juntos, família reunida, harmonia, encantamento.

 

Mas agora… Bom tudo isto é passado.

 

Coisas maravilhosas aconteceram no passado. Lembram?

 

Ela era o amor da minha vida… Não consigo viver sem você… Prometemos o céu… Alcançar a lua… As juras de amor eram eternas.

 

Vieram os filhos, eram lindos. Havia brincadeiras, risos, afeto.

 

Mas agora, isto é passado.

 

Temos que encarar o presente: Cansaço, desmotivação, problemas, desilusão… Magoas marcas… Feridas… Conflitos.

 

Hoje em casa ninguém mais se entende, ninguém mais se fala, ou fala somente o necessário.

 

Hoje a casa é uma verdadeira bagunça, ninguém fala mais a mesma língua.

 

COMO CHEGA UM NOVO TEMPO EM NOSSAS VIDAS?

 

COMO PODE UMA FAMÍLIA SER RESTAURADA?

 

     A restauração começa com ação de Deus.

    

     Quem pode mudar nossa história é Deus, intervenção divina… Deus, somente Deus.

 

Deus, somente Deus pode restaurar a família.

 

Em outra tradução da bíblia diz assim: “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião”.

 

Deus, somente Deus restaura a nossa sorte.

 

Deus, somente Deus traz de volta os cativos.

 

A história: O povo de Deus viveu 70 anos de exílio na Babilônia, então Ciro, rei da Pérsia invade a babilônia e liberta os cativos.

 

70 anos de cativeiro e agora eles voltam para sua terra, voltam para casa e voltam com o sonho de reconstruir suas famílias.

 

Ficaram como quem sonha.

 

O Senhor mudou a sorte de Sião.

 

O Senhor mudou o rumo da história.

 

O Senhor mudou a sorte delas.

 

Se o Senhor fez isto uma vez, Ele pode fazer de novo.

 

     Se o Senhor fez isto em uma nação, Ele pode fazer isto em uma família, em sua casa.

 

     Precisamos clamar: “Senhor, restaura-nos”.

 

     Trás Senhor de volta a esperança, a alegria, o riso, os cânticos e o contentamento.

 

“A nossa boca de encheu de riso e nossa língua de cantos de alegria”.

 

Deus, somente Deus surpreende a todos a nossa volta.

    

     Deus não somente abençoaria a sua casa, mas também aqueles que o cercam… “Até nas outras nações se dizia… Deus fez grandes coisas por eles”.

 

Outras pessoas vão reconhecer Deus em sua grandeza por causa da restauração que Ele vem trazendo.

 

Como povo de Deus, família de Deus, temos uma missão singular para as pessoas que nos rodeiam:

 

  1. a) Sermos exemplo de vida.
  2. b) Sermos exemplo de família.
  3. c) Sermos plenos de afetos.
  4. Vivermos de forma ética.

 

Então outras pessoas entre si falaram a respeito das grandezas de Deus, reconheceram quem é Deus através do nosso testemunho de transformação e restauração.

 

Eles vão querer saber e conhecer quem é este Deus.

 

Este salmo é um convite a olharmos para a nossa história e reconhecer quem tem feito a diferença em nossa família.

 

Deus, somente Deus pode restaurar a família.

 

Precisamos olhar para trás e ver o quanto Deus já tem feito, o quanto Ele já realizou em nossas vidas e clamar: Senhor, restaura-nos.

 

     O profeta Habacuque que viveu o período de exílio clamava: “Realiza de novo, em nossa época as mesmas obras”.

 

     “Aviva, Senhor a tua obra no decorrer dos anos”.

 

Precisamos clamar para reviver o novo de Deus todos os dias.

 

Precisamos lembrar o que Deus já fez no passado e clamar: “Senhor, faz de novo, restaura-nos, muda a nossa sorte, transforma a minha história”.

 

DE QUE FORMA DEUS PODE RESTAURAR?

 

     Deus pode restaurar através de milagres extraordinário e até mesmo de atitudes e decisões do nosso coração.  

 

     Intervenção divina, um recomeço, uma porta que se abre algo inexplicável humanamente falando.

     “Assim como enches o leito dos ribeiros no deserto”. De forma extraordinária.

 

“O profeta Isaias falou também e este respeito: Abrirei rios nas colinas eséreis, e fontes nos vales, transformarei o deserto num lago e o chão ressequido em manancias”. Is. 41: 18.

 

Podemos estar com a vida árida, vazia e desafios enormes pela frente… Mas quando as águas descem do trono de Deus, a situação muda.

 

Mas também existem milagres de Deus em decisões que tomamos no coração:

 

     É quando resolvemos mudar… Resolvemos investir em nossos relacionamentos.

 

É quando tomamos a decisão de semear e semear muitas vezes com lágrimas, com choro e noites mal dormidas.

 

Precisamos semear ter perseverança, não desistir, continuar crendo na restauração.

 

Lembre-se: “O agricultor não colheo fruto do seu trabalho de um dia para o outro”. Primeiro ele prepara a terra, semeia a semente e espera pelo período da colheita… No tempo certo.

 

Quem sabe se você hoje sair daqui e tomar a decisão em seu coração de arar a terra, semear regar a terra muitas vezes com lágrimas, certamente colherão.

 

Existe promessa de Deus também para aqueles que querem restauração.

 

“Voltaram com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”.

 

 

Que possamos clamar: “Senhor, restaura-nos, mude a nossa sorte”.

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s