A PARTIDA E O NORTE

 

partidanorte

A nossa vida é marcada por partidas e chegadas. Por caminhos que tomamos para chegar em algum lugar definido por nós.  Cada caminho com com o seu respectivo norte ou objetivo final, e então, todos os dias iniciamos alguma jornada: seja um novo projeto, um curso, um novo relacionamento, uma amizade ou um novo emprego. Contudo, por mais irrelevante que seja, todo dia iniciamos partidas e escolhemos por caminhos. E nós que somos caminhantes , muitas vezes vezes somos transformados pelos caminhos que escolhemos, seja ele de forma positiva ou negativa. Há caminhos que resultam em coisas boas, em vida, mas também existem caminhos que nos levam a morte. Mas uma coisa é certa: A caminhada muda o caminhante todos os dias.

O caminho muda, e muda o caminhante
É um caminho incerto, não um caminho errado
Eu, caminhante, quero o trajeto terminado
Mas, no caminho, mais importa o durante
Deixei pegadas lá no vale da morte
Um solo infértil aos meus muitos defeitos
Minha vida alargou-se em caminhos estreitos
E eu vi você
A Partida
E o Norte

Caminhos estreitos

Em Mateus7:13 a bíblia nos fala sobre um caminho estreito, diícil de se seguir:

Na passagem acima Jesus diz que o caminho da justiça e da vida é estreito e diícil de se seguir. Contudo nos dias de hoje existe uma cultura popular pregada nas igrejas evangélicas pentecostais que diz que o caminho da fé e o relacionamento com Deus fazem da nossa vida algo mais fácil.

Muitas pessoas até acreditam que o relacionamento com Deus é um atalho para que os desejos do nosso coração se cumpram e sonhos sejam realizados e a partir do momento em que aceitamos seguir a Jesus somos poupados de todo sofrimento (Inclusive existem inúmeros louvores que afirmam isso), contudo, essa filosofia vai completamente contra o que Jesus nos ensina sobre a caminhada por caminhos estreitos.

Jesus nos ensina nas escrtituras que o caminho estreito exige muita determinaçao: é andar na contra mão do mundo, escolher uma vida de renúncia , de amor ao próximo mesmo que ele seja o seu pior inimigo, de estender a mao a quem precisa, virar a outra face e as vezes até andar pelo vale da sombra da morte.

Jesus Caminha sobre as águas

Mateus 14: 22-32

Nesta passagem Jesus aparece aos dicipulos andando sobre as águas em meio a tempestade. Ao verem Jesus se aproximando , os dicipulos ficaram desesperado e Pedro então pede a Jesus para que o fizesse ir ao seu encontro caminhando sobre as águas. Quando Jesus diz ”Venha Pedro” ele começa a andar sobre as águas mas o vento e as ondas o fazem sentir medo, ele começa a afundar e então Jesus o salva.

Pontos de reflexão:

  • Todo caminho que trilhamos possuem sempre 2 coisas em comum:
  1. Em nossa caminhada gostamos de caminhos definidos e trajetos terminados;

Planejamos nossos caminhos sempre em nossas vontades , nos desejos do nosso coração, e queremos sempre que tudo saia conforme o planejado.

  1. Não sabemos como será o durante;

Nós podemos até planejar minuciosamente os nossos caminhos, mas a verdade é que nós nunca saberemos o que iremos encontrar no “durante” deste caminho.

No “durante” desta caminhada, podemos encontrar tempestades, ondas, decepções, sofrimentos.

No caminho entre Pedro e Jesus existia um mar revolto, ondas e vento que o fizeram sentir medo e começar a afundar no meio do caminho.

  • As vezes o nosso caminho pode passar pelo vale da sombra da morte.

  “Deixei pegadas lá no vale da morte , um solo infértil aos meus muitos defeitos. Minha vida largou-se em caminhos estreitos”

O vale da morte se faz quando em meio a caminhada, perdemos a esperança, o medo toma conta do nosso coração e nos cega de tal forma que não conseguimos enxergar o cuidado de Deus para conosco e o seu agir em todas as situações

O caminho muda , e muda o caminhante

Tiago 1: 2-4 (Versão “A mensagem” ) ” Amigos, quando lutas e aflições os atingirem em cheio , saibam que isto é um presente especial. Vocês verão como a fé será fortalecida e como terão forças para continuar até o fim. Por isso não desistam facilmente. Esta perseverança os ajudará a amadurecer e a desenvolver plenamente o caráter de vocês”.

 Quando o nosso caminho passa pelo vale da morte, essa caminhada também acaba mudando  o caminhante. É um momento onde aprendemos a depender totalmente de Deus, e a medida que nos entregamos ao seus cuidados, ele vai consolidando o nosso caráter e a nossa intimidade com ele.

Apesar da tempestade e das ondas Pedro não pensou duas vezes em se lançar ao mar e caminhar em direção a Jesus. Ele foi o mais longe que pode, e se entregou completamente a ponto de precisar ser salvo por Jesus. Ele não hesitou , não quis saber a profundidade do mar ou se a água estava gelada: ele simplesmente se lançou ao mar.

“E ao teu nome clamarei e além das ondas olharei. Se o mar crescer somente em ti descansarei”

  • É possivel ver Deus em meio a tempestade.

Marcos 4:35-41

Quem é este que até o vento e o mar lhe obedece?

Talvez nossa caminhada em algum se tornou algo difícil e doloroso. Assim como Pedro, no meio do caminho as ondas e a tempestade nos tiram a atenção de Jesus, perdemos o nosso norte e nos sentimos sozinhos durante a nossa caminhada.

Contudo ,por mais dificil que seja enxergar, aquele que até o vento e o mar obedecem está conosco: Jesus.

Que você possa ouvir a sua voz, e pedir a Deus que mantenha o nosso olhar além das ondas, para que nós possamos ver Jesus em meio a tempestade.

E é com os olhos fixos em Jesus que nós vamos continuar o nosso caminho. Que ele seja o norte a cada partida das nossas vidas.

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s