O ENGANO DO NOSSO CORAÇÃO

untitled1

 

O ENGANO DO NOSSO CORAÇÃO

 Jeremias 17: 5 – 10

Em nossa confissão de fé dizemos que confiamos em Deus e que a bíblia é a nossa única regra de fé e prática.

Dizemos que a nossa vida é dirigida, guiada pela palavra de Deus e que somos dependentes do que está escrito nesta palavra.

E se é assim, nosso maior desejo como cristão é fazer a vontade de Deus, pois Ele é soberano em nossas vidas.

Será isto mesmo uma verdade?

Ou estamos sendo guiados pelos desejos do nosso coração?

Creio que muitos já ouviram algumas frases assim: “Ouça o que o teu coração manda”. “Siga o seu coração”. “A felicidade depende do que o teu coração diz”. “Faça conforme o teu coração”.

      Estas frases nos trazem conselhos que aparentemente são bons. Mostram que estamos no caminho certo e que não tem como errar… Afinal estamos caminhando seguindo o nosso coração.

Creio que esta é a filosofia de vida de muitos e que muitas pessoas já seguiram o que o seu coração manda e se deram muito mal.

Se eu creio na palavra de Deus e se sou guiado pelo que diz o Senhor então vejo que este é um modelo de vida totalmente contrário no que diz a bíblia.

Vers. 9: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa”.

Se o nosso coração nos engana, como vamos segui-lo? Como vamos ouvir um coração que nos engana?

      “Sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”.

      Se o nosso coração é doente, corrupto e incurável, quem vai compreender o que se passa ou qual caminho seguir?

     Em outra tradução diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Nosso coração é inclinado ao pecado desde que nascemos. Nosso coração é pecador, é corrupto e nos engana.

Como podemos confiar em um coração assim?

Romanos 1: 18 diz que trocamos a verdade de Deus pela injustiça.

Preferimos confiar em palavras humanas, filosofias humanas, invenções humanas do que confiar na palavra de Deus.

E a bíblia diz que desta forma nos tornamos malditos e que o nosso coração acaba se afastando do Senhor.

Confiando em palavras de homens nosso coração se torna um deserto árido, vazio e sem compromisso com a palavra de Deus.

Mas se voltarmos totalmente o nosso coração no que diz a palavra do Senhor nos tornaremos benditos.

“Bendito é o homem cuja confiança está no Senhor”.

Quem confia em Deus em vez de confiar em falsas palavras humanas será como uma árvore plantada junto às águas darão frutos e não temerão nada.

Creio que é necessário aprendermos a respeito da depravação do nosso coração.

      Imaginem se fossemos seguir todos os desejos do nosso coração. Quem realmente você seria? De que forma você estaria vivendo?

Se conhecermos melhor o nosso coração, vamos ver o quanto ele nos afasta de Deus.

Mas se seguirmos os conselhos da palavra de Deus veremos o quanto ela nos leva a buscarmos mais a vontade de Deus do que a nossa própria vontade.

Jack Miller diz algo tremendo: “Somos mais pecadores do que jamais imaginamos ser e mais amados do que jamais ousaríamos esperar”.

Creio que quem entendeu perfeitamente como o seu coração era pecaminoso foi o apostolo Paulo.

Ele diz a seu próprio respeito: “Miserável homem que sou”.  Rm. 7: 24.

Paulo era honesto consigo mesmo. Ele olhou com coragem e honestidade para dentro do seu próprio coração e se achou um miserável.

Quem é honesto consigo mesmo assumi seus próprios erros, confronta-se o seu pecado e caminha em direção a Cristo.

Quem percebe que seu coração é corrupto, enganoso e miserável não coloca a culpa nos outros, nas circunstancias, na família ou na igreja.

Ele sabe que o pecado está nele e que o bem que ele que fazer ele não faz, mas o mal ele sempre acaba fazendo.

Em vez de nos confrontarmos cada dia mais com o nosso próprio pecado e assumirmos que somos pecadores, preferimos nos ater aos ensinamentos humanos à palavra de Deus.

Vem se tornando cada vez mais comum transferirmos culpas e responsabilidades.

Psicólogos responsabilizam os traumas sofridos, educadores responsabilizam a falta de oportunidade e políticos responsabilizam os governos anteriores.

Os sociólogos responsabilizam as péssimas condições sociais, as carência afetivas, a falta do pai, a falta da mãe, o crescimento das drogas.

Na área da homossexualidade dizemos que hoje tudo é normal e que apenas estão seguindo os desejos do coração e suas inclinações.

O pensamento moderno tem trocado a verdade de Deus pela mentira.

Nosso coração está se tornando insensato e obscurecido.

A única coisa que não vemos é alguém afirmar: “Miserável homem que sou”.

      Se todos nós de uma forma corajosa e honesta fizéssemos esta declaração, reconheceríamos que somos os únicos responsáveis por nós mesmos.

Deveria começar por nós mesmos um longo caminho de arrependimento e confissão de pecados.

Deveríamos ver quão necessária é a graça de Deus por nossas vidas e o quanto Ele nos ama ao ponto de nos livrar e libertar deste coração enganoso e corrupto.

Miserável homem que sou… É difícil reconhecer isto, mas este é o princípio pelo qual Deus começa a agir em nosso coração.

Deus tem uma maneira muito especial em mudar os rumos e desejos do nosso coração.

“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de você o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente as minhas leis”. Ez. 36: 26, 27.

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s