SOMOS CASA

casa

#SOMOSCASA

” Deus preferiu essa carne, não quis os templos que eu posso construir , com minhas mãos. Me fez casa, eu sou morada , lugar de DEUS que não está lá fora mas sim mora dentro de mim”

O que você entende quando dizemos que somos casa de Deus? quantos tipos de casa você conhece? Existe a casas organizadas, outras nem tanto , casas bonitas , outras feias , casas que por fora são bonitas mas por dentro nao.

  1. Onde tudo começou:

Bem no comecinho de seu ministério , Jesus estava na galiléia (onde fez o seu primeiro milagre transformando água em vinho) e resolveu ir para Jerusalém participar da festa da páscoa. Chegando no templo em Jerusalém ele encontrou mercadores de todos os tipos e agiotas fazendo negócios dentro do templo. Indignado com a situação Jesus expulsou todos usando chicotes e em seguida disse:

Joao 2-19:21

” Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.
Os judeus responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias? ”
Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.
Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.”

1.1 Jesus começa então a nos dar uma noção sobre sua proposta de reino de Deus: Um reino o qual o templo não seria construido por mãos humanas, e sim por pedras vivas que somos nós: eu , você e pessoas de toda raça , língua e nação.

  1. Paulo em Atenas

Muito tempo depois , em meio de uma de sua viagens missionárias Paulo chega em Atenas, uma cidade tomada por ídolos e templos de diferentes significados. Eles adoravam tantos deuses diferentes que existia um santuário dedicado ao DEUS DESCONHECIDO. Paulo então , quando confrontado por alguns filósofos Epicureus e Estóicos ( Epicureus = o importante era ser feliz, cultuavam o prazer. Estoicos= deixar a vida me levar) , começa a falar sobre um Deus que não habita em templos feitos por mãos humanas.

Atos 17:24

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra , e nao habita em templos feitos por maos humanas”

Atos 17:27

” Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando , pudessem encontrá-lo, embora nao esteja longe de cada um de nós” .

  1. Reflexões

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, nós somos a casa em que Deus habita, mas afinal, o que é ser casa de Deus?

  1. Ser casa é saber que Deus é um Deus de perto e não de longe.

1.1 – Este também se torna o grande segredo da caminhada cristã que alguns descobrem cedo, outros mais tarde e outros nunca descobrem: Deus é um Deus de perto e sempre acessível.

1.2 – Quando disse que derrubaria o templo e em 3 dias construiria um novo, era como se ele estivesse quebrando toda religiosidade e também a idéia de que Deus habita em apenas em templos e que ele está longe de nós.

1.3 – Existem pessoas que passam as suas vidas inteiras procurando Deus em templos a procura de sinais e milagres, pulando de igreja em igreja, sempre atrás de um novo culto diferente ou da nova tendência”Gospel” do momento, mas sem saber que Deus não habita em Templos , ele quer um relacionamento íntimo conosco( É muito comum pessoas deixarem a igreja dizendo que não sente mais a presença de Deus naquele lugar, que precisa ir para uma igreja mais avivada, onde se pode sentir mais forte a presença de Deus).

  1. Ser casa de Deus é ter a conciência e a humildade de saber que estamos em obras constantemente e as vezes é preciso mudar coisas de lugar de lugar dentro de nós” Abri a porta, ele entrou em casa. Estou em obras. Essa morada um dia será perfeição”

2 Corintios 5:17 ” Portanto, se alguém está em cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram ; eis que surgiram coisas novas”

2.1 – Quando abrimos nosso coração para Deus fazer morada ele nos transforma gerando vida dentro de nós. E então acontece a constução de uma nova casa, agora repleta de paz, perdão e graça, onde nunca mais seremos o mesmo pois o amor de Deus nos transforma a cada dia!

2.2 – Para que Deus possa constuir uma nova casa, é preciso deixar de lado algumas coisas velhas. Você já conheceu alguem que gosta de acumular e guardar coisas velhas em casa? Coisas que só ocupam espaço e deixam a casa empoeirada.

2.3 –  Em Cristo a oportunidade de “novos recomeços” nos é dada diariamente, por isso temos a certeza de que somos uma obra ainda inacabada por Deus.

2.4 – Há alguns domingos atrás falamos sobre o pequeno príncipe e seu hábito de cuidar diariamente do seu planeta para eliminar um tipo de árvore cujas raízes poderiam crescer e dominar o planeta a ponto de destruí-lo, e assim funciona conosco. Diariamente nós também precisamos sondar o nosso coração para identificar algumas raízes que nos  fazem mal e acabam crescendo dentro do nosso coração.

  1. Pertencer a uma igreja não nos faz íntimos de Deus. Ser a igreja sim.

3.1 – Quando Jesus destruiu aquele templo e disse que o reconstuiria em 3 dias ele falava do seu corpo: que seria um templo construído por mim , por você e por toda a igreja de Cristo.

3.2 – ” A minha janela são estes olhos que brilham, uma coisa ela mostra: quem a ilumina é o meu amado” . Ser a igreja é carregar a presença de Deus em todo lugar e levar cristo as pessoas pois o brilho dos nossos olhos devem mostrar a todo momento quem mora dentro de nós.

3.3 – Somos igreja quando amamos o nosso próximo, quando passamos a olhar o nosso próximo com um olhar de igualdade, sem julgo, sem preconceito assim como Cristo abordava as qualquer pessoas (Exemplo mulher Samaritana). Quando agirmos dessa maneira é um sinal de que estamos começando a entender o que é o evangelho de Cristo.

3.4 –  É entender que a nossa vida com cristo não se resume apenas em vir na igreja aos domingos e caso isso esteja acontecendo algo precisa ser mudado em nós.

  1. Deus quer um espaço em nosso coração para fazer morada.

4.1 – O Nosso coração é cheio de tudo aquilo que o alimentamos. como você tem cuidado deste lugar onde Deus quer tanto fazer uma morada?

4.2 – Nós alimentamos o nosso coração de tudo o que gastamos tempo e energia (Mateus 6:21 – pois onde estiver o seu tesouro aí também estará o seu coração).

4.2 Deus é muito grande para habitar em templos, ele quer habitar em nossos corações.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s