GRAÇA

deus-acredita-em-voce-e-isso-ja-e-o-suficiente-pra-voce-nao-desistir

Efésios 2: 8 – 9

Por Edgar Bacchini

Toda vida tem uma história. Qual é a tua história e o que marca a tua história de vida?

Somos marcados pelas dores, pelas tribulações e angustias pelas perdas que tivemos que enfrentar e situações únicas e particulares que nunca deveríamos ter vivido e que gostaríamos de esquecer aquele momento.

Somos marcados também por momentos de alegria e contentamento e que também se tornam inesquecíveis.

Hoje aqui temos diferentes histórias, mas muitos com uma experiência comum. E qual é esta experiência comum?

É que eles foram alcançados pela graça de Jesus. Foram abraçados na graça.

O que nos une hoje aqui nos sustenta, nos encoraja e nos dá forças para a jornada é a graça de Deus sobre nossas vidas.

Diante de várias histórias de vida, marcadas pela dor, pelas decepções e desilusões da vida… Batalhas de guerra ou vitórias conquistadas, podemos perceber algo: A graça de Deus tem nos encorajado e nos transformado de forma misteriosa.

Sim, porque a graça de Deus tem o poder de transformar histórias.

Quando tudo parecia perdido… Quando tudo parecia sem razão… Quanto tudo parecia não ter mais jeito… Quando tudo parecia não ter saída… Vem à graça de Deus e transforma tudo.

Somente a graça de Deus escreve uma nova história.

 Precisamos de um salvador, precisamos de um redentor e o seu nome é Jesus Cristo.

Temos visto aqui entre nós, Deus escrevendo uma nova história na vida de muitos por causa da sua maravilhosa graça.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé”.

Deus está muito mais interessado em você do que você possa imaginar. Creio que este é o motivo de você estar ouvindo esta palavra. Deus quer derramar a sua maravilhosa graça sobre você e te transformar.

Quando nos rendemos a esta graça então vem à fé e Deus também nos dá fé suficiente para continuarmos na graça.

Notem algo importante: Não é a gente que se transforma, mas é Deus que transforma a vida da gente.

Por nós mesmo não temos condições nenhuma, chance nenhuma de mudar de vida.

… “Mas quando o evangelho da graça de Deus nos alcança”, então somos transformados, regenerados… Recebemos um novo coração, uma nova mente e uma nova vida.

O homem por si só não pode mudar sua natureza que é pecadora. O profeta Jeremias diz o seguinte: “Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês estão acostumados a praticar o mal”. Jr. 13: 23.

Você por si só não tem condições de mudar de vida… Mas Deus transforma vidas. Deus muda situações. Deus faz o mal se transformar em bem.

O texto de Efésio 2 vai nos revelar o por que o homem não tem condições por si só de mudar a vida.

  • Primeiro que ele está morto… Seus pecados o mataram.
  • Seguem o poder deste mundo governado pelo espírito da desobediência.
  • Vive satisfazendo a vontade de sua carne.
  • Segue apenas os desejos dos seus pensamentos
  • Somos merecedores da ira de Deus sobre nossas vidas.

Mas notem algo muito importante sobre o que é graça de Deus… Deus que muito nos amou deu-nos uma nova vida através de Cristo Jesus.

Deus nos ressuscitou com Cristo… Nos fez assentarmos em lugares celestiais… Para mostrar a incomparável riqueza de sua graça.

Philip Yancey em seu livro “Maravilhosa graça” diz o seguinte:  Deus nos ama o bastante para nos deixar do jeito que estamos, mas nos ama demais para permitir que continuemos os mesmos.

Deus nos ressuscitou juntamente com Cristo… Ou seja, Deus nos tirou da sepultura espiritual… Não precisamos mais viver sob as marcas do passado.

Não precisamos mais continuar vivendo sob o medo… A insegurança… Não precisamos mais viver debaixo das desilusões da vida, debaixo da culpa… Pois Jesus nos dá uma nova vida.

Não há nada melhor do que estar debaixo desta maravilhosa graça.

 Mas afinal, o que é graça?

Graça de Deus significa a decisão amorosa de Deus em nos salvar da maldição eterna e nos abençoar, mesmo nós não sendo merecedores.

Significa que Deus nos ama tanto e de tal maneira que não há mais nada que possamos fazer para Deus nos amar mais. Tudo já foi feito na cruz por meio de Jesus Cristo.

Salvação é um presente de Deus e não uma recompensa por aquilo que fazemos de bom. Não por obras, para que ninguém se glorie.

Notem… Não somos nós que temos que fazer alguma coisa para Deus, mas é Ele que fez tudo por nós.

Deus toma a iniciativa em favor do homem… A boa notícia do evangelho é esta: Jesus morreu por você para que você tenha vida eterna.

  1. Para que você fique livre da culpa.
  2. Para que você fique liberto do pecado.
  3. Para que você fique liberto das amarras do passado.
  4. Para que você viva em novidade de vida.

Deixe-me dar um exemplo simples da graça: Imagine uma noite fria, sombria, angustiante, você acorda na manhã seguinte, abre a janela do seu quarto sombrio e a luz do sol entra pela janela iluminando todo o quarto.

Agora imagine isto multiplicado por milhões de vezes ao quadrado. Foi isto que Jesus faz em nossas vidas.

“Pois Ele nos resgatou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho amado, no qual temos a redenção”.  Col. 1: 13.

Pela graça de Deus Raabe e Bate-Seba, mulheres de comportamento sexual duvidoso, são colocadas juntamente com Maria na genealogia de Jesus.

Salomão, concebido por um adultério e gerado por uma adultera, se torna Rei de Israel, escolhido por Deus.

Somente a maravilhosa graça poderia impedir que uma mulher pega em flagrante adultério fosse apedrejada. Jesus a olha em seus olhos e diz: “eu não a condeno” vá e não peques mais.

Somente a maravilhosa graça poderia receber de volta com uma linda festa um filho rebelde que desperdiçou toda a sua herança.

Somente a maravilhosa graça poderia prometer o paraíso a um criminoso condenado à morte, momentos antes de ele morrer.

Somente a maravilhosa graça poderia permitir que uma pecadora se aproximasse de Jesus, lavasse os pés do Senhor com suas lágrimas, enxugasse-os com seus longos cabelos e os beijasse… E depois ouvir sua doce voz: “Eu perdoo os seus pecados”.

Somente a maravilhosa graça poderia transformar Saulo, um implacável perseguidor dos cristãos, em Paulo, o mais notável de todos os missionários cristãos e nos deixou esta carta.

Todos que estão debaixo da graça não carregam mais o peso da culpa, nem o peso do remorso, nem o peso da vergonha, nem o peso da lembrança de qualquer divida.

Jesus morreu por nós, todo o sacrifício já foi feito e não há mais nada a fazer a não ser nos rendermos a esta maravilhosa graça.

 O convite de Jesus hoje para você é: Renda-se a esta maravilhosa graça aceite a graça de Deus que nos é dada por meio de Jesus Cristo. 

Mas alguns cristãos mais antigos têm que se renovar nesta mesma graça.

Tem que se relembrarem como foram alcançados e como abraçaram a fé em Cristo Jesus.

Alguns perderam o entusiasmo pelo amor de Jesus por suas vidas.

Seu relacionamento com Jesus caiu na religiosidade e você necessita de uma renovação da graça de Deus sobre sua vida.

É tempo de renovarmos a nossa paixão por Jesus e vivermos a plenitude da graça de Deus.

Novas pessoas têm sido alcançadas por este amor e temos que ajudá-las a crescerem na fé, mas se estivermos fracos… Como iremos alcança-las?

Por fim, precisamos nos relembrar o que éramos antes da graça de Deus ter nos alcançados e voltarmos a ter a mesma paixão por Jesus e sermos gratos a Ele.

Não podemos perder de vista de onde Jesus nos tirou e o que Ele fez e está fazendo por nós.

E o convite para você é que você se renove nesta mesma graça. Abrace Jesus novamente com o mesmo ardor de antigamente.

Permita que o cálice da graça de Deus transborde em sua vida.

Gostaria de terminar contanto a história de John Newton.

Sua mãe lhe ensinou a palavra de Deus até os oitos anos de idade quando ela faleceu. Foi trabalhar com seu pai esquecendo-se de tudo o que aprendeu e se tornou um homem briguento, estúpido e truculento.

Mais tarde se tornou mercador de escravos e comandante de um navio negreiro na Inglaterra.

Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois de ele deixar o convés, o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade.

Mais tarde ele comentou que durante a tempestade ele sentiu que estavam tão frágeis e desamparados e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento.

Depois de 43 anos servindo a Deus ele diz: “Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: que eu sou um grande pecador, e que Cristo é meu grande salvador!”

Ele se tornou o compositor do hino mais cantando durante séculos: Maravilhosa graça.

Essa canção tem uma força e uma autoridade únicas. A melodia é de autor “desconhecido”, nasce do canto do escravo no navio negreiro. E eterna, porque Deus guarda o choro anônimo dos que não têm voz.

Nós também somos o poema de Deus, sua obra-prima. Somos feitura Dele para realizarmos a obra Dele.

Somente a graça maravilhosa de Jesus nos transforma nos perdoa e nos livra e nos liberta do império das trevas.

Deus tem uma nova história para escrever em nossas vidas.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s