UMA ESCOLHA PODE TE LIBERTAR

Atos 17:16 a 34
Por Nelson Smarra Cintra

Em tempos de tanta intolerância, como os que vivemos hoje, uma das provas de amor mais consistente e revolucionária é a capacidade de pensar diferente e permanecer junto.

Intolerância: comportamento daquele que reprime por meio da coação ou da força as idéias que desaprova.
Exemplos de intolerância:
– Partidos políticos
– Torcidas
– Igrejas
– Famílias
– Ideologias
Sem esta capacidade, casamentos não duram, amizades deixam de existir, igrejas se dividem e acabam, guerras surgem, etc.

A questão aqui não é mudarmos de time ou de partido politico mais sim a maneira, como lidados com aqueles que pensam diferente de nós.

Leia Atos 17:16 a 31

O teólogo Eugene H. Peterson diz que a estratégia missionária de Paulo priorizava os centros urbanos.
Não é a toa que o texto lido nos mostra o apóstolo em Atenas, uma “metrópole” da época, berço da filosofia e do pensamento livre, lugar de muita idolatria, religiosidade e deuses para todos os gostos. Neste ambiente, em meio a um povo de histórias e crenças totalmente diferentes, Paulo decide permanecer, movido por amor, a fim de compartilhar as boas novas de Jesus.

Esses filósofos que debatiam com Paulo tinham algumas semelhanças com a nossa sociedade atual.

Os Epicureus, materialista ao extremo. O homem vive como se não houvesse um porvir: importa o aqui, o agora, o imediato. Busca o prazer a todo custo. Hedonismo é a palavra-chave (Hedonismo: dedicação ao prazer como estilo de vida).
À semelhança dos estóicos, aprisionada a um fatalismo ingênuo que têm servido de desculpa para a inércia, para a inoperância, para uma vida ao “Deus dará”. Dando margem à insensibilidade quanto ao sofrimento do próximo e ao próprio sofrimento, sempre utilizando as velhas máximas como desculpa: “Deus assim o quis”, “Se Deus quiser”, não movendo uma palha sequer para reverter situações adversas.

Agora atrelo com o filme, a personagem Tris estava vendo que o homem mau (David) planejava destruir uma cidade, ela com a necessidade de ajudar não mediu esforços para ajudar aquelas pessoas.

No filme tinha o personagem mau, mas na nossa vida não vemos o homem mau, “porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12

De um lado a Tris a divergente querendo ajudar aquela cidade.

Do outro Paulo diante de sua inquietação em Atenas, em um tempo de tanta intolerância, querendo ser diferente naquele lugar, querendo levar o amor de Cristo, querendo levar a mensagem de Jesus, querendo levar a mensagem da Cruz.

Imagino como Paulo estava se sentido.
Se eu não for, quem vai levar uma mensagem para essas pessoas que pensam diferente de nos, eu não concordo mais eu acredito que podemos andar junto, porque só assim o amor de Cristo vai chegar.

E Paulo buscava sabedoria de Cristo, buscava conhecimento, buscava novidade de vida, e reparando no verso 23 ele cita uma observação da cidade que ele estava e no 28 ele cita um poeta deles, ele estava ligado no que estava acontecendo.

Aquelas pessoas estavam sedentas por novidade, mesmo sendo uma loucura o que Paulo estava dizendo o evangelho de Cristo é novidade de vida e ele estava incomodando aquelas pessoas.

No livro de atos capítulo 17 mostra que mesmo alguém como Paulo, com um passado tão obscuro (ele perseguia, prendia e matava os Cristãos, gente de quem ele discordava teologicamente), pode ser transformado pelo amor de Deus.
Quando Deus nos ensina a amar, nós passamos a nos preocupar mais com o bem do outro (em Jesus) do que em defender nossas próprias ideias ou nossas razões.

Com a personagem Tris, aprendemos que ela se doou pela as pessoas sem nenhuma restrição.

E Paulo ele se doou também por aquelas pessoas que pensava diferente dele, porque a questão não é estar certo mais sim levar às boas novas as pessoas que estão tão sedentas por algo novo, e esse algo novo é Cristo.

Eles estavam pesando no bem do seu próximo.

A escolha de levar o amor de Cristo vai libertar as nossas vidas!liberdade

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s