Socorro bem presente.

 

caverna-e-morcegos-wallpaper-17036SOCORRO BEM PRESENTE
Por Pedro Brito

1. Introdução
Por muitas vezes em nossas vidas existem momentos em que precisamos ser socorridos por Deus. Momentos que nos parecem irreverssíveis , onde nossas forças se esgotam e o desgaste chega ao seu limite a ponto de não sabermos mais o que fazer.
(Lamentações 3:19-23)

Mesmo sabendo que Deus é conosco,das suas misericórdias, de suas promessas para nós, as vezes a fica difícil trazer a memória algo que nos dê esperança durante um momento de dificuldade.
Nesta mensagem iremos aprender algumas lições valiosas com personagem muito conhecido, que passou momentos de extrema aflição.
3. Davi na caverna de Adulão (1- Samuel 22: 1-4).

Neste momento Davi era um Jovem muito querido pelo povo de Israel pois havia acabado de derrotar o gigante Golias. Ha pouco tempo também Samuel o havia ungido como o homem que seria o sucessor do rei, homem segundo o coração de Deus (Pois Deus já havia rejeitado o reinado de Saul por sua desobediência). Davi passou então a trabalhar para o rei Saul e tudo o que lhe era atribuido Davi fazia com tanta exelência que o rei lhe concedeu um posto elevado no exército de Israel.
Em meio a ascensão de Davi, Saul começa a sentir inveja e decide matar Davi. Quando Davi decobre as intenções de Saul ele foge por diversas vezes até que encontra abrigo em uma caverna chamada Adulão (Significado de Adulão: 1- Justiça do povo ; 2- Refúgio ;3- Esconderijo).
Para surpresa de Davi, enquanto estava em Adulão, homens de todas as regiões de Israel foram procura-lo com a intenção de segui-lo.
Então Davi que sempre foi reconhecido pela sua coragem, pelo seu instinto de guerreiro se encontrava escondido em uma ceverna, com medo de Saul. ( Medo é uma palavra que não combina com a história de Davi: sempre corajoso e guerreiro, enfrentava os leões e ursos que tentavam entrar no aprisco de suas ovelhas, e por recentemente havia enfrentado o homem mais temido em Israel: Golias).

4. Lições de Davi na caverna de Adulão:

4.1 Caverna de Adulão: um lugar onde a Justiça de Deus é buscada;
Davi era um guerreiro nato, homem valente e corajoso. Contudo Davi escolheu se refugiar ao invés de confrontar Saul. Davi preferiu confiar na justiça de Deus do que fazer justiça com as próprias mãos.
Provérbios 20: 22

Quando buscamos o revide ou a nossa própria justiça , reconhecemos que somos independentes de Deus, que a nossa própria justiça nos basta, porém quando esperamos pela justiça de Deus , reconhecemos que Jesus é o senhor de nossa vida, que dependemos de sua justiça (Hoje vivemos em uma sociedade onde o revide é algo natural).
Quando somos afrontados, esse é o momento de nos diminuir cada vez mais, para que Jesus cresça em nós, nos dando paz e refúgio no momento certo.
Em meio a caçada de Saul por Davi, por diversas vezes Davi teve oportunidade de se vingar e matar Saul, mas não o fez.
4.2 A caverna é lugar de quebrantamento.
Davi, homem valente e corajoso , se vê tomado pelo medo e cansado de fugir das mãos de Saul. Davi não entendia os motivos que o levou a se refugiar na caverna de adulão. Angustiado , abatido e depressivo, Davi escreve o Salmo 142:

A caverna é um lugar onde nos quebrantamos, onde todas as nossas fraquezas e falhas são reveladas, onde podemos clamar a Deus por socorro e depositar nele a nossa esperança.
Muitas vezes não entendemos o porquê de algumas situações , e acabamos nos abatendo, perdendo a fé e nos esfriando espiritualmente. Mas é nessa hora que devemos juntar forças para colocar diante de Deus tudo aquilo que nos aflige: nossos medos, angústias e aflições.
Talvez esta oração feita por Davi tem sido também a sua oração. É momento de se quebrantar na presença do Senhor.

4.3 Na caverna somos curados .
1- Samuel 22:2

Quando ficaram sabendo sobre Davi, todos os que também estavam enfrentando problemas, endividados, abatidos , cansados e sem esperança vieram a presença de Davi.
Em 2 Samuel 23:8 podemos ver a transformação desses homens sem esperança que acompanhavam Davi. Se transformaram em verdadeiros lideres e guerreiros corajosos do exército de Israel.
São em momentos como estes , onde nossas fraquezas são reveladas , que dependemos mais de Deus , e então somos restaurados e curados.
2 Coríntios 12:9

Deus não fala com os fortes. é preciso se quebrantar e colocar as nossas fraquezas diante de Deus e somente assim, após reconhecer nossa dependência de Deus, podemos ser tratados.

4.3 Tempo de sair da caverna.

A Caverna de Adulão foi um lugar de refúgio, de quebrantamento, libertação e cura na vida de Davi. Foi um lugar de Busca profunda em um momento da vida de Davi onde ele se viu tomado pelo medo, e sem esperanças.
Mas antes de tudo a caverna de Adulão foi algo passageiro na vida de Davi, um lugar de refúgio e fortalecimento em meio ao medo e desespero. Davi sai desta experiência na caverna fortalecido e segue a sua caminhada triunfante até a sua posse como rei de Israel.
Talvez você também esteja como Davi quando chegou a caverna, abatido , sem esperança, depressivo, cheio de problemas e dificuldades.
Não sei quais foram os motivos que o fizeram buscar por uma caverna para se refugiar. Talvez a falta de esperança, a depressão, os problemas da vida…
Mas diante disso eu tenho uma boa notícia: Jesus é o nosso refúlgio.
Mateus 11:28

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s