O Deus que te guia(parte 1)

O DEUS QUE TE GUIA (parte 1) –

Pastor : Edgard Bacchini

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” Prov. 16: 9.

Existem momentos que temos que tomar decisões e não sabemos qual decisão tomar.

Não sabemos o que fazer… Para onde ir… Qual caminho seguir… Que direção tomar.

Como cristãos devemos ter uma certeza: É Deus quem nos guia, quem dirige os nossos passos e que nos mostra qual caminho devemos seguir.

Deus tem prazer em guiar e dirigir o seu povo. Ele sabe qual caminho é o melhor para cada um de nós.

Quando Deus chama Abraão, o Senhor lhe disse: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei”. Gn. 12: 1.

Abraão obedece, sai sem rumo e sem destino, apenas confiando na palavra que O Senhor seu Deus lhe falara. Deus estava dirigindo os seus passos.

Abraão peregrinou por terras estranhas, em meio a povos estranhos e culturas estranhas, mas confiou que Deus estava dando a ele sua direção.

Em alguns momentos ele andou errante, foi por caminhos alternativos e tomou decisões por seu próprio coração, mas a boa mão do Senhor jamais o desamparou.

Deus falou que ele seria uma benção onde ele andasse.

Certo dia Abraão e seu sobrinho Ló tiveram um desentendimento por causa dos seus rebanhos.

Abraão era um homem sábio e não queria briga com seu sobrinho, por isto lhe disse: “Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita, se for para a direita, irei para a esquerda”. Gn. 13: 9.

Abraão deu a prioridade de escolha a Ló, que logicamente escolheu o que era melhor aos seus próprios olhos. (Escolheu todo o vale do Jordão).

Notem: Ló escolheu o que lhe parecia melhor, um lugar verdejante, onde parecia que ali iria prosperar.

Abraão parece ter ficado com a pior parte. Mas a melhor parte era que Deus estava guiando os passos de Abraão. Deus estava ao lado de Abraão.

Nem sempre o lugar de melhor aparência é o caminho melhor para se seguir. Não era o lugar, mas sim quem estava dirigindo os seus passos.

O salmista declara: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir, eu o aconselharei e cuidarei de você”. Sl. 32: 8.

Certa vez Abraão estava preocupado com quem seu filho Isaque iria se casar. Então ele pede para o seu servo procurar uma esposa para Isaque. Gn. 24.

Abraão fez apenas uma recomendação ao seu servo: “Não buscar esposa entre os cananeus e sim no meio dos seus parentes”. Gn. 24: 3.

Aprendemos aqui uma grande lição: Existem lugares em que você não vai encontrar uma boa esposa ou um bom marido ou ainda bons relacionamentos.

Deus conduziu o servo de Abraão até a casa de Naor. Quando viu a jovem Rebeca ficou reparando nela.

O que ele viu em Rebeca: Era bonita, virgem, trabalhadora, prestativa, prontidão para servir, obediente aos pais e hospitaleira.

Então o servo de Abraão agradeceu a Deus e disse: “Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão que não retirou a sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor”. G. 24; 27.

Onde estamos procurando bons relacionamentos? Boas amizades? Bons casamentos?

Notem: O servo de Abraão orou ao Senhor pedindo direção e bom êxito em sua busca por uma esposa.

Permita que Deus lhe guie em direção as suas melhores escolhas.

Onde estamos buscando bons relacionamentos? Boas amizades? Bons maridos? Boas esposas?

De que forma estamos buscando tomar decisões: Orando? Consultando a Deus? Buscando direção em sua palavra?

Quando temos que tomar uma decisão devemos fazer uma pequena pergunta a Deus: O que a tua palavra orienta a respeito desta decisão que tenho que tomar?
Devemos sim planejar nosso caminho, traçar nossos projetos e planos, mas precisamos pedir que o Senhor venha dirigir nossos passos.

Se buscarmos direção em Deus, certamente Ele terá o maior prazer em nos guiar nos melhores caminhos.

“O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão”. Sl. 37: 23.

Quando fazemos planos e traçamos nossos caminhos, Deus olha para a conduta do nosso coração. Se nossa conduta agradar ao coração de Deus, ainda que venhamos a tropeçar, pegar caminhos errados e cairmos, certamente o Senhor nos tomará pela mão e nos sustentará.

Devemos orar como Davi: “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. Sl. 139: 23, 24.

Permita que Deus dirija os seus passos, consagre a Ele tudo o que você faz e seus planos serão bem-sucedidos. Prov. 16: 3.

Lembre-se sempre: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem da boca do Senhor”. Prov. 16; 1.

Que O Eterno possa te guiar em todos os seus caminhos.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s