A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR.
Texto para Reflexão: Leia I Coríntios 11: 23 – 34
Este é sem dúvida alguma, uns dos momentos mais importantes para a igreja do Senhor Jesus: celebrarmos a ceia juntos.
Este é um momento para refletirmos e relembrarmos a obra de Cristo feita na cruz e o seu sangue derramado.
Devemos também nos lembrar de que quem instituiu este memorial foi o próprio Deus desde os tempos do Antigo Testamento, quando o Senhor libertou o seu povo da escravidão do Egito.
Apesar de algumas diferenças, existe um paralelo entre a celebração da páscoa judaica descrita no Antigo Testamento e a celebração da ceia instituída por Jesus no Novo Testamento.
Vemos, inclusive, que Jesus instituiu a ceia como memorial enquanto celebrava a comemoração da pascoa judaica. Portanto, há uma clara ligação entre as duas celebrações.
Vamos relembrar um pouco da comemoração da páscoa no Antigo Testamento. Vemos que o ritual de celebração da páscoa foi instituída pelo próprio Deus como um memorial. Veja alguns dos traços mais marcantes da festa celebrada pelos israelitas:
- Todo o povo deveria estar preparado para aquele momento.
- As famílias deveriam se reunir e sacrificar um cordeiro ou cabrito.
- Se a família fosse pequena demais, deveriam dividi-lo com seu vizinho mais próximo.
- Deveriam passar um pouco do sangue do cordeiro nos batentes de suas portas. A morte (praga) não iria entrar na casa que estivesse marcada com o sangue;
- Deveriam comer depressa, e estarem preparados para a fuga. Cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão.
- Deveriam lembrar que o Senhor Deus é o único Senhor e a praga da destruição não os atingiria.
- Deveriam repetir todos os anos aquele ritual em memória ao Senhor pelo que Ele fez. “Para não serem destruídos por falta de conhecimento”
- Quando os filhos daquele povo perguntassem o que estavam comemorando, eles responderiam prontamente: “Esta é a páscoa do Senhor”.
- Quando atravessaram o mar vermelho e viram seus opressores destruídos, perceberam que estavam realmente livres. Então houve louvor ao Senhor. Moisés cantou um cântico novo e Miriã pegou um tamborim tocou e dançou e proclamava: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente…”.
Desta forma se deu início a uma grande história de libertação de um povo que estava cativo. Eles ficaram livres para partirem rumo à terra prometida.
Quais são as dimensões da ceia do Senhor para a igreja de Cristo?
Da mesma forma que Deus libertou seu povo da escravidão do Egito, assim Jesus nos libertou da escravidão do pecado.
Jesus mesmo instituiu a ceia em uma festa de comemoração (páscoa). Àquele seria um momento de uma nova aliança, feita com o seu próprio corpo e sangue (Jesus é o Cordeiro da Nova Aliança).
“Fazei isto em memória de mim…”. A ceia é celebrada para manter viva a memória do que Jesus fez por nós.
O pão recorda o seu corpo que é dado por nós. O vinho recorda o seu sangue que ele derramou para a remissão dos nossos pecados.
Amados, não podemos negligenciar um momento tão importante para nossas vidas. Devemos reunir a família para participar desta celebração, com plena consciência de todas as suas dimensões.
Portanto, temos que estar preparados espiritualmente, conscientes da obra de Jesus na cruz em nosso favor:
Pelo sacrifício de Jesus na cruz, fomos perdoados e reconciliados com Deus;
- Nosso pecado foi cravado na cruz;
- Jesus declarou: “Tetelestai”, ou “está pago”, “está consumado” = todos fomos declarados sem culpa.
- Fomos revestidos de uma nova vida;
- Recebemos uma nova aliança. Firmada com sangue.
- Fomos libertos do poder do pecado;
- Fomos libertos de toda e qualquer maldição;
- Fomos libertos do poder e das amarras de satanás;
- Somos um povo restaurado para vivermos para Deus;
- Somos um povo livre!
Aquele povo no passado caminhou pelo deserto e foi conduzido por uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite.
Da mesma maneira, nós agora somos conduzidos em nossa caminhada com Cristo, pelo poder do Espírito Santo de Deus que habita em nós.
Estamos agora envolvidos em um grande mistério: Somos corpo de Cristo. Membros de uma mesma família espiritual (a Igreja).
Por isso não podemos participar deste momento de forma indigna, sem discernir o corpo de Cristo.
Por isso temos que esperar uns pelos outros, confessar nossos pecados e pedir perdão se ofendemos alguém. A ceia somente pode ser celebrada se a comunhão estiver plenamente restaurada.
A Igreja de Corinto fazia acepção de pessoas. Comiam e se embriagavam e não esperavam pelos menos favorecidos.
Faziam da Ceia do Senhor um momento banal, como mais uma festa celebrada na carne. Não discerniam a importância espiritual daquele momento, pecando, assim, contra o próprio Corpo de Cristo.
Devemos nos examinar: Estamos pecando contra o corpo de Cristo? Ou estamos edificando o corpo de Cristo?
Estamos causando divisão na Igreja ou restaurando a comunhão? O verdadeiro cristão luta para conservar a comunhão e a paz.
Quem pode e deve participar deste momento de celebração?
Todos aqueles que confessam que Jesus Cristo é Senhor de suas vidas e foram lavados pelo sangue do cordeiro.
Devemos estar sempre prontos e preparados para este momento tão especial na vida do cristão. E quando nossos filhos perguntarem o que significa isto, responderemos: “É a Ceia do Senhor”.
- A celebração da ceia é momento de trazer a memória o que Cristo fez;
- Um momento de confissão de pecados;
- Um momento de perdão e absolvição;
- Um momento de gratidão;
- É um momento de reafirmamos nossa aliança com Jesus;
- É um momento de comunhão;
- É um momento de revermos nossa “participação” no corpo. Como temos investido nossos dons e talentos em prol do Reino de Deus?
- É um momento de renovação da fé;
- É um momento de esperança para um novo tempo em nossas vidas;
- É um momento de libertação e de celebrarmos a vitória de Cristo;
Creio que desta forma estaremos preparados para celebrarmos uma grande festa ao Senhor. Com louvores, cânticos, palmas, danças e alegria no coração.