RELACIONAMENTOS TRANSFORMADOS – Pr. Edgard Bacchini

Texto para reflexão: Leia João 2: 1 – 10

Primeiramente, gostaria de dizer que não existe família perfeita. A família está sempre em constante reforma e não existe nada pior do que reformar a casa morando dentro.

Algumas vezes nosso relacionamento familiar tem que ser transformado e creio que Jesus deseja fazer isto em nossa casa. E transformar para melhor.

Interessante notar que o primeiro milagre de Jesus começa em uma festa de casamento. Ele transforma a água em vinho. (Alegria constante).

Jesus deseja transformar nossos relacionamentos familiares e transformar para melhor. Pois o vinho não pode acabar em um casamento. A festa é para toda uma vida.

Uma pergunta: Como está nosso relacionamento familiar? Mais para água ou mais para vinho? Ou não estamos nem notando que algo está acabando?

Notem: A festa está acontecendo e ninguém percebeu que o vinho estava acabando. Assim são os nossos relacionamentos. Vão se esgotando, e sequer percebemos.

Ninguém acorda de manhã e diz: “Querida, hoje vou me separar de você, acabou, chega”. Isto é algo que vai acontecendo e, quando vamos ver, pode ser tarde demais.

Ninguém (ou quase ninguém) acorda de manhã decidido a brigar, gritar ou discutir com os filhos. É um desgaste que vem se acumulando diariamente.

Vamos nos esgotando com atitudes, palavras, ações, gestos e falta de sensibilidade,  que é – também – falta de amor.

Quatro questões básicas para refletirmos:

1) ELES NÃO TÊM MAIS VINHO:

Estamos tentando salvar nossa família com nossas próprias ideias ou filosofias, sem ao menos experimentar o que Jesus tem de melhor para sua família.

O vinho acaba quando a prioridade não é a família, mas sim a carreira profissional, o sucesso, o possuir, ter, ganhar, enriquecer.

O vinho acaba quando começamos a viver para nós mesmos e não para o prazer e satisfação do outro.

O vinho acaba quando deixamos de ser felizes em, simplesmente, fazer o outro feliz.

Quais são os sinais de que o vinho (relacionamento) está acabando?

Quando falta diálogo, comunicação, quando não têm mais nada para conversar ou as conversas se resumem a  palavras ásperas, agressivas.

Pais não conversam com seus filhos e vice-versa.  Cada um entretido com seus próprios interesses, com a cara enfiada em seu computador, celular, Iphone. Este tipo de relacionamento vai, pouco a pouco, nos tornando frios.

Não temos tempo para a família. Não sentamos juntos, não tomamos nossas refeições juntos, não oramos juntos e não meditamos juntos na Palavra de Deus.

Não sentamos juntos à mesa – melhor lugar para dialogar, dar risadas e buscar conselhos, ou, simplesmente,  jogar conversa fora.

Não nos interessamos sobre como vão nossos filhos na escola, ou a carreira que eles vão escolher. Quais seus anseios, dúvidas, temores.

Não cultivamos a amizade com nossos filhos, não abraçamos e nem dizemos que o s amamos.

Outros sinais de esgotamento: Quando não existe mais carinho,  desejo,  toque, chamego. Vontade de sair juntos, passear, andar de mãos dadas.

Qual é o reflexo disto? Não existe mais prazer, desejo. A esposa não se prepara mais para seduzir o marido e o vice e versa. O sexo serve apenas para cumprir uma obrigação, uma necessidade fisiológica.

Acaba o respeito, o prazer e a cumplicidade.

Onde foram parar as promessas, os votos, os sonhos que um dia uniram duas vidas? E aquele desejo de envelhecerem juntos, criarem seus filhos?

Alguns tendem a buscar uma “garrafa de vinho” fora da relação. Nem que seja virtualmente, o que está muito em moda hoje em dia.

2) FAÇA TUDO O QUE ELE MANDAR.

Temos que ter a ousadia para ouvir o que Jesus está falando e voltar a realinhar os nossos pensamentos com a voz de Jesus.
Existem pessoas orando e jejuando para seus cônjuges mudarem,  para que seus filhos mudem ou se “convertam”, para que aconteça um milagre. Porém, muitas vezes, as pessoas  não estão fazendo o que Jesus nos pede para fazer.

“Não basta levar nossos pedidos para Jesus, é preciso fazer o que Ele manda”.

Será que temos ouvido a voz de Jesus? E se temos, ela tem sido para nós um imperativo, uma ordem para nossas vidas?

Devemos realinhar nossos pensamentos com a voz de Jesus.

Como isto pode ser feito? Devemos fazer algumas perguntas para nós mesmos, e buscar respondé-las com sinceridade:

Temos tido temor de Deus?  Temos tido coragem e ousadia para mudar?

Em quem estamos procurando conselhos? Nos amigos? No trabalho? Numa roda de “chopp” com estranhos, ou naquilo que Jesus nos diz ser o certo?

3) ENCHAM OS POTES COM ÁGUA ATÉ A BORDA.

Dizemos: Para a minha família voltar a viver unida Deus tem que fazer uma obra na vida da minha esposa, do meu marido ou dos meus filhos.

Aí, tentamos tudo. Campanhas de libertação, levar roupas ou fotografias dos nossos familiares para serem “ungidas”. Participamos de reuniões de oração e clamamos que a nossa família seja mudada de forma milagrosa.

Cremos, sim, que milagres acontecem, e devem ser buscados pela fé. Mas uma boa medida dos nossos problemas familiares somente será resolvida se nós mesmos (e não o próximo) decidirmos tomar a ação correta.

Mas, quem está disposto a encher as taças novamente?

Jesus está pronto para realizar um milagre, mas Ele só vai fazer depois que os potes estiverem cheios. Alguém terá que enchê-los. Quem está disposto?

Um conselho: Volte para suas casas hoje com a disposição de encher os potes. Encham os potes com perdão, carinho, bondade, respeito mútuo, atitudes de amor.  Buscar o prazer e a satisfação do outro, mais diálogo, comunicação.

Em alguns casos, uma ajuda externa (uma terapia de casais, por exemplo) pode ser necessária. Mas o que é realmente importante é a disposição interior de gerar mudança, e que tomemos todas as iniciativas positivas necessárias em relação ao outro.

Veja bem, eu não estou falando apenas de força de vontade, mas sim de uma decisão interior de “Fazer tudo o que Ele mandar”.

Fazer por que é o que Jesus deseja. Fazer porque ouvi a voz de Jesus. Porque creio que um milagre vai acontecer. Jesus vai transformar tudo.

Encham os potes com água … Até onde? Até a borda! Até o limite necessário!

4) O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR.

Algo surpreendente aconteceu naquela festa de casamento. O encarregado da festa faz uma pergunta: “Por quê você guardou o melhor vinho até agora?” (era um costume da época usar o melhor vinho no início da festa, e não no final).

Mas os serviçais da festa sabiam o que havia acontecido: Jesus deu uma nova dimensão para aquela festa.

Quero lhe dizer uma coisa: Jesus realiza milagres olhando para nossas atitudes e decisões de mudar.

Tome esta decisão hoje. Volte para sua casa e comece a encher os potes.

Pode ser o pote do casamento, da relação dos filhos com os pais, do relacionamento dos pais com seus filhos.

Quantos potes? Não sei. Quais potes? Não sei.

Uma coisa eu sei: O vinho que será produzido, certamente não será vinho produzido por mãos humanas, mas milagre de Jesus em sua casa.

Naquela festa, uma voz ou ouvida e atendida. Encham os potes até a borda.

Jesus pode transformar nossos relacionamentos – literalmente – da água para o vinho. Creia nisto, e você verá!

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s