POR UMA VIDA DE EXCELÊNCIA – Pr. Edgard Bacchini

Texto para Reflexão: Leia Jeremias 12: 5

Em nossa sociedade capitalista, o homem tornou-se um mero “negócio”. Não passa de uma mercadoria de consumo. É claro que esta frase não soa bem aos nossos ouvidos, e constatar estas tristes verdades nos deixa deprimidos.

No livro do Apocalipse está escrito que, nos últimos dias, se faria comércio de tudo “inclusive da alma humana”. Bem, creio que, infelizmente, já chegamos neste tempo.

Uma pergunta intrigante: Por que tantas pessoas vivem tão mal? Uma vida fútil, sem relevância ou apenas  voltada aos seus próprios interesses,  com o seu próprio bem estar.

Hoje temos a supervalorização da aparência. A publicidade exige que nós ostentemos sempre os “primeiros lugares” em tudo.

Nos dias de hoje não basta ser uma boa mãe, uma esposa exemplar da qual o seu filho sinta orgulho.

Não basta ser um bom pai para seus filhos, suprir as necessidades da família e ser uma pessoa honesta, ainda que humilde.

As propagandas que nos bombardeiam todos os dias ensinam que nada disso nos serve se não tivermos “status”, se não tivermos o melhor carro, a melhor roupa, o melhor celular  estar no meio dos “VIPs”, ou dos melhores.

Buscamos os sonhos que não são os nossos sonhos e acabamos vivendo uma vida de aparências.

Basta darmos uma olhada no Facebook. Todas as pessoas estão felizes, parecem que elas não têm problemas e estão sempre se divertindo. Olhamos e pensamos: “que vida boa!”.

Vivemos uma vida de consumismo absurdo. Fazemos dívidas e mais dívidas e temos que trabalhar dobrado para pagá-las. Não tempo para mais nada.

Por outro lado, é cada vez mais difícil encontrar ao redor gente madura, abençodora, sadia, aconselhadora e íntegra.

Sabemos que existem boas pessoas e pessoas a quem podemos nos abrir e confiar. Elas estão entre nós. E Deus deseja moldar tal tipo de pessoa.

O mundo carece de pessoas que procuram viver uma vida mais excelente, com significados maiores. Pessoas que também inspirem os outros a enxergarem realidades maiores, a saírem de uma existência superficial, de uma vida de mediocridade.

Deus deseja que sejamos maduros, íntegros e que cumpramos o Seu propósito. Deus deseja remover de nós um coração de pedra, colocar, no lugar, um coração de carne, e soprar-lhe  o Espírito vivificante.

O tipo de pessoa que Deus deseja talvez não seja o tipo que algum jornalista iria procurar para uma entrevista. Talvez  não seja exatamente o tipo de pessoa a quem algum programa de televisão daria um destaque especial.

O tipo de pessoa segundo Deus  pode, também, não valer um alto “preço” no mercado.

Este tipo de pessoa não ganhará nenhum “Oscar” e nunca entrará nas listas da “revista Forbes” ou “Caras”.

Este mundo precisa de pessoas para quem valha a pena olhar. Pessoas a quem valha a pena ouvir. Pessoas que tenham a mensagem de Deus em suas bocas.

Se formos olhar para nós mesmos, nos acharemos sempre incapazes de ser tais pessoas. Mas não se preocupe, nenhum ser humano seria capaz por si próprio.

Até mesmo nossos heróis bíblicos falharam em suas virtudes: “Abraão mentiu; Jacó enganou; Moisés cometeu um homicídio e murmurou; Davi cometeu adultério e Pedro blasfemou.

Amados, fomos formados do mesmo pó, do mesmo barro, mas nossas vidas estão sendo moldadas pelas mãos do oleiro.

A Bíblia se recusa a alimentar a nossa ânsia por cultuar “ídolos”. Deus procura pessoas comuns pra realizar o extraordinário.

Os homens e mulheres que encontramos na Bíblia são pessoas focadas em Deus e elas apenas permitiram que Deus as usasse da maneira Dele. Para ser um instrumento Dele.

E o livro de Jeremias deixa claro que uma vida de excelência é o resultado de uma vida de fé. De andar com Deus e estar mais interessado em Deus do que em si mesmo.

Jesus mesmo falou: “Não a minha vontade , mas a Tua, ó Pai”

Sei que não é algo fácil, é um caminho árduo, porém não impossível.

Necessitamos, urgentemente, deixar o egocentrismo de lado. e vivermos segundo a vontade de Deus para nossas vidas.

Precisamos viver uma vida acima da linha da mediocridade, da mesmice e remar contra a maré, deixar de consumir freneticamente e construir uma vida de relacionamento íntimo com Deus, e relacionamentos sinceros, verdadeiros e significativos com o próximo (eis a verdadeira comunhão).

Esta é a indagação de Deus para Jeremias: “Se você está cansado da vida correndo com homens, imagina quando você começar a competir com os cavalos”.

A vida de Jeremias está sendo esmagada pela oposição, ele enfrenta os falsos profetas, assiste, impotente, a infidelidade do povo de Deus e Jerusalém sendo destruída. Tudo ao seu redor parece um caos.

Jeremias está mergulhado na autopiedade, está à beira de se entregar a morte. Discute com Deus porque vê que os ímpios prosperam, e já está até mesmo disposto a abandonar a sua missão de profeta de Deus.

Jeremias quer abandonar a sua vocação e voltar a ter uma vida simples e mediana e é justamente neste momento que ele ouve da boca do Senhor: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?”.

A palavra de Deus para Jeremias é a mesma para nós hoje.

A vida é difícil Jeremias. Você irá desistir diante da primeira onda de oposição? Irá bater em retirada quando as coisas ficarem difíceis?

Vai recuar quando descobrir que a vida é muito mais do que três refeições por dia e um lugar seguro para dormir à noite?

Vai correr para casa quando descobrir que as pessoas estão mais interessadas apenas em si mesmas e a preservarem o seu próprio conforto (“casa, comida e roupa lavada”)?

Ou você vai ser uma pessoa corajosa, ousada que resolve viver para a glória de Deus?

Jeremias, Eu o chamei para ser profeta de Deus, para viver da melhor forma possível, ter uma vida de excelência. Para andar na minha presença.

O que faz um profeta de Deus? Ele revela a palavra de Deus, que serve para edificar, exortar e consolar pessoas.

Um profeta leva as pessoas a conhecerem a Deus e vislumbrar seus misteriosos caminhos.

Jeremias, Eu o chamei para uma vida de propósitos muito mais altos do que você jamais pensou ser capaz de realizar.

Eu mesmo prometi que supriria o teu vigor, que estaria contigo, ao teu lado e faria tudo para que você atingisse todo o seu potencial na vida.

Mas o que está acontecendo Jeremias? No primeiro sinal de dificuldade você está pensando em desistir?

Se você está cansado com esta multidão apática a tudo, que continuam vivendo uma vida medíocre; o que você vai fazer quando a verdadeira corrida começar?

O que você realmente deseja Jeremias? Caminhar com a multidão ou correr com os cavalos?

Vai fazer o que todo mundo está fazendo ou vai invocar o meu nome? (“Invoca-me e te responderei e vou anunciar a você coisas grandes e ocultas que ainda não sabes”).

Por que Eu é que sei os planos que tenho para você Jeremias! Você vai clamar a mim, orar a mim. Você vai me procurar e vai me achar e Eu me deixarei ser achados de vós. (29: 11).

Creio que Jeremias não respondeu de “bate-pronto” ao desafio de Deus.

Ele pode não ter sido rápido em dar a resposta, mas, no final, ficamos sabendo qual foi ela: a própria vida de Jeremias foi uma resposta: “Eu correrei com os cavalos”.

E como vai ser a sua vida? Uma vida comum, simples, fútil ou você irá cumprir os propósitos que Deus tem para sua vida?

Jeremias disse: A palavra do Senhor vem a mim e ela é como fogo ardente no meu coração.

Se a palavra de Deus ainda queima em seu coração, então siga em frente. Ele sempre estará contigo!

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s