O SIGNIFICADO DA CEIA DO SENHOR – Pr. Edgard Bacchini

I Coríntios 11: 17 – 34

Muitos participam da ceia do Senhor sem nem ao menos saber “do que” estão participando ou qual é o seu real significado.

O mistério do pão e do vinho, a presença de Cristo é uma experiência espiritual. É a graça de Deus presente “na mesa do Senhor”.

Então duas perguntas para refletirmos:

1) Qual é a importância desse momento?
2) Quais são as implicações deste momento para nós?

A prática da igreja de coríntios era comemorar uma festa antes da ceia do Senhor. Esta festa era chamada da festa do amor ou festa do ágape. (amor fraternal entre irmãos)

Eles faziam um ajunta prato e comiam e bebiam todos juntos. Porém existia uma deturpação desta festa onde os ricos não se misturavam com os pobres.

Então Paulo os repreende por causa da acepção de pessoas. Se falta comunhão, como pode , se comemorar uma festa de amor?

Então temos aqui algo importante para refletirmos: A questão da ceia do Senhor é uma questão de relacionamentos entre irmãos.

A igreja é para todos. Não pode e não devem existir diferenças entre nós. Todos somos iguais perante o Senhor. (Todos pecaram e carecem da graça de Deus).

Então o culto para eles fazia mais mal do que bem, pois eles participavam dos elementos da ceia, mas não era ceia que eles celebravam.

Podemos nos assentar para celebrar a ceia, comer o pão, beber o vinho e, ainda assim não usufruir das bênçãos da comunhão da mesa do Senhor se a nossa motivação estiver errada.

Não podemos participar da mesa do Senhor também por mero ritualismo religioso. Deus não se impressiona com os nossos ritos e cerimônias. Ele vê o coração do adorador.

Quais são então a importância deste momento e o
significado da ceia do Senhor para nós?

A ceia do Senhor está centralizada na morte expiatória de Jesus. O sangue de Jesus é o selo da nova aliança e por meio dele nossos pecados são perdoados.

Existem então quatro verdades essenciais neste texto:

a) Devemos olhar para trás. Quando Jesus pegou o pão e o partiu, ele disse: “Este pão é o meu corpo que é partido por amor de vós. Tomai e comei, fazei isto em memória de mim”.

Jesus está ordenando que a igreja se lembre da sua morte. Devemos olhar para trás e nos lembrar por que Cristo morreu como Cristo morreu, e por quem Ele morreu.

Jesus Cristo é o centro da Ceia. Este momento é uma dramatização da Cruz de Cristo.

b) Devemos olhar para frente. “Por que sempre que comerem deste pão e bebem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha” (26).

A Ceia aponta para a segunda vinda de Cristo. Esta é a nossa grande esperança. Deve existir um clima de expectativa durante a celebração da ceia.

Devemos proclamar “maranata” ora vem Senhor Jesus. Este deve ser o nosso pedido neste momento.

c) Devemos olhar para dentro. “Examine-se cada um a si mesmo. (28).

Julgue-se a si mesmo, investigue o seu coração, analise a sua vida e então coma do pão.

“Você não deve fugir da ceia por causa do pecado, mas fugir do pecado por causa da ceia”.

Amados, a ceia é um momento de restauração. É um tempo de cura. É um tempo de reconciliação com Deus.

Este é um momento de nos voltarmos completamente para Deus. Correr do pecado em direção a Deus. (Examine-se e coma).

d) Devemos olhar ao nosso redor. “Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. (33).

Paulo recomenda a esperarem uns pelos outros para uma comunhão verdadeira na festa do amor.

Olhe para seu irmão que está perto de você. Veja que o Senhor também está moldando um vaso novo na vida dele e que ele precisa de nós e nós precisamos dele, unidos, juntos, vivendo em comunhão.

Mas veja também se um irmão que se assentava ao teu lado está faltando. Por que ele não está aqui neste momento tão significativo? Por que faltou? Onde ele está?

Procure informações, procure ir ter com o teu irmão. Isto não é apenas responsabilidade do pastor. É de cada um.

E finalmente, quais são as implicações para este momento?

“Portanto. Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.” (27).

O que é participar dignamente? “João Calvino diz que participar da ceia de forma digna é ter consciência da nossa própria indignidade. É reconhecer que somente a graça do Senhor nos torna dignos.

E o que significa participar indignamente? É assentar-se à mesa de forma leviana e irrefletida. É hospedar pecado no coração sem devida disposição de arrependimento.

Então você se torna réu do corpo e do sangue de Cristo. Ser réu é estar na mesma posição de Anás, Caifás, Pilatos e os soldados que pregaram Jesus na cruz.

Existem dois lados para estarmos: 1) Debaixo dos benefícios do sangue de Cristo ou ao lado dos assassinos de Jesus.

E o que é discernir o corpo? Paulo está falando aqui de dois corpos. O primeiro é o corpo físico de Cristo. É o corpo que foi lançado na cruz.

E o segundo corpo é o corpo espiritual de Cristo que é a sua igreja.

Então discernir o corpo é saber que você faz parte dele e que você cuida para que o corpo vá bem.
Então quem carrega no coração magoa, rancor, ira de algum irmão está desprezando o corpo de cristo.

Quando fazemos acepção de pessoas, estamos desprezando o corpo. Por que quem ama, cuida, protege, restaura o corpo.

E quando não discernimos o corpo ficarmos fracos doentes e alguns já estão mortos ou morrendo.

Quanto você investe em seu corpo para ele ficar sarado? E na igreja? Quanto você tem investido da sua vida?

Nosso corpo necessita de cuidados. Às vezes é necessário fazermos exames de diagnósticos para sabermos se estamos com alguma enfermidade silenciosa que vai destruindo o corpo aos poucos.

Então este momento é um momento de “autoconfronto”. É revermos a maneira que estamos vivendo, nos voltarmos para Deus e sermos sarados.

Temos grandes desafios para este ano em nossa comunidade:

a) Preservar a unidade do corpo.
b) Viver em comunhão
c) Viver a nova vida de Cristo em nós.
d) Cuidar para que todos estejam bem.
e) Crescer com saúde perfeita e de forma natural.

Depende de você, depende de nós. Cada um é responsável por fazer a sua parte no corpo de Cristo.

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