O PODER QUE NOS AJUDA A CONTINUAR – Pr. Edgard Bacchini

Texto para reflexão: Leia Mateus 28: 16 – 20

Hoje, quero relembrá-los que, após a ressurreição de Jesus, Ele nos deu poder e autoridade para que façamos discípulos em nome Dele.

Logo após a morte de Jesus, seus discípulos viveram alguns dias da mais triste decepção, desencorajados, sem forças para continuarem a viver os seus sonhos.

Vemos, em alguns textos da Bíblia, alguns relatos deste curto período de angustia, em que parecia que os discípulos estavam órfãos da presença de Jesus.

A pergunta deles era: “E agora? Para onde vamos? O que vamos fazer de nossas vidas? Alguns pareciam sentir que tudo que tinham vivido não fazia sentido, e voltam às suas atividades normais. Pedro e outros voltam a pescar, como faziam antes.

Dois  discípulos, desmotivados, resolveram voltar para sua cidade natal em Emaús, mas Jesus foi ao encontro deles no caminho, e, quando lhes foram abertos os olhos, voltaram correndo para Jerusalém, pois haviam se encontrado com o próprio Jesus ressuscitado.

Creio que muitos de nós estamos vivendo desta maneira, sem sentido para a vida, sem saber o que fazer ou como continuar. Perdemos nossas referências quando nossas expectativas são frustradas.

E quanto isto acontece, é tempo de lembrar das últimas instruções que Jesus deixou para seus discípulos.

O que devemos fazer de nossas vidas? Qual devem ser os rumos que devemos ter? Quais devem ser os nossos anseios? Quais devem ser nossas expectativas? E como continuar a viver?

Jesus chama seus discípulos para dar a eles as últimas instruções:

1) Devemos viver pela fé, conscientes de que precisamos do poder sobrenatural  de Deus para sermos triunfantes naquilo que fizermos.

Nossos projetos  só terão chance de dar certo se contarmos com a mão de Jesus (“pois sem mim, nada podereis fazer” – Ele disse).

Quando Jesus envia os doze discípulos, já havia dado a eles autoridade: “Deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades” Mt. 10: 1.

Este mesmo poder e autoridade está sobre nós. É como se Jesus dissesse aos discípulos (nós, inclusive): Eu tenho poder e autoridade e de hoje em diante isto será dado a vocês também, para que continuem a transformar o mundo.

2) Devemos viver um estilo de vida que inspire os outros a seguirem o nosso exemplo.

É viver uma vida que inspire outros a seguir o seu exemplo. “Paulo mesmo disse: Sejam meus imitadores, como sou de Cristo”.

É viver uma vida que gere outras vidas. É ter filhos espirituais.

 3) Devemos viver de tal maneira que nossos horizontes se tornem cada vez menos estreitos, de modo que possamos enxergar as coisas de uma maneira mais global – sob o olhar de Deus.

Os discípulos de Jesus eram judeus, e tendiam a ver o mundo apenas sob a perspectiva de um judeu. Eles haviam sido “treinados” a pensar que Deus era somente Deus dos judeus, e não podiam imaginar que os planos do Senhor eram de alcançar toda tribo, língua e nação sobre a face da Terra. Os planos de Deus eram maiores do que eles poderiam imaginar, ou conceber.

A fé ampliou as fronteiras daqueles homens, e os fez enxergar realidades antes desconhecidas.

Jesus lhes diz: Façam discípulos de todas as nações.

Há poucos anos atrás, eu era apenas um menino, andando descalço e jogando bola na rua. Jamais me imaginei pregando o evangelho.

Moody, um grande pregador do passado, perdeu o pai com quatro anos de idade, foi criado por seu tio e se tornou um sapateiro. Ele influenciou uma nação toda. Abraão Lincoln veio assistir uma aula em sua escola dominical. Na Bíblia, Timóteo – um jovem – se tornou exemplo para sua Comunidade.

Mateus era um coletor de impostos, se constituiu em “fazedor” de discípulos de Cristo. Lucas era um médico e se tornou um escritor da história do cristianismo.

Uma viúva, pobre e estrangeira, alterou os rumos de uma nação. Pode isto acontecer? Pela fé, tudo é possível! Rute foi este mulher.

Os grandes homens de Deus do passado não possuíam ferramentas tão poderosas como a internet. Com o que temos nas mãos, podemos  ainda mais do que eles fizeram. Podemos mudar o rumo de uma vida, podemos influenciar pessoas, alcançar pessoas até os confins da terra. E sem sair de casa.

4) Devemos viver de tal maneira que a nossa vida seja uma extensão do agir de Deus.

Jesus nos convoca a batizar estes discípulos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em outras palavras ele está dizendo: Vocês têm carta branca para agir em meu nome.
Vocês podem agir pelo nome de Jesus. Abrir portas e fechar portas,  dar a homens e mulheres o direito de serem participantes do corpo de Cristo.

Como discípulos, somos uma extensão do poder de Deus. Somos chamados para prosseguir com a obra que Jesus começou nesta terra.

5) Viver de tal maneira que nos tornemos “parceiros” de Deus.

Devemos viver com a nítida percepção da constante presença e parceria de Deus em todos os nossos projetos.

“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Em outras palavras: Estamos juntos, Eu vou com vocês para o que der e o que vier. Não tenham medo. Vão. Apenas vão, sigam em frente, andem, caminhem. Continuem a viver. Eu vou com vocês.

Devemos viver de tal maneira, que no final da vida, possamos receber a maior recompensa que o ser humano pode obter: “A coroa da vida eterna”.

Viva para Deus! Este deve ser o nosso maior projeto de vida. Este é o poder que nos ajuda a continuar, e que nos dá sentido real para a vida.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s