RESGATANDO A FAMÍLIA ATRAVÉS DO AMOR – Pr. Edgard Bacchini

Lucas 15,11 a 32

Podemos trazer esta história para os dias atuais. Hoje os filhos saem de suas casas por vários motivos em busca da liberdade, autonomia, viver sua própria vida sem consultar e dar satisfação a ninguém. Buscam novos horizontes, cometem erros, não respeitam seus pais e seus ensinamentos.

As vezes não abandonam fisicamente a casa dos seus pais, mais rejeitam o ensino, as regras, a admoestação preferindo se aventurarem por caminhos desconhecidos e perigosos.

Os pais devem procuram advertir, disciplinar, mostrar o caminho correto aos filhos. Entretanto alguns são rebeldes e obstinado que muitas é impossível tentar manter um diálogo com eles. Muitos se enveredam nas drogas, álcool e prostituição perdendo a harmonia na casa.

Nestes casos, os pais só poderão entregar seus filhos nas mãos de deus e esperar com paciência.

A história fala de um filho ingrato e rebelde, porem mostra na verdade a preocupação, e o amor de um Pai em resgatar o seu filho independente do que houvesse acontecido antes.

O Amor é a maior força que existe no mundo. O Amor é mais poderoso que o ódio, vingança, etc… Se você quiser vingar-se em alguém ande em amor com essa pessoa e de certeza você vai vencer.

Existem três tipos de amor:

1– AMOR AGAPÉ /     2- AMOR FILEO     3- AMOR EROS

Estes tipos de amor são bons no seu respectivo lugar, mas existe um tipo de amor que é o mais alto de todos – o amor que transforma problemas em vitórias – o amor Ágape , que é o amor do mais alto grau que existe.

Este modo de agir é bem diferente do que estamos habituados a pensar e vêr, mas a maneira de Deus agir. Se nós quisermos ter uma vida de sucesso é assim que devemos fazer também.

AMOR ÁGAPÉ

O ÁGAPÉ, é o amor de Deus. É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva: Eu amo-te, se tu me amares também.

Não! O amor de Deus diz: Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que tu me faças mal.

Este amor diz: Eu amo aquela pessoa de qualquer jeito, tal e qual como ela é. Eu amo aquela pessoa quer ela me tenha feito bem ou não quer ela me venha a fazer bem ou não.
É um amor que não é baseado nos sentimentos, nem em interesses pessoais. Veja que Jesus o amou a si, mesmo sem você O amar. Nós faziamos coisas desagradáveis aos seus olhos, porém, ele continuou a amar-nos esperando que um dia, nos reconciliassemos com Ele, e fizessemos a Sua Vontade.

O Amor Ágapé considera uma pessoa valiosa e preciosa independente-mente, da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz.

AMOR FILEO(O Amor Humano)- A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. Muitas pessoas dizem: Eu amo-te se me deres um bom salário; Eu amo-te se me fizeres … bons e grandes favores …
As pessoas amam-se umas as outras de acordo com os favores que recebem dos outros. Por vezes dizem assim: “se alguém me fizer bem, eu gosto dele, se não não gosto dele”; sou simpático para quem for simpático primeiro para mim …”
ALGUNS EXEMPLOS deste tipo de Amor

Mães – Segundo a opinião de muitos, o amor de mãe é o amor mais puro. No entanto, pode antes ser um amor bastante egoísta!

Famílias – Existe um amor mais profundo, mais compreensivo, que o amor normal, superficial que outras pessoas experimentam.

AMOR EROS – Está relacionado com a parte sensual e sexual.

Hoje em dia, quando se fala de amor, logo se pensa em sexo. Isto se deve ao facto de, nos últimos anos, os filmes retratarem o sexo como ” fazer amor ”

  1. 13– O filho demonstrou que queria fica muito longe da família.
  2. 14 -Este filho pródigo ( gastador, dissipador, esbanjador, desperdiçador, liberal ) e ingrato , perdeu a noção de tudo que ouviu , aprendeu, foi ensinado e queria uma vida diferente de curtição. Curtir novas experiências. Gastou tudo talvez com farras, orgias, ou drogas ( nos dias de hoje ). Quebrou a cara, passou necessidade.
  3. 15– Teve que se humilhar. Teve que fazer algo que nunca imaginaria fazer. Cuidar de porcos. Começou a sentir falta do que tinha antes.

V16- Com fome teve que comer comida de porcos, ração de animais (bolotas , alfarrobas ), pois ninguém se preocupava ele.

  1. 17 – Caindo em si. Erro, pecado, rebeldia, insensatez, carnalidade. Viu que havia morrido, Viu que o prazer do mundo era passageiro.

Acredito que ele teve muita angústia, tristeza, solidão.

  1. 18 –Arrependeu-se ( Levantar-me-ei )levantar a cabeça, voltar atrás, voltar para casa, mesmo que fosse para ser empregado, . Percebeu que era bem cuidado, tratado e amado. Resolveu pedir perdão.
  2. 20– Foi para seu Pai. O Pai moveu-se de muito Amor, compaixão, misericórdia, piedade, pois apesar de tanta ingratidão e injustiça o Amor do Pai, da família prevaleceria.

O pai sentia muita saudade, dor, e porisso relevou todo o passado.

O pai a ver seu filho sentiu a sua dor, desfigurado, maltrapilho, sujo, cabisbaixo, mal cheiroso, humilhado, lágrimas nos rosto.

  1. 5,8 –“ mas Deus prova o seu próprio Amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. “

Viu que o pecado, o erro tinha matado do seu filho, mas mesmo assim o Amou.

O pai correndo ao encontro demonstrou a vontade de perdoar. Ele faria qualquer coisa para recuperar, trazer de volta o seu filho.

O pai deixou o orgulho de lado e expressou o que estava em seu coração.Era uma expectativa de muito tempo, um desejo de muito tempo. A situação humilhante do seu filho o abalou e o levou a uma Grande compaixão. A vontade de beijar e abraçar estava guardada a muito tempo.

  1. 11,11 e 12. “ Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão dará uma pedra ? Ou Se pedir um peixe lhe dará uma cobra ? Pai sempre dará o melhor para seu filho.
  2. 21 – Pedido de perdão.
  3. 22Abraçou e beijou.- O Amor é demonstrado com atitude e não simplesmente com palavras.

Vestes de justiça- Simbolizava trajes de santidade.

2) Anel de ouro – Afeto ( amor ) especial do pai- indicava Amor paternal.

3)Sandália – Os escravos não usavam sandálias. Significava LIBERDADE- Não é mais escravo.

Tríplice símbolo – HONRA, AMOR, LIBERDADE.- Fruto da perfeição e Reconciliação.

  1. 23– Bezerro- comemoração magnífica pelo retorno. Testemunho de Amor verdadeiro.
  2. 24– “ Este meu filho estava morto e reviveu. Estava perdido e foi achado.” Resgate com restauração através do Amor.
  3. 4,6. – “ Convertei o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais para que neu não venha e fira a terra com maldição. “
  • Os pais não podem permitir que a rebeldia do filho arruíne a família. Ele deve ser sempre confrontado.
  • Se seu filho insistir em não lhe dar ouvidos, se ele não demonstrar interesse em obedecer aos princípios ensinados na Palavra, se ele deliberadamente optou por trilhar seus próprios caminhos, ainda assim confie no Senhor.

Passos importantes da família :

  • Colocar o filho totalmente nas mãos de Deus .Interceder incessantemente.
  • Humilhar- se. Jogar fora o orgulho por ser pai ou mãe e não querer dar o braço a torcer para não se rebaixar.
  • Liberar também com palavras. “ estiver ligado na terra … “
  • Demonstrar o Amor através de atitude. Carinho.

Ao abraçar e beijar ouve um contato de alma. Ouve cura. Ouve libertação. Ouve perdão.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s