Marcos 6: 45 – 56.
Na vida sempre enfrentaremos as tempestades da vida, porém nem sempre estaremos preparados para enfrentá-las.
Às vezes elas chegam se surpresa, sem avisar e em momentos que não esperávamos. Afinal estamos eufóricos com a vida, com a vitória e ninguém jamais imaginou tomar de 7×1 da Alemanha. Para piorar 3×0 para Holanda.
Perder faz parte, até mesmo nos acostumamos com pequenas derrotas e pequenos fracassos. Mas de repente vem uma avalanche sobre nós.
Em nosso jogo da vida real também é assim. Estamos indo bem… Mas de repente… No meio do caminho… Um fracasso… Uma desilusão… Uma tormenta… Uma tempestade chega.
No caso deste texto, esses discípulos que enfrentam esta tempestade, estão no barco por que obedeceram a Jesus.
Jonas enfrentou um mar revolto por desobediência a voz de Deus, mas estes discípulos estão enfrentando um mar revolto por obediência a Jesus.
Amados, não podemos nos enganar. Um cristão enfrenta as mesmas dificuldades das demais pessoas. Porém estas tempestades vão revelar a solidez da nossa confiança em Deus e testar a nossa fé.
As tempestades não vêm para nos destruir, mas para nos fortalecer.
Mas creio que as maiores tempestades que enfrentamos não são aquelas que estão acontecendo fora de nós. São aquelas que agitam a nossa alma e que levantam vendavais furiosos em nosso coração.
Ficamos perturbados dentro de nós, fazemos perguntas e não obtemos respostas… A fé parece desvanecer… A alma parece que vai naufragar e o coração arrebentar.
Parece que Jesus não está por perto, não vai agir ou demora em dar uma palavra. Procuramos por algo que possa acalmar a tempestade que agita o coração e para nosso desespero aparecem “mais fantasmas ainda”.
Sim, por que quando nos bate o desespero, cegamos nosso entendimento e começamos e enxergar coisas que não existem.
Nas supertições e lendas judaicas criam que ao ver um fantasma a noite era sinal de grande desgraça. E até mesmo os discípulos de Jesus já estavam vendo fantasma.
Na outra tempestade que os discípulos passaram Jesus está no barco. (dormindo, mas estava). Mas e agora? Jesus não está no barco!
O que fazer em meio às tempestades da vida?
O que fazer quando Deus parece estar em silencio?
O que fazer quando Deus parece demorar?
Creio que este texto trará luz e certamente acalmara as tempestades da vida e do coração e renovará a nossa fé e esperança em Deus.
- Precisamos ter a certeza que Jesus não está longe e nem indiferente as nossas lutas.
Jesus estava no monte, orando, intercedendo. Ele não está longe, mas está trabalhando a nosso favor. Ele não cochila e nem dorme e nem chega atrasado.
Jesus em sua oração sacerdotal orou em nosso favor: Para Deus derramar a sua glória… Para O conhecermos… Para nos proteger… Livrar-nos do mal… Para nos santificar… Para que crêssemos Nele e sejamos um com Ele.
Talvez nosso maior problema não seja as tempestades, mas sim o silencio de Deus. Mas creia Ele está trabalhando em nosso favor.
- .. Jesus sempre vem ao nosso encontro na hora da tempestade.
Às vezes as tempestades nos leva a ter uma experiência mais profunda com Jesus. Devemos ter a firme convicção de que Jesus nunca chega atrasado.
Jesus não chegou atrasado à cidade de Betânia, quando Lázaro morreu. A crise chega, as lágrimas correm, a dor vem, mas Jesus chega juntamente com elas e faz coisas jamais vistas aos nossos olhos.
Jesus não vem quando desejamos, Ele vem quando realmente necessitamos. O tempo de Deus não é o nosso tempo.
Deus não livrou os amigos de Daniel da fornalha. Livrou-os na fornalha.
- Jesus sempre chega de forma inesperada.
Esperamos que Jesus vá agir da nossa maneira, mas o Senhor vem de forma inusitada… Andando sobre as ondas.
As ondas estão literalmente debaixo dos pés de Jesus.
Existem forças maiores do que nós, problemas aparentemente imbatíveis, mas nada pode deter o poder de Deus.
Nossa força se acaba, a fé desvanece, a esperança se vai e não cremos que Jesus pode fazer algo sobre o nosso casamento… Sobre as finanças que estão afundando… Sobre a saúde ou qualquer outra situação.
Pensamos que Nosso barco vai naufragar… Mas Jesus vem andando sobre as ondas. Para Ele não existe impossível.
- Antes de Jesus acalmar a tempestade, Ele deseja acalmar o nosso coração.
A primeira palavra de Jesus não foi ao vento e nem ao mar, mas para os discípulos.
Ele disse: Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
É como se Ele dissesse: Pessoal, cheguei, estou com vocês. Renovem as forças, tenham ânimo dobrado, não percam as esperanças, pois estou vindo ao seu encontro.
A presença de Jesus lança fora todo o medo. Por isso podemos ter paz e segurança. Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte não temerei, pois sei que tu estás comigo.
- Jesus vem para acalmar as tempestades e circunstancias da vida.
A tempestade não dura à vida inteira. Existem períodos de bonança, há tempos de refrigério. “O choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem pela manhã”.
Jesus é poderoso para acalmar qualquer tipo de tempestade que nos assola.
As coisas podem ter saído do nosso controle e não acharmos mais solução, mas quando Jesus entra no barco a tempestade acalma.
Quando Jesus subiu no barco dos discípulos o vento cessou e logo o barco chegou ao seu destino.
Jesus quer no levar em segurança e em paz ao nosso destino.
Precisamos cruzar o mar das tempestades. Deus tem propósitos mais elevados para com as nossas vidas e deseja nos usar.
Quando eles amarraram o barco no cais seguro, pessoas chegaram de toda parte para serem curadas.
Precisamos nos levantar, nos encher de coragem, força e ânimo novamente, pois existem muitas pessoas pelas quais Deus vai colocar a nossa frente e precisaram que lhes impomos as mãos para serem curadas.
Creia, Deus acalma as tempestades da vida.