EM FAMÍLIA – Pr. Edgard Bacchini

Como tem andado nossa família? Como está a saúde emocional da nossa família? E a espiritual?

Qual é o nosso histórico familiar?

De que forma nossa família pode trabalhar, cooperar com Deus na história? De que forma estamos permitindo que Deus escreva a história da nossa família?

A história humana narrada nas páginas da bíblia é também uma história de várias famílias.

Desde Adão e Eva, onde Deus desejou que os dois se tornassem uma só carne, até nos dias de hoje o desejo de Deus é o mesmo. Viverem um em amor pelo outro.

Deus chama Abraão: Pede para que ele saía da sua casa, da sua parentela e vá viver como um peregrino. Deus disse que faria a partir da família dele uma grande família.

Mas Deus coloca uma palavra no coração de Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Isaque, seu filho: Viveu em paz sob as benções do pai. Desfrutou tudo o que havia de melhor.

Jacó: É a história de um homem trapaceiro que teve que fugir da ira do seu irmão. Mas Deus transforma a vida deste trapaceiro em um príncipe que lutou com Deus e venceu. (caráter).

Nesta família entre pai, filho e neto, vemos um projeto de Deus para nossas famílias: “Deus chama Abraão, abençoa Isaque e transforma Jacó”.

Na família de Moisés: Viviam sob o estigma da escravidão, mas Deus o chama para ser o libertador da família.

Raabe: De prostituta à conhecedora do Deus de Israel. Esta mulher manteve a sua família protegida com um cordão vermelho colocado na janela.

Este cordão significa o sangue de Jesus derramado em nossas famílias, que cuida e nos protege.

Rute: Uma moabita, estrangeira (na fazia parte, não era da família), mas apenas com suas palavras declarou: “Seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus”.

Com uma simples declaração de fé esta mulher veio a ser a mãe de Jessé e de sua família nasceria um grande descendente.

“Isto nos mostra que nem só de genética se faz uma família, mas sim de uma decisão firme de amar”.

Davi: Foi o homem segundo o coração de Deus. Homem que ergueria uma “casa de oração” e de quem nasceria a Estrela prometida. O messias (Jesus) chamado filho de Davi.

Bate-seba: É uma história de restauração e consolação.

Ela foi usada pelo rei e viu o rei assassinar o seu marido, perdeu um filho recém-nascido, mas viu a restauração chegar com o nascimento de outro filho que seria um grande rei. (Salomão).

Amados, vemos até aqui que a bíblia se nega a dar um exemplo de família perfeita.

Porém vemos que a família ocupa um papel central na mensagem de Deus:

Deus é o Deus da família.

Justamente na família que deveria ser “um lugar” onde se deveria encontrar amor e aconchego, ela também é o lugar em que as arestas do coração se manifestam.

Discórdia, rivalidades, invejas, decepções, frustrações, revoltas, traumas, traições e rupturas fazem em muitas vezes o histórico familiar da maioria de nós.

Porém, apesar de todos os problemas, Deus ainda assim continua a escolher a família.

Nossa família, nossa casa pode ser o lugar onde acontece o milagre de Deus.

  • O milagre da inclusão. (Raabe e Rute)
  • O milagre da recuperação.
  • O milagre do arrependimento.
  • O milagre do perdão dos pecados.
  • O milagre da reconciliação.
  • O milagre da restauração familiar.
  • E o milagre de um novo histórico familiar.

O propósito principal em todo o histórico das genealogias é ver que Deus O Pai, fez nascer Jesus em uma família completamente humana.

Toda a história humana é acertada e encontram um propósito quando nasce Jesus.

Se desde o inicio da tragédia familiar, quando Eva foi enganada pela antiga serpente, Deus já prometera que O seu descendente feriria a cabeça desta serpente.

Todo o histórico familiar da bíblia foi trazer “Um descendente” para dentro da história da família. JESUS.

Em Jesus todas as famílias da terra são abençoadas.

E na família de Jesus cabe todo quanto é tipo de pessoa e todo quanto é tipo de histórico familiar. Históricos bons ou maus ou ainda cheio de tragédias.

Na família de Jesus cabem pessoas angustiadas de coração, pecadoras, adulteras. Pessoas que andaram errantes e pessoas que nem ao menos sonharam em fazer parte da família de Deus.

Na família de Jesus cabem “os adotados de coração”. Exemplo; José, pai de Jesus.

Jesus pode chamar José de pai e Deus O Pai, permitiu que O seu filho fosse adotado em uma família.

“Se a sua família tem problemas, então seja bem vindo ao time, você não está sozinho”.

Mas saiba, Deus intervém na história e cria uma nova família.

Nossa família foi gerada para que Jesus fosse gerado em nossa família. Jesus precisa nascer em nossa família.

Quando Jesus entra na história, existe reconciliação com Deus, restauração, perdão, arrependimento. Pois Deus chama, abençoa e transforma.

Quem sabe ainda podemos ouvir a mesma voz que disse para Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Que possamos ouvir esta mesma voz hoje e resgatar a história e ver que o nosso histórico familiar serviu para um bom propósito: Fazer nascer Jesus em nossa casa e abençoar nossa família.

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s