DEIXANDO UM LEGADO PARA OS FILHOS – Pr. Edgard Bacchini

Provérbios 4: 1 – 5

LEGADO = Algo que permanece mesmo depois da morte. Não é deixar uma herança material, mas ensinos, estratégias, visão missão, boas marcas.

No capítulo 28 de I Crônicas encontramos Davi deixando um legado ao seu filho Salomão.

Notemos algumas questões: “Reconheça o Deus de seu pai”, “Sirva-o de todo o coração”, “Veja que o Senhor te escolheu”, “Seja forte e corajoso, mãos ao trabalho”, “Não tenha medo nem desanime”.

Davi não apenas incentiva, mas cultiva algo no coração e na mente de seu filho Salomão. Orientou seu filho.

O que estamos formando na mente e no coração dos nossos filhos?

O que estamos fazendo com nossos filhos, com nossa família? Estamos preparando para eles uma estrada para o sucesso ou uma estrada para a prisão?

Nossa família é uma família equilibrada? Nossa casa é um ambiente saudável ou insalubre?

Nossos filhos estão crescendo de forma equilibrada: física emocional e espiritual?

Temos sido pais “presentes”, “sensíveis nas necessidades dos filhos”? E a afeição, a amizade e o amor? Brincamos, passamos tempo com nossos filhos?

Chega a impressionar a quantidade de pessoas que carrega problemas de complexidade desde a infância. Questões mais freqüentes: “auto-imagem, insegurança, baixo auto-estima, auto-sabotagem e transtornos ligados a orientação sexual e afetividade”.

Nossos filhos estão ficando confusos e não possuem uma personalidade definida por que os pais estão confusos em sua educação, ou pior ainda, não educam. Abre mão.

O que estamos construindo hoje na vida de nossos filhos vai durar muito tempo. Alguns jamais vão esquecer seus transtornos psicológicos da infância que tiveram.

Traumas, amarguras que somente o poder do evangelho será capaz de romper estas barreiras e nossos filhos voltarem a viver uma vida normal.

Ex: Fui a um funeral cujo filho nem ao menos chorou sobre o caixão da mãe, e por causa da chuva não se deu ao trabalho de ver o sepultamento. O dia que você falecer, vai deixar saudades?

Provérbios 4: 1 – 5 = Salomão escreve aquilo que recebeu do pai dele.

Qual é a instrução que damos aos nossos filhos? O que ele vai levar para os estudos, trabalho, casamento?

Estamos sendo exemplo de marido? De esposa? Nosso casamento é um exemplo a ser seguido?

“Pais formam referencia de esposo para as filhas e mães formam referencias de esposa para os filhos”.

Lembrem-se: “Nossos filhos aprendem pelo exemplo”. Seus filhos vêem você separar um tempo para Deus? Ou te vêem fazendo o que?

Porque vos dou boa doutrina = Conjunto de regras ou idéias que expressam um entendimento.

Qual é a boa doutrina dentro de casa? Existem regras a serem obedecidas? São obedecidas? Se não são por quê?

Que boa doutrina ensinamos aos nossos filhos? “beber, sair, se divertir”, “aproveitar a vida” Não respeitar horários, maltratar os outros, não ter compromisso com a palavra. Neste caso com a sua palavra e a palavra de Deus.

Sabem o que nos preocupa nos dias de hoje em relação aos nossos filhos? Falta referencia. Referencia de santidade, de trabalho, de compromisso com Deus, com a família e a sua igreja.

Não deixeis o meu ensino = Precisamos ensinar a bíblia aos nossos filhos. Precisamos ensinar os mandamentos do Senhor para que eles possam viver.

Não existe outra maneira dos nossos filhos reterem em seus corações a palavra de Deus a não ser em casa.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. “E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Dt 6:6-9).

E não te esqueças das palavras da minha boca. (5).

Quais são as palavras de nossa boca que nossos filhos estão aprendendo?

O que os filhos ouvem a respeito da mãe deles? E do pai dele? O que nossos filhos ouvem a respeito deles? Burro, imbecil, idiota, vagabundo, preguiçoso, não presta pra nada.

O que os filhos ouvem a respeito da igreja? Das pessoas da igreja?

Depois queremos que nossos filhos amem a Deus.

Plantamos mal na vida de nossos filhos, e depois vamos querer colher bem, Depois vamos exigir deles o que não demos a eles.

Será que quando nossos filhos olham para nós eles dizem: Quando crescer quero ser igual ao pai ou a mãe? Quero ser um esposo assim, uma esposa assim?

O filho somente vai adquirir sabedoria e entendimento daquilo que ele aprender.

I Cr. 28: 9 – “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai”.

Qual Deus estamos mostrando aos nossos filhos? Qual é a obra que estamos fazendo e que podemos dizer para que eles: continuem…?

Infelizmente vemos na bíblia outra história, a do sacerdote Eli. Eli negligenciou a educação dos seus filhos, fez vista grossa ao que acontecia debaixo de seus olhos.

Hofni e Finéias além de se prostituirem na porta da tenda da congregação, ainda profanavam as ofertas e sacrifícios que eram oferecidos ao Senhor.

Ambos morreram no mesmo dia e a glória de Deus se foi. Se não educarmos e não transmitirmos os valores do evangelho aos nossos filhos, Deus certamente cobrará de nós o destino que eles terão debaixo do sol.

Hoje temos a oportunidade de recomeçar a nossa história como pais, como família. Reencontrar nossos filhos, lhes pedir perdão se lhes causamos algum dano, chorar com eles, orar com eles e por eles, para que eles vivam. Conselhos é para ser dado, exemplos é para serem seguidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Comunidade Moriah

Seja bem vindo! Você acessou a página da Comunidade Moriah, uma Comunidade Cristã dedicada a viver e propagar a mensagem do Evangelho sem barganhas, em um espírito de humildade, sinceridade, moderação e amor. Aqui você poderá ficar por dentro de nossas atividades e conferir algumas das mensagens que têm sido ministradas entre nós. Esperamos que elas possam abençoar a sua vida tanto quanto nos têm abençoado!
Esse post foi publicado em Pregações e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s